19/10/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Utilizar métodos estatísticos para gravar e fazer inferências sobre situações do mundo real usando gráficos.
Organizar, classificar e apresentar informações .
- Nesta aula nenhum conhecimento previo necessita ser trabalhado.
O que comeram hoje?
Disponível em: http://laranjalimao.files.wordpress.com/2008/02/roda.jpg
Professor,
Solicite que cada aluno enumere os diferentes alimentos que ele/ela comeu no almoço naquele dia ou no dia anterior.
Peça aos alunos que listem o que comeram e compartilhem suas listas, um alimento de cada vez. A medida que cada alimento é dito, verificar se tem outros alunos que comeram a mesma comida, caso ocorra solicite que levantem as mãos.
Peça a um voluntário para registar o item alimentar no quadro-negro e escrever o número de mãos levantadas. Depois que o registro de todos os alunos e de todos os alimentos for feito os alunos terão que trabalhar em colaboração p ara apresentar os dado s em um gráfico de ba rras.
Obs: Aqui o gráfico de barras poderá ser construido com barrinhas do material dourado ou cuisinaire, já que são alunos e alunas do ensino fundamental, para que possam compreender melhor a leitura e/ou a construção.
Incentive os alunos a analisarem os dados em suas anotações para responderem às seguintes perguntas:
A) Qual é o mais popular dos alimentos?
B) Qual é o menos popular?
C) Qual o grupo alimentar é mais popular? (Veja imagem abaixo)
D) E o grupo alimentar menos popular?
E) Como essa informação poderia ser útil para sua alimentação pessoal?
Piramide Alimentar
Disponível em: http://www.vivendocomsaude.com/wp-content/uploads/2009/01/piramide_alimentar.png
Obs: A partir desse momento seria interessante também solicitar a um professor de ciências que possa auxiliar na aula para enriquecimento a proposta da pirâmide alimentar explorando um pouco mais essa abordagem.
F) Analisando de acordo com a imagem anterior as porções diárias necessárias para uma pessoa que se alimenta normalmente e pratica esportes, você diria que tem se alimentado corretamente de acordo com cada grupo apresentado na pirâmide? Ou algun grupo alimentar tem suplantando o outro em sua alimentação?
G) Com o objetivo de vencer todos os problemas resultantes de má alimentação, realize as atividades da seguinte animação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19147/opoderdosalimentos.swf
Nome | Tipo |
---|---|
O poder dos alimentos | Animação/simulação |
- O seu guia de nutrição - Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/, acesso em jun. de 2009.
- Alimentação saudável - Disponível em: http://www.braile.com.br/saude/alim_sau.htm, acesso em jun. de 2009.
- Portal da Saúde - Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444, acesso em jun. de 2009.
Será realizada pela:
Observação: da participação no grupo, dos argumentos utilizados.
Análise: das atividades realizadas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Três estrelasMuito interessante essa aula sobre o trânsito, esse jogo transitando legal é bastante rico, pois pode ser trabalhando com os alunos do 2º ao 5º ano. Adorei a idéia e vou utilizá-la com os meus alunos