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UCA- Ga x Gua, Gi x Gui e Ge x Gue: quando usar?

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:

  • reconhecer os sons produzidos pelas sílabas ga, gua, gi, gui, ge e gue;
  • relacionar os sons dessas sílabas à sua ortografia;
  • distinguir quando usar cada uma das sílabas distintamente.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Ter o domínio da leitura e da escrita.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Usar vídeos do Youtube.
  • Trabalho em duplas e em grupo.

Atividade 1

Professor, peça para seus alunos acessarem o vídeo com a música Pantanal, disponível em http://letras.terra.com.br/sagrado-coracao-da-terra/138102/

E completarem a letra que se encontra em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20ge_gua_Pantanal_aluno.odt >. Este documento contém as atividades de número 1 - 3, descritas nesta página.

Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20ge_gua_Pantanal_professor.odt >.

Imagem disponível em: < http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/gif_animal/pantanal2.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2011.

 

Atividade 2

Solicite aos alunos que separem as palavras do exercício anterior em três grupos, conforme tabela abaixo. Após completá-la com os exemplos da música, peça aos alunos que terminem de completar a tabela com exemplos que sigam o mesmo padrão dos exemplos previamente assinalados. Corrija as respostas em grupo, explicitando os padrões a partir do modelo.

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos quanto à relação grafia x sons que constituem os fonemas presentes em gelo e gato/guaraná. Posteriormente os alunos poderão deduzir e memorizar os padrões do G para gelo, gato e guaraná /gw/.

Som de:

Palavras

[g] como em guaraná

       

[g] como em

gato

       

[g] como em

gelo

     

 

 

Imagem disponível em: < http://3.bp.blogspot.com/-1rB1tu7YEXc/TYveXwQ2QQI/AAAAAAAAAAM/f2M17qaKRK0/s1600/indios_brasil.jpg>. Acesso em: 19 nov.2011.

Atividade 3

Os alunos deverão escrever a conclusão conforme descrita acima. O ensino da transcrição fonética é facultativo ao professor. Do contrário, pode-se  simplesmente descrevê-los como na tabela. É importante que o professor deixe claro que:

quando a letra g é seguida de u, como em água(s), língua e guardado, o som do g é como em guaraná. Quando ela é seguida de e, como em gente, o som é como em gelo. Quando seguida de a, o som será como em gato.


Imagem disponível em: < http://blog.educacional.com.br/blog42010/files/2010/07/indios.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2011.

 

Atividade 4

Professor, peça aos alunos ouvirem a música Festa do Interior, disponível em: <http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/741359/>, acesso em 18. nov.2011, e circular a opção correta.

Documento do aluno disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20gi_Festa%20do%20%20interior_aluno.odt >.

Esta é uma atividade prática, e devido aos exercícios anteriores, não deve apresentar grandes dificuldades. Deve-se verificar a ortografia correta das palavras e associá-las à pronúncia como pode se verificar no vídeo.

Documento do professor disponível em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%206/Gue%20x%20gi%20x%20gui_Festa%20do%20interior_professor.odt >.

Disponível em < http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/98/Conjunto_de_P%C3%ADfano.jpg/250px-Conjunto_de_P%C3%ADfano.jpg>. Acesso em: 18 nov. 2011.

 

Atividade 5

Assim como na atividade 2, os alunos devem classificar as palavras selecionadas conforme a tabela abaixo. Ajude seus alunos a compreenderem o padrão da letra G acompanhada da letra U ou não, e suas variações fonéticas.

Som de

Palavras

[g] como em guepardo

       

[g] como em

gibi

       

Disponível em: < http://www.valedojaguar.com/admin/sistemanoticias/imgsnoticias/12927.jpg>. Acesso em: 18 nov. 2011.

Atividade 6

Nesta atividade, o professor conduzirá uma correção e discussão em grupo, de forma que o aluno explicará que quando a letra g é seguida de u, o som do g é como em formiguinha, conseguirá e Longuinho. Quando ela é seguida de i, o som é como em relógio e Sergipe.

Caso queira, o professor poderá comparar os sons de ge e gi e com os sons de je e ji, sendo a explicação para a distinção ortográficas desses sons encontrada na origem das palavras.

Disponível em: < http://sarecife.vilabol.uol.com.br/xaxado.jpg>. Acesso em 19 nov. 2011.

Recursos Complementares
Avaliação

Este conteúdo pode ser avaliado por meio de ditados, usando-se trava-línguas que enfoquem o som e a escrita da letra g. Outra forma de avaliá-lo é por meio de competições entre alunos e alunas, uma fila contra a outra, ou com a divisão da classe em dois grupos. Os grupos podem criar sua própria seleção de palavras escritas com a letra g, seguindo os modelos dos exercícios, ou o professor pode trazê-las prontas numa lista. Como nesta área da ortografia trabalha-se a língua como um padrão, a avaliação continuada é de grande valia, pois permite a revisão frequente do padrão linguístico e também a memorização, a medida que ele for revisado.

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