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UCA- WebGincana da Matemática

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

          Discutir sobre a importância da Matemática;

          Estudar sobre a história da Matemática através de uma webgincana.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Converse com os alunos para entender o quanto eles consideram a matemática importante, os facilitadores e dificultadores que encontram, e finalmente o quanto conhecem sobre a história da matemática. O professor deve fazer anotações das observações dos alunos para que estes subsidiem a avaliação da atividade, ajudando a identificar o quanto os alunos avançaram.

A WebGincana proposta nesta aula determina o tempo para realização das atividades, esse tempo pode ser ajustado de acordo com a turma, inclusive a WebGincana poderá ser realizada em vários dias, o professor pode retomar cada atividade com os alunos e socializar as descobertas antes de passar para o próximo nível, tudo deverá se desenvolver para que o aluno seja desafiado a aprender.

Estratégias e recursos da aula

A matemática é a pedra no sapato de muitos alunos, eu mesma confesso que só aprendi a apreciar a matemática quando me tornei professora e fui procurar entender os conceitos matemáticos, depois que entendi a matemática, me senti roubada, pois passei tantos anos odiando algo que é parte de nossa vida e pode ser fascinante. Desde então assumi o compromisso de mostrar aos meus alunos uma matemática viva, desafiadora e que está presente me nossas vidas para facilitá-la.

Nessa aula recupero a história da matemática e coloco os alunos em situações em que eles serão desafiados a descobrirem respostas e como não poderia deixar de ser acredito imensamente na capacidade dos alunos de produzirem conhecimentos, dessa forma eles serão multiplicadores das descobertas que irão fazer.

 

Atividade 1- Levantamento de conhecimentos prévios

 

Converse com os alunos para entender o quanto eles consideram a matemática importante, os facilitadores e dificultadores que encontram, e finalmente o quanto conhecem sobre a história da matemática. O professor deve fazer anotações das observações dos alunos para que estes subsidiem a avaliação da atividade, ajudando a identificar o quanto os alunos avançaram.

A WebGincana proposta nesta aula determina o tempo para realização das atividades, esse tempo pode ser ajustado de acordo com a turma, inclusive a WebGincana poderá ser realizada em vários dias, o professor pode retomar cada atividade com os alunos e socializar as descobertas antes de passar para o próximo nível, tudo deverá se desenvolver para que o aluno seja desafiado a aprender.

 

Atividade 2- WebGincana

 

Convide aos alunos para participarem de uma WebGincana no qual aprenderão sobre como a Matemática pode ser divertida e desafiadora.

Divida a classe em grupos, tenha cuidado para que os grupos fiquem bem distribuídos, ou seja, com alunos com diferentes níveis de conhecimentos, para que um grupo não fique em desvantagem em relação aos outros. Sugiro que o professor faça a divisão, pois não é um grupo de amigos, e sim uma estratégia de trabalho.

 

 

Atividade 3- Criando a identificação do grupo

 

Com as equipes formadas, cada uma delas deverá eleger um nome para o time e um desenho que identifique o time, um avatar.

Cada equipe terá 20 minutos para finalizar a tarefa. Essa tarefa equivale a 10 pontos.

A equipe que não cumprir o prazo poderá finalizar a tarefa, no entanto a equipe não será pontuada.

Os alunos para esta tarefa deverão usar o link http://illustmaker.abi-station.com/index_en.shtml

O site está em inglês, mas é bem intuitivo, o aluno escolhe como irá compor seu avatar e depois faz o download da imagem.

 

mat1o  

Fonte da imagem: http://illustmaker.abi-station.com/index_en.shtml (imagem produzida pela autora da aula)

 

 

Atividade 4-  Vídeo de história de Malba Tahan

 

O próximo desafio vale 20 pontos e os alunos terão 25 minutos para resolver a questão:

O professor colocará o vídeo abaixo e deverá interromper em 1min32´, pois neste ponto do vídeo começa a explicação da resolução proposta, o desafio será os alunos chegarem a uma resposta para a questão proposta no vídeo:

3 irmãos devem dividir 35 camelos da seguinte forma : 1 deles deverá receber metade dos camelos, o outro 1/3 e o último 1/9.

mat2o

 

Fonte do link: http://rafaelnink.com/blog/2009/06/30/video-o-homem-que-calculava/

Quando o tempo se esgotar o professor deverá pontuar a equipe que conseguiu chegar à resolução e depois peça para os alunos assistirem ao final do vídeo para conhecerem a resolução proposta por Malba Tahan.

