Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Contos de Natal

 

23/11/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

          Utilizar os recursos do netbook para a criação de um conto de natal;

          Fazer um livro digital com os contos da Turma.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inicie um debate com os alunos sobre o que é o Natal? Quais são seus símbolos? por que ele existe?

Estratégias e recursos da aula

 

nat1

Fonte da imagem: http://andrezagoulart.com.br/blog/tag/natal/

 

O Natal é uma data que modifica as ruas, muitas delas são enfeitadas, as crianças ficam ansiosas pelos presentes, famílias se reúnem, a maioria tira um tempo para descansar, há também outro lado, o consumismo excessivo, as lojas lotadas, as pessoas irritadas em dar conta de tantos afazeres, pessoas que não tem teto e nem família, os acidentes nas estradas. É uma época de paradoxos, de um lado um olhar mais solidário e do outro a loucura de ir sem saber aonde.

De qualquer forma os alunos estão inseridos em nossa sociedade, e a escola precisa exercitar um olhar crítico em relação aos nossos rituais e como os fazemos. O que podemos melhorar enquanto cidadãos?

Essa aula á uma proposta de resgatar o ato de contar histórias, de criá-las e de sensibilizar com as palavras.

Os alunos irão criar histórias, e juntos criarão um livro virtual de histórias de natal.

Para auxiliar nesse processo de construção, serão sugeridos alguns temas, que sem acaso nenhum, irão exercitar a reflexão dos alunos sobre quem somos nesta época.

 

Atividade 1- Levantamento de conhecimentos prévios

Inicie um debate com os alunos sobre o que é o Natal? Quais são seus símbolos? por que ele existe?

 

Atividade 2- Ampliando o repertório

Esse é o momento de ler muitas histórias sobre o Natal, de fazer uma visita à biblioteca da escola ou do bairro. E também de buscar histórias na internet para povoar de ideias a mente dos alunos.

nat2

Fonte da imagem: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/827441-livros-contam-historias-de-natal-para-adultos-e-criancas.shtml

 

Atividade3- Proposta de criação de livro virtual sobre histórias de Natal

Seguem algumas temáticas para que os alunos desenvolvam os contos.

 

Temáticas propostas:

  1. Papai Noel Tropical
  2. A história da árvore de natal
  3. Natal sem compras
  4. Natal sustentável
  5. Natal iluminado
  6. Uma história de solidariedade

 

Para a construção das histórias, os alunos podem estar em duplas produtivas, assim socializam conhecimentos e trocam experiências.

 

Atividade 4- Construção das histórias

Nessa etapa é muito importante a intervenção do professor, orientando-os quanto:

  1. A escolha do tipo de gênero textual (contos de fadas, artigo de opinião, dissertação, etc.)
  2. Ampliação de repertório de palavras- uso de dicionários virtuais se necessário;
  3. Atenção quanto à ortografia;
  4. Atenção quanto à concordância verbal;
  5. Coerência entre os fatos da história;
  6. Começo, meio e fim.

Atividade 5- Ilustração do conto

Depois da história construída os alunos podem ilustrar seus contos.

Para ilustração do conto, apresento o programa Sumopaint, é um programa on line para quem gosta de desenhar ou editar fotos.

nat3

Endereço do link e da imagem: http://www.sumopaint.com/home/

Atividade 6- Publicando o livro digital

Para que os alunos possam publicar o livro digital, como sugestão segue o site Calameo. Divulgue o endereço para pais e familiares e também os outros alunos da escola para que todos conheçam o trabalho dos alunos.

nat5

 Fonte do endereço e da imagem: http://pt.calameo.com/

Recursos Complementares
Avaliação

Identifique se os alunos conseguiram seguir todas as orientações no desenvolvimento do trabalho:

  1. A escolha do tipo de gênero textual (contos de fadas, artigo de opinião, dissertação, etc.)
  2. Ampliação de repertório de palavras- uso de dicionários virtuais se necessário;
  3. Atenção quanto à ortografia;
  4. Atenção quanto à concordância verbal;
  5. Coerência entre os fatos da história;
  6. Começo, meio e fim.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.