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O governo Geisel

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir do estudo do Governo do General Ernesto Geisel, o aluno poderá conhecer os eventos ocorridos entre os anos de 1974 e 1979, no Brasil, e compreendê-los à luz de seu contexto histórico. Entre estes eventos, destacam-se o surgimento de um processo de abertura política, o fortalecimento da sociedade civil como agente político e a deterioração da economia brasileira, um dos pilares que sustentava o regime militar iniciado em 1964. Assim, os alunos terão a oportunidade de estudar o processo político que levou ao enfraquecimento do regime, que acabou em 1985, quando um presidente civil novamente assumiu o comando do País.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos os eventos da história brasileira compreendidos pelo Governo do General Ernesto Geisel, entre 1974-1979. O fio condutor desta história será a dinâmica política que se estabelece entre uma oposição florescente e o governo. Esse movimento ficou conhecido como “Abertura Política” e foi definidor das condições em que ocorreu a transição para a democracia no País.

O general Geiselhttp://1.bp.blogspot.com/-0jcuwVumH58/Tmq-NFs9ZwI/AAAAAAAAABI/UwHindVBEnE/s320/ernesto_geisel%255B3%255D.jpg (acessado em 10/11/2011)

III ENEhttp://independenciasulamericana.com.br/wp-content/uploads/2010/04/greve-1977.jpg (acessado em 10/11/2011)

Herzoghttp://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2006/12/arquivo01_f2.jpg (acessado em 10/11/2011)

 

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade será uma introdução sobre os aspectos políticos, econômicos e sociais do Governo Geisel. O professor deverá dividir a turma em quatro grupos e, em seguida, distribuir o texto ‘“Distensão’, oposições e crise econômica”, disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-geisel-1974-1979-distensao-oposicoes-e-crise-economica.jhtm  (acesso em: 10 nov. 2011). Após a leitura conjunta do texto, cada um dos grupos deverá ficar responsável por sistematizar as informações disponíveis sobre os seguintes tópicos:

- Situação da oposição;

- Crise da economia;

- Situação nas forças armadas e violações de direitos humanos;

- Abertura Política.

Em seguida, os grupos deverão apresentar os resultados obtidos.

Como tarefa complementar de pesquisa, os alunos poderão realizar pesquisas mais aprofundadas sobre os tópicos estudados em sala de aula.

 

 

Atividade 2

Nesta atividade, o professor irá discutir com os alunos o incipiente movimento de oposição ao regime militar que surgia no Governo Geisel. Os alunos deverão ser dispostos em círculo e o papel do professor será o de mediar e estimular o debate. Em seguida, o professor deverá disponibilizar os textos e exibir os vídeos a seguir:

- “Igreja Progressista e Vladimir Herzog”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m4fAKjfWap8 (acesso em: 10 nov. 2011);

- “Eleições de 1974 e contramedidas eleitorais do governo militar”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9uvfJSEEYO4  (acesso em: 10 nov. 2011);

- “Movimento estudantil”, disponível em: http://www.adusp.org.br/revista/33/r33a13.pdf  (acesso em: 10 nov. 2011).

Os alunos deverão ver os vídeos e ler os textos e, em seguida, identificar, com o auxílio do professor, quais os personagens e eventos apresentados e discutir sua importância no período.

Por fim, o professor deverá conduzir um debate em torno da dinâmica estabelecida por esses interesses e seu resultado na política brasileira. Poderá, ainda, ser produzido um Jornal Mural ou um grande Painel apresentando as conclusões da turma, para ser afixado do lado de fora da sala.

 

Atividade 3

Na terceira atividade, os alunos irão trabalhar com a principal reação do Governo Geisel ao fortalecimento da oposição brasileira: o Pacote de Abril de 1977. O professor deverá dispor a sala em dois grupos, e cada um deverá discutir um dos textos a seguir, disponíveis em:

http://www.marcovilla.com.br/2011/07/o-pacote-de-abril-e-o-senado.html (acesso em: 10 nov. 2011).

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/abertura-lenta-insegura-434193.shtml (acesso em: 10 nov. 2011).

A partir da leitura e breve discussão e comparação dos textos, o professor deverá reunir os alunos em círculo e exibir o vídeo “Propaganda Eleitoral Gratuita”, com a propaganda eleitoral dos candidatos do partido do governo (ARENA), em 1976, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xr0oDVJGLT8 (acesso em: 10 nov. 2011). Qual a relação desse vídeo de 1976 com o Pacote de Abril, editado um ano depois? Quais as diferenças ou semelhanças entre essa propaganda eleitoral e a dos dias de hoje?

 

 

Conclusão

No decorrer das atividades, os alunos deverão ser capazes de compreender os eventos do Governo Geisel e do processo de abertura política brasileira, principalmente a partir da relação entre o surgimento de uma nova oposição e da edição do Pacote de Abril, em 1977. Os alunos deverão conhecer quais os principais temas do Governo do General Ernesto Geisel, bem como os atores da oposição que se reorganizava naquele ano. Ao mesmo tempo, deverão ser capazes de compreender o processo político que envolveu o País na segunda metade da década de 1970 e que culminaria com o retorno da democracia na década seguinte.

Recursos Complementares

 

- Texto “Ernesto Geisel”, disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/ernesto-geisel.htm (acesso em: 10 nov. 2011);

- Texto “Governo Geisel: transição político-econômica? Um ensaio de revisão”, disponível em: http://www.eco.unicamp.br/Downloads/Publicacoes/TextosDiscussao/textos142.pdf, (acesso em: 10 nov. 2011).

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e das atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ser avaliados, ainda, a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que poderá ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola.

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