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Balaiada

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender o que foi a Balaiada, suas motivações, ideais, agentes envolvidos e resultados alcançados.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Período regencial brasileiro.

- Partidos maranhenses.

- Contexto econômico do Maranhão no Período Regencial.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

A Balaiadafoi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, estendendo-se para a província do Piauí, entre os anos de 1838 a 1841. A crise do algodão, principal produto de exportação da região, agravou as já precárias condições de vida dos escravos e trabalhadores livres. As condições de miséria e opressão a que estavam submetidos os motivaram à revolta. Disputas políticas locais acabaram por incorporar os rebeldes como massa de manobra. Ainda assim, a Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no Período Regencial, por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região.

Neste ciclo de aulas, buscaremos demonstrar como a Balaiada nos permite compreender os pontos críticos do governo do Período Regencial, assim como conhecer as novas ideias que surgiam no meio político.

 

 

Balaiada 

Balaiada: a guerra do Maranhão, história em quadrinho. Roteiro Iramir Araújo, arte
Ronilson Freire e Beto Nicácio. Disponível em:

http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=20371

 

Mapa combate Balaiada

Diagrama da Campanha de Luis Alves de Lima contra a Balaiada. Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/balaiada/balaiada-1.php

 

Luís Alves de Lima e Silva

 

Luis Alves de Lima e Silva. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva

 

Desenvolvimento

 

Aulas 1 e 2

Neste primeiro momento, o professor deverá contextualizar o tema a ser tratado. Em uma breve exposição de 15 minutos, o professor deverá apresentar a situação política do Período Regencial, ressaltando a disputa entre liberais e conservadores e o cenário específico da Revolta, o Maranhão. É importante que se comente, também, sobre as condições econômicas e políticas desta província e os conflitos ali existentes.

Em um próximo momento, o professor deverá dividir a sala em três grupos. Cada grupo receberá um texto que deverá ser lido silenciosamente pelos alunos, durante a primeira e a segunda aulas (links acessados em: 14 nov. 2011).

- Grupo 1: “Balaiada: construção da memória histórica”, de Maria de Lourdes Monaco Janotti. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742005000100003

- Grupo 2: “Balaiada: a guerrilha sertaneja”, de Claudete Maria Miranda Dias (para download). Disponível em:

 http://r1.ufrrj.br/esa/index.php?cA=db&aI=89&vT=da&vA=92

- Grupo 3: "O resgate do que se desmancha: a cartografia da pacificação da Balaiada", de Adriana Barreto de Souza (para download). Disponível em:

http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi16.htm

 

Aula 3:

Nesta aula, os alunos irão preparar a apresentação dos textos lidos, a ser realizada em um Seminário na quarta aula. Esta apresentação poderá ser feita por meio de recursos visuais (confecção de cartazes, onde poderão ser apontados os trechos mais relevantes do texto, apresentação de filmes ou imagens existentes sobre o tema) e de áudio (apresentação de canções). Os alunos poderão utilizar o Laboratório de Informática para realizar essa pesquisa.

 

Aula 4:

Nesta aula, os alunos farão um Seminário, no qual irão discutir os textos lidos nas aulas anteriores. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar e discutir o seu texto com os seus colegas de sala.

Para a apresentação, os alunos deverão atentar para as seguintes questões: onde e quando ocorreu a Balaiada? Qual o contexto social, político e econômico em que se desenrola a Revolta? Quais as motivações para o conflito? Quais os agentes envolvidos no conflito? Estes agentes pertenciam a um mesmo estrato social? Que papel cada grupo teve no conflito? Quais os ideais defendidos pelos revoltosos? A quem se opunham? Quais eram as suas demandas? Por que a revolta foi chamada de “Balaiada”? Como foram os embates entre revoltosos e o governo? Houve repressão aos revoltosos? Quais foram as consequências da Revolta?

O professor deverá fomentar e mediar a discussão a partir dessas questões e outras que surgirem durante o Seminário.

 

Aula 5

A partir da discussão do Seminário da quarta aula, os alunos deverão preparar um Júri simulado. A sala deverá ser dividida em dois grandes grupos: um representando os revoltosos e o outro representando os seus oponentes. Os alunos deverão preparar uma argumentação, na qual defendam o seu posicionamento no conflito, e uma acusação ao grupo concorrente. É importante que se simule os diversos discursos presentes na Revolta: o discurso dos artesãos, dos escravos, dos latifundiários, do governo, entre outros.

 

Aula 6: Conclusão

Nesta última aula, os alunos deverão realizar o Júri simulado, que deverá ser mediado pelo professor.  A dinâmica do Júri deverá ser a seguinte:

- Primeiro momento: cada grupo terá 5 minutos para apresentar a sua motivação para a revolta/combate à revolta;

- Segundo momento: cada grupo terá direito a realizar três perguntas (de 1 minuto) ao grupo oponente, que terá 5 minutos para responder a cada uma das perguntas;

- Terceiro momento: cada grupo poderá apresentar o depoimento de quatro personagens que os represente (cada personagem terá 3 minutos para exposição); o grupo oponente poderá realizar duas perguntas a cada personagem (1 minuto para a realização da pergunta, 3 minutos para respondê-la);

- Quarto momento: cada grupo terá 5 minutos para a argumentação final.

Após a apresentação do Júri, o professor deverá apontar as principais argumentações do Júri e as passagens que sintetizem as discussões sobre a Balaiada.

Recursos Complementares

História em Quadrinhos: “Balaiada: a guerra do Maranhão”, de Iramir Araújo (roteiro) e Ronilson Freire e Beto Nicácio (arte). Revista independente, jun. 2009.

Avaliação

As avaliações deste ciclo de aulas consistem na participação e na qualidade argumentativa dos alunos no Seminário da quarta aula; a avaliação final será o Júri simulado, a ser preparado na quinta aula e realizado na sexta, que deverá ser avaliado pelo professor, levando-se em consideração a organização de cada grupo e a capacidade e a qualidade argumentativa dos alunos.

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