29/10/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
- Números e operações.
Disponível em: http://www.omundofazdeconta.pt/loja/images/produtos/5603658107067.jpg
Professor,
Inicie a aula com o seguinte conto, dos irmãos Grimm, Os duendes e o sapateiro.
Era uma vez um sapateiro que ficou tão pobre que só lhe restava um pedaço de couro. Com este pedaço de couro só dava para fazer um par de sapatos. Uma noite cortou-os com a intenção de costurá-los e acabar no dia seguinte. Deitou-se sossegado e adormeceu rapidamente. De manhã ao acordar decidiu ir ao trabalho. Quando entrou na sala viu sobre a mesa o par de sapatos completamente acabado. Ficou espantado e sem saber o que pensar. Pegou nos sapatos e examinou-os estavam uma obra de arte. Dali um tempo entrou um comprador que gostou tanto deles que até pagou mais do que era costume. Assim, o sapateiro pode comprar couro para fazer dois pares. Cortou-os à noite disposto a terminá-los no dia seguinte, mas não foi preciso porque quando se levantou já estavam acabados e não faltaram clientes que lhe dessem dinheiro suficiente para comprar couro para quatro pares de sapatos. Na manhã seguinte estavam os quatro pares acabados e, daí em diante tudo o que deixava cortado encontrava pronto ao acordar. Assim, o sapateiro ganhou muito dinheiro, podendo até se considerar um homem rico. Antes da noite de Natal decidiu com a mulher de ficarem á espreita para verem quem é que os ajudava. Ao bater da meia-noite apareceram dois engraçados duendes , nuzinhos que se puseram a trabalhar com tamanha agilidade e velocidade que só pararam quando tudo estava terminado. Reconhecidos pelo que os duendes lhes tinham feito o sapateiro e a mulher decidiram costurar para cada um deles, uma camisa, um casaco, uns calções e também um par de sapatinhos. Quando acabaram puseram tudo em cima da mesa e esconderam-se para ver como os duendes recebiam a oferta. Á meia-noite eles chegaram dispostos a trabalhar, mas em vez de couro encontraram as prendas. A princípio ficararam espantados, mas logo ficaram muito contentes com as roupas. Puseram-se a cantar e a dançar sobre a mesa e os bancos do sapateiro até desaparecerm pela porta. Os duendezinhos nunca mais apareceram na oficina do sapateiro, mas também nunca mais tiveram dificuldades. Ele e a mulher foram muito felizes e tiveram sempre êxito em tudo o que fizeram.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_duendes_e_o_sapateiro, acesso em jun. de 2009.
Professor, antes de trabalhar com os alunos com o conto sugiro que ouça o áudio a seguir. Este áudio auxiliará a compreender novas formas de ensinar e aprender por meio da literatura, podendo instigar nos alunos e nas alunas o interesse pela busca de novos conhecimentos a partir da leitura.
.
.
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias]
Outra alternativa, seria convidar um professor de língua portuguesa para trabalhar o tema - contos - com os alunos para que estes possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Materiais necessários
- Bambolês
- Etiquetas adesivas
- Papel milímetrado e canetas
- Caixas de fósforo, barrinhas do material cuisinaire
Professor, realize passo a passo o que se sugere:
1- Pergunte:
Qual o tipo de sapato que a turma mais gosta?
< p>Você acha que em outras salas usam os mesmos tipos de sapatos? Como poderíamos descobrir?2 - Solicite aos alun os que façam um comparação dos sapatos da sua turma com o de outras turmas e construam diferentes gráficos.
3 - Os alunos também podem produzir uma outra história/conto e a partir desta criar novos problemas.
Nome | Tipo |
---|---|
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Acesso em jun. de 2009.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!