Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual o prato principal?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar métodos estatísticos para gravar e fazer inferências sobre situações do mundo real usando gráficos.

  • Organizar, classificar e apresentar informações .

  • Oportunizar a análise e busca de dados.
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Nesta aula nenhum conhecimento previo necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

O que comeram hoje?

undefined
Disponível em: http://laranjalimao.files.wordpress.com/2008/02/roda.jpg

Professor,

Solicite que cada aluno enumere os diferentes alimentos que ele/ela comeu no almoço naquele dia ou no dia anterior.

Peça aos alunos que listem o que comeram e compartilhem suas listas, um alimento de cada vez. A medida que cada alimento é dito, verificar se tem outros alunos que comeram a mesma comida, caso ocorra solicite que levantem as mãos.

Peça a um voluntário para registar o item alimentar no quadro-negro e escrever o número de mãos levantadas. Depois que o registro de todos os alunos e de todos os alimentos for feito os alunos terão que trabalhar em colaboração p ara apresentar os dado s em um gráfico de ba rras.

Obs: Aqui o gráfico de barras poderá ser construido com barrinhas do material dourado ou cuisinaire, já que são alunos e alunas do ensino fundamental, para que possam compreender melhor a leitura e/ou a construção.

Incentive os alunos a analisarem os dados em suas anotações para responderem às seguintes perguntas: 

A) Qual é o mais popular dos alimentos?

B) Qual é o menos popular?

C) Qual o grupo alimentar é mais popular? (Veja imagem abaixo)

D) E o grupo alimentar menos popular?

E) Como essa informação poderia ser útil para sua alimentação pessoal?

Piramide Alimentar

undefined
Disponível em: http://www.vivendocomsaude.com/wp-content/uploads/2009/01/piramide_alimentar.png

Obs: A partir desse momento seria interessante também solicitar a um professor de ciências que possa auxiliar na aula para enriquecimento a proposta da pirâmide alimentar explorando um pouco mais essa abordagem.

F) Analisando de acordo com a imagem anterior as porções diárias necessárias para uma pessoa que se alimenta normalmente e pratica esportes, você diria que tem se alimentado corretamente de acordo com cada grupo apresentado na pirâmide? Ou algun grupo alimentar tem suplantando o outro em sua alimentação?

G) Com o objetivo de vencer todos os problemas resultantes de má alimentação, realize as atividades da seguinte animação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19147/opoderdosalimentos.swf

O poder dos alimentos

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O poder dos alimentos Animação/simulação
Recursos Complementares

- O seu guia de nutrição - Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/, acesso em jun. de 2009.

- Alimentação saudável - Disponível em: http://www.braile.com.br/saude/alim_sau.htm, acesso em jun. de 2009.

- Portal da Saúde - Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444, acesso em jun. de 2009.

Avaliação

Será realizada pela:

Observação: da participação no grupo, dos argumentos utilizados.

Análise: das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Izalene Goes Pache, E.M Prof Gonçalina Faustina de Oliveira , Mato Grosso do Sul - disse:
    izapache@hotmail.com

    27/09/2010

    Três estrelas

    Muito interessante essa aula sobre o trânsito, esse jogo transitando legal é bastante rico, pois pode ser trabalhando com os alunos do 2º ao 5º ano. Adorei a idéia e vou utilizá-la com os meus alunos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.