09/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
O aluno deverá ser capaz de:
Professor, peça para seus alunos acessarem o vídeo com a música Pantanal, disponível em http://letras.terra.com.br/sagrado-coracao-da-terra/138102/
E completarem a letra que se encontra em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20ge_gua_Pantanal_aluno.odt >. Este documento contém as atividades de número 1 - 3, descritas nesta página.
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20ge_gua_Pantanal_professor.odt >.
O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos quanto à relação grafia x sons que constituem os fonemas presentes em gelo e gato/guaraná. Posteriormente os alunos poderão deduzir e memorizar os padrões do G para gelo, gato e guaraná /gw/.
Som de: |
Palavras |
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[g] como em guaraná |
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[g] como em gato |
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[g] como em gelo |
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Os alunos deverão escrever a conclusão conforme descrita acima. O ensino da transcrição fonética é facultativo ao professor. Do contrário, pode-se simplesmente descrevê-los como na tabela. É importante que o professor deixe claro que:
quando a letra g é seguida de u, como em água(s), língua e guardado, o som do g é como em guaraná. Quando ela é seguida de e, como em gente, o som é como em gelo. Quando seguida de a, o som será como em gato.
Imagem disponível em: < http://blog.educacional.com.br/blog42010/files/2010/07/indios.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2011.
Professor, peça aos alunos ouvirem a música Festa do Interior, disponível em: <http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/741359/>, acesso em 18. nov.2011, e circular a opção correta.
Documento do aluno disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20gi_Festa%20do%20%20interior_aluno.odt >.
Esta é uma atividade prática, e devido aos exercícios anteriores, não deve apresentar grandes dificuldades. Deve-se verificar a ortografia correta das palavras e associá-las à pronúncia como pode se verificar no vídeo.
Documento do professor disponível em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20gi%20x%20gui_Festa%20do%20interior_professor.odt >.
Disponível em < http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/98/Conjunto_de_P%C3%ADfano.jpg/250px-Conjunto_de_P%C3%ADfano.jpg>. Acesso em: 18 nov. 2011.
Assim como na atividade 2, os alunos devem classificar as palavras selecionadas conforme a tabela abaixo. Ajude seus alunos a compreenderem o padrão da letra G acompanhada da letra U ou não, e suas variações fonéticas.
Som de |
Palavras |
|||
[g] como em guepardo |
||||
[g] como em gibi |
Disponível em: < http://www.valedojaguar.com/admin/sistemanoticias/imgsnoticias/12927.jpg>. Acesso em: 18 nov. 2011.
Nesta atividade, o professor conduzirá uma correção e discussão em grupo, de forma que o aluno explicará que quando a letra g é seguida de u, o som do g é como em formiguinha, conseguirá e Longuinho. Quando ela é seguida de i, o som é como em relógio e Sergipe.
Caso queira, o professor poderá comparar os sons de ge e gi e com os sons de je e ji, sendo a explicação para a distinção ortográficas desses sons encontrada na origem das palavras.
Disponível em: < http://sarecife.vilabol.uol.com.br/xaxado.jpg>. Acesso em 19 nov. 2011.
Ortografia, páginas 7-10. Disponível em : < http://www.ufsm.br/lec/02_05/Ana.pdf >. Acesso em: 19. nov. 2011.
Vídeo – ortografia J ou G / X ou CH - etimologia. Disponível em : < http://www.youtube.com/watch?v=SSGmb1ShbG8&feature=related >. Acesso em: 19. nov. 2011.
Vídeo – O uso do G. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ccJLPE6fcPw>. Acesso em: 19. nov. 2011.
Este conteúdo pode ser avaliado por meio de ditados, usando-se trava-línguas que enfoquem o som e a escrita da letra g. Outra forma de avaliá-lo é por meio de competições entre alunos e alunas, uma fila contra a outra, ou com a divisão da classe em dois grupos. Os grupos podem criar sua própria seleção de palavras escritas com a letra g, seguindo os modelos dos exercícios, ou o professor pode trazê-las prontas numa lista. Como nesta área da ortografia trabalha-se a língua como um padrão, a avaliação continuada é de grande valia, pois permite a revisão frequente do padrão linguístico e também a memorização, a medida que ele for revisado.
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