Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os duendes e o sapateiro

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a capacidade de classificação por cor, estilo, material, etc.
  • Apresentar dados selecionados por meio de gráficos.
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Números e operações.

Estratégias e recursos da aula

undefined

Disponível em: http://www.omundofazdeconta.pt/loja/images/produtos/5603658107067.jpg

Professor,

Inicie a aula com o seguinte conto, dos irmãos Grimm, Os duendes e o sapateiro.

Era uma vez um sapateiro que ficou tão pobre que só lhe restava um pedaço de couro. Com este pedaço de couro só dava para fazer um par de sapatos. Uma noite cortou-os com a intenção de costurá-los e acabar no dia seguinte. Deitou-se sossegado e adormeceu rapidamente. De manhã ao acordar decidiu ir ao trabalho. Quando entrou na sala viu sobre a mesa o par de sapatos completamente acabado. Ficou espantado e sem saber o que pensar. Pegou nos sapatos e examinou-os estavam uma obra de arte. Dali um tempo entrou um comprador que gostou tanto deles que até pagou mais do que era costume. Assim, o sapateiro pode comprar couro para fazer dois pares. Cortou-os à noite disposto a terminá-los no dia seguinte, mas não foi preciso porque quando se levantou já estavam acabados e não faltaram clientes que lhe dessem dinheiro suficiente para comprar couro para quatro pares de sapatos. Na manhã seguinte estavam os quatro pares acabados e, daí em diante tudo o que deixava cortado encontrava pronto ao acordar. Assim, o sapateiro ganhou muito dinheiro, podendo até se considerar um homem rico. Antes da noite de Natal decidiu com a mulher de ficarem á espreita para verem quem é que os ajudava. Ao bater da meia-noite apareceram dois engraçados duendes , nuzinhos que se puseram a trabalhar com tamanha agilidade e velocidade que só pararam quando tudo estava terminado. Reconhecidos pelo que os duendes lhes tinham feito o sapateiro e a mulher decidiram costurar para cada um deles, uma camisa, um casaco, uns calções e também um par de sapatinhos. Quando acabaram puseram tudo em cima da mesa e esconderam-se para ver como os duendes recebiam a oferta. Á meia-noite eles chegaram dispostos a trabalhar, mas em vez de couro encontraram as prendas. A princípio ficararam espantados, mas logo ficaram muito contentes com as roupas. Puseram-se a cantar e a dançar sobre a mesa e os bancos do sapateiro até desaparecerm pela porta. Os duendezinhos nunca mais apareceram na oficina do sapateiro, mas também nunca mais tiveram dificuldades. Ele e a mulher foram muito felizes e tiveram sempre êxito em tudo o que fizeram.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_duendes_e_o_sapateiro, acesso em jun. de 2009.

Professor, antes de trabalhar com os alunos com o conto sugiro que ouça o áudio a seguir. Este áudio auxiliará a compreender novas formas de ensinar e aprender por meio da literatura, podendo instigar nos alunos e nas alunas o interesse pela busca de novos conhecimentos a partir da leitura.

.

.

A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias]

Outra alternativa, seria convidar um professor de língua portuguesa para trabalhar o tema - contos - com os alunos para que estes possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Materiais necessários

- Bambolês

- Etiquetas adesivas

- Papel milímetrado e canetas

- Caixas de fósforo, barrinhas do material cuisinaire

Professor, realize passo a passo o que se sugere:

  • Sente-se com os alunos em semicírculo no chão
  • Solicite que cada aluno coloque seus calçados na frente do local onde estão sentados.
  • Os alunos devem olhar para todos os sapatos. Pergunte: "Como poderíamos agrupar os sapatos?"
  • Anote todas as sugestões.
  • Escolha com os alunos um tipo de agrupamento. (branco\não branco) (sapatos\ botas) ( sandálias\tênis), etc
  • Coloque dois bambolês no chão. Faça uma etiqueta/rótulo para cada classificação.
  • Peça aos alunos para colocarem cada sapato dentro do bambolê adequado.
  • Os estudantes terão que contar o número de sapatos em cada arco.
  • Anote sobre os arcos o número de calçados de cada categoria.
  • Primeiro, em sala de aula, organize os dados em tabelas juntamente com os alunos e as alunas. Depois,
  • com as barrinhas de várias cores e do mesmo tamanho (para cada categoria) ou caixa de fósforos encapadas com várias cores construa gráficos de barras na carteira para que os alunos visualizem a construção.
  • A seguir, oportunize que os/as estudantes também realizem a ação anterior.
  • E só assim, auxilie-os para a transposição em papel milimetrado, anotando as quantidades para cada categoria.
  • Você pode fazer mais gráficos para outros atributos.

1- Pergunte:

Qual o tipo de sapato que a turma mais gosta?

< p>Você acha que em outras salas usam os mesmos tipos de sapatos? Como poderíamos descobrir?

2 - Solicite aos alun os que façam um comparação dos sapatos da sua turma com o de outras turmas e construam diferentes gráficos.

3 - Os alunos também podem produzir uma outra história/conto e a partir desta criar novos problemas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

Acesso em jun. de 2009.

Avaliação
  • Observando a formação de conceitos pelos estudantes e analisando seus questionamentos e intervenções, através do diálogo, será possível perceber se houve apropriação dos conteúdos.
  • As respostas para as questões propostas e a realização das atividades permitirá a avaliação do grau de compreensão sobre o tema estudado.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.