09/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
- Operações básicas.
Professor,
Esta atividade sobre orçamento deve ajudar aos alunos a compreenderem o valor ($$) de seus desejos juvenis.
Vamos lá!
Os alunos deverão aprender a gastar seu dinheiro, por meio desta atividade:
Usando ainda as informações apresentadas nos classificados de um jornal:
Caso a dupla fique sem dinheiro antes do item 5, abaixo, deverão começar de novo e serem mais cuidadosos com o gasto do dinheiro. Vamos lá~!
1. Você e um amigo desejam compartilhar um apartamento. Cada um tem que encontrar um trabalho. Procure no jornal na seção de classificados. Liste o nome do trabalho e salário mensal.
Morador 1: _______________________________ R$_______________
(Nome de um emprego) (Salário Mensal)
Morador 2: _______________________________ R$_______________
(Nome de um emprego) (Salário Mensal)
Total das receitas R$ _______________________
Menos 25 por cento de impostos: R$ _______________________
Total Final rendimentos: R$ _______________________
2. Usando o total da renda mensal acima como um guia, encontrar um apartamento que possam pagar. Procurem no campo "imobiliário" ou "apartamentos" para alugar". Listem os valores do aluguel e o valor que resta.
Aluguel R$ __________________________________________________________
Total restante R$ _____________________________________________________
3. Água, electricidade e gás custam dinheiro. Estimar seu custo de 10 por cento da renda. O custo é R$_______________________em um mês.
4. Plano para passar um tempo, uma taxa de R$ 45, para um telefone. Quanto é que poderão gastar por mês nas chamadas e Internet? R$____________________ Total restante R$____________________
5. Seu apartamento tem necessidades mobiliário. O que comprarão com o dinheiro que sobrou depois destes gastos, serviços públicos e as chamadas telefônicas já foram deduzidos da renda? Listar o que pretendem comprar abaixo e seus respectivos preços. Qual é o montante total gasto em mobiliário?
Item 01: ________________________ R$_____________ ___________
Ite m 02: ________________________ R$____________ ____________
Item 03: _________________ _______ R$________________________
.
.
.
6. Vocês têm algum dinheiro que sobrou para a alimentação e ent retenimento? Quanto? R$_____________________
Após realizarem as atividades propostas no roteiro acima, solicite aos alunos que calculem, por meio do recurso a seguir a partir do que ganham mensalmente, quanto deveriam/poderiam destinar a cada uma das áreas apresentadas na planilha a seguir.
Disponível em: http://www.mulherdeclasse.com.br/Orcamento1024x768.xls
Ao final da atividade deverão estar aptos a responderem os seguintes questionamentos:
- Organização Pessoal - Orçamento Doméstico - Disponível em: http://www.organizesuavida.com.br/si/site/710103, acesso em jun. de 2009.
- Orçamento. Você precisa de um! - Disponível em: http://organizandoja.wordpress.com/2008/10/05/orcamento-voce-precisa-de-um/, acesso em jun. de 2009.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!