Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Orçamento, sinônimo de organização

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e analisar os processos de organização das finanças a partir de problemas matemáticos contextualizados.
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Operações básicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Esta atividade sobre orçamento deve ajudar aos alunos a compreenderem o valor ($$) de seus desejos juvenis.

Vamos lá!

  • Divida a classe em duplas.
  •  Dê um jornal para cada dupla.
  • Os alunos deverão imaginar que são alunos recém-formados no ensino médio e que optaram por viver juntos e dividir as despesas por um tempo. Mas antes de decidirem se desejam ou não ir para a faculdade deverão arranjar um emprego.

Os alunos deverão aprender a gastar seu dinheiro, por meio desta atividade:

  • Usando um jornal, os alunos terão de procurar empregos para os quais estejam aptos com a formação de ensino médio.
  • Após verificarem os empregos para os quais estão aptos, e escolherem cada um a sua função, deverão anotar os vencimentos mensais de cada um dos supostos moradores de um mesmo esp aço.
  • Distribua as tarefas listadas n o item roteiro abaixo aos alunos. Através de las toda a aula será desenvolvida.

Usando ainda as informações apresentadas nos classificados de um jornal:

Caso a dupla fique sem dinheiro antes do item 5, abaixo, deverão começar de novo e serem mais cuidadosos com o gasto do dinheiro. Vamos lá~!

1. Você e um amigo desejam compartilhar um apartamento. Cada um tem que encontrar um trabalho. Procure no jornal na seção de classificados. Liste o nome do trabalho e salário mensal.

Morador 1: _______________________________ R$_______________
           (Nome de um emprego)                          (Salário Mensal)

Morador 2: _______________________________ R$_______________
           (Nome de um emprego)                          (Salário Mensal)

Total das receitas R$ _______________________

Menos 25 por cento de impostos: R$ _______________________

Total Final rendimentos: R$ _______________________

2. Usando o total da renda mensal acima como um guia, encontrar um apartamento que possam pagar. Procurem no campo  "imobiliário" ou "apartamentos" para alugar". Listem os valores do aluguel e o valor que resta.

Aluguel R$ __________________________________________________________

Total  restante R$ _____________________________________________________

3. Água, electricidade e gás custam dinheiro. Estimar seu custo de 10 por cento da renda. O custo é R$_______________________em um mês.

4. Plano para passar um tempo, uma taxa de R$ 45, para um telefone. Quanto é que poderão gastar por mês nas chamadas e Internet? R$____________________ Total restante R$____________________

5. Seu apartamento tem necessidades mobiliário. O que comprarão com o dinheiro que sobrou depois destes gastos, serviços públicos e as chamadas telefônicas já foram deduzidos da renda? Listar o que pretendem comprar abaixo e seus respectivos preços. Qual é o montante total gasto em mobiliário?

Item 01: ________________________ R$_____________ ___________

Ite m 02: ________________________ R$____________ ____________

Item 03: _________________ _______ R$________________________

.

.

.

6. Vocês têm algum dinheiro que sobrou para a alimentação e ent retenimento? Quanto? R$_____________________

Após realizarem as atividades propostas no roteiro acima, solicite aos alunos que calculem, por meio do recurso a seguir a partir do que ganham mensalmente, quanto deveriam/poderiam destinar a cada uma das áreas apresentadas na planilha a seguir.

undefined

Disponível em: http://www.mulherdeclasse.com.br/Orcamento1024x768.xls

Ao final da atividade deverão estar aptos a responderem os seguintes questionamentos:

  • Com que quantidade de dinheiro que cada dupla poderá contar?
  • Quanto sobrará no final da atividade?
  • O que eles não foram capazes de pagar?
  • A dupla tem quaisquer divergências sobre a forma de gastar dinheiro?
Recursos Complementares

- Organização Pessoal - Orçamento Doméstico - Disponível em: http://www.organizesuavida.com.br/si/site/710103, acesso em jun. de 2009.

- Orçamento. Você precisa de um! - Disponível em: http://organizandoja.wordpress.com/2008/10/05/orcamento-voce-precisa-de-um/, acesso em jun. de 2009.

Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, por meio da participação nas discussões e na construção da atividades propostas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.