 

Atividade 5- Quizz sobre Malba Tahan

Para cada resposta a equipe deverá ganhar 5 pontos

A- Malha Tahan era:

  • (   ) árabe
  • (   ) brasileiro
  • (   ) italiano
  • (   ) turco

 

B- Malha Tahan era:

  • (   ) físico
  • (   ) professor de matemática
  • (   ) químico
  • (   ) engenheiro

 

C- Seu livro mais famoso chama-se

  • (   ) O Homem que calculava
  • (   ) Lendas da Matemática
  • (   ) Matemática e histórias
  • (   ) Cálculos e causos.

 

Para saber as respostas corretas os alunos devem pesquisar na internet a Biografia de Malba Tahan

 

 

Atividade 6- O antigo sistema de numeração

Sugestão de site para pesquisa:

http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/numeracao.html

A equipe deverá pesquisar sobre o antigo sistema de numeração e criar uma história em quadrinho de 1 página.

Para realizar tal tarefa a equipe terá 1 hora e se conseguir cumprir dentro do tempo determinado ganhará 30 pontos pela tarefa. Todas as equipes devem cumprir a tarefa, mesmo que fora do tempo determinado, se a equipe interromper a atividade o time perderá 15 pontos.

 

 

Atividade 7- Desafios matemáticos

 

Os alunos terão 30 minutos para resolverem os desafios matemáticos, cada questão correta valerá 10 pontos.

Num sítio existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Sendo 54 o
total de pés desses bichos, calcule a diferença entre o número
de patos e o número de cachorros.

 

mat3

mat4  

 

 

Resposta:

O total de patos e cachorros é 21:

P+C = 21

O total de pés é 54.  Patos têm 2 patas e cachorros têm 4 patas. então:

2P+4C = 54

Portanto temos duas equações. Isolando P na primeira temos:

P = 21-C

Substituindo na segunda equação temos:

2(21-C)+4C = 54
42-2C+4C = 54
2C = 54-42
2C = 12
C = 6

Agora basta encontrar o P:

P = 21-C
P = 21-6
P=15

Há 15 patos e 6 cachorros, portanto a diferença é 15-6 = 9.

 

Quantos noves existem entre 0 e 100?

Resposta: Existem 20 noves entre 0 e 100.

Um em cada algarismo das unidades (9,19,29,39,...99), e mais os dez noves da dezena 9 (90, 91,92...99).

No total 10+10 = 20 noves.

 

Em uma família há três mães, três filhas, duas avós, duas netas, uma bisavó e uma bisneta. Quantas pessoas compõem essa família?

Resposta:

4 pessoas (quatro gerações).

Fonte dos desafios matemáticos: http://www.somatematica.com.br/desafios.php#

 

Atividade 8- Criando problemas

Cada equipe deverá elaborar 2 situações problemas para outra equipe.  Para desenvolver as situações problemas cada time terá 20 minutos. A equipe que conseguir elaborar no tempo determinado ganhará 20 pontos.

E para resolver as situações cada time terá 20 minutos também. Para cada situação correta à equipe ganhará 10 pontos.

 

Atividade 9- Placar dos vencedores

Converse com a classe que cada time independente da colocação também ganhou, pois todos aprenderam.

Divulgue o ranking dos avatares, ou seja dos times.

Recursos Complementares
Avaliação

Identifique:

O nível de colaboração entre as equipes;

Quais foram os desafios mais fáceis e mais difíceis;

Se o tempo determinado para as atividades foi suficiente;

O grau de envolvimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
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Opiniões

  • mARIA LlEILANE, E E Padre Cosme , Rio Grande do Norte - disse:
    leilanesouza66@hotmail.com

    05/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostei bastante do blog, não conhecia. vou indicar aos colegas de trabalho.


  • Silvana Andrade de Oliveira, Escola Estadual Eduardo Catalão , Bahia - disse:
    oliveira_silvana@live.com

    03/03/2015

    Cinco estrelas

    Compartilhar boas ideias é muito generoso. Obrigada!


  • valdja de lima silva, PREF MUN DE MATRIZ DE CAMARAGIBE , Alagoas - disse:
    valdjadelima@hotmail.com

    16/12/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito da sua ideia de aula, muito dinâmica e incentivadora.


  • Arlene, E. B. M. Baselisse C. R. Virmond , Santa Catarina - disse:
    silarlene@gmail.com

    08/10/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito, esta aula faz os alunos trabalharem com estratégias variadas, eles se acupam mesmo e aprendem.


  • lucirlene oliveira sandin, escola estadual drº arnaldo estevão de figueiredo , Mato Grosso do Sul - disse:
    lucirlenesandin@hotmail.com

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    adorei essa aula, ela deixou os alunos com certeza bastante curiosos com os assuntos abordados e atividades sugeridas. Além de mostrar conteúdos interessantes na matemática.


  • jackson, ccv , Ceará - disse:
    jk_fuzileiro@hotmail.com

    14/03/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito dessa aula por que ela exige a participação dos alunos e fazem eles serem autônomos


Sem classificação.
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