Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Retextualização: do texto fílmico para a história em quadrinhos

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto e Giuliana Ribeiro Carvalho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- reconhecer características do gênero textual história em quadrinhos;

- compreender aspectos sociais, econômicos e culturais que perpassam um texto fílmico;

- reconhecer sentidos implícitos no filme assistido;

- conhecer o processo de retextualização;

- retextualizar um texto fílmico em uma história em quadrinhos, utilizando elementos pertinentes a este gênero textual.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- linguagem verbal e não verbal;

- gênero textual história em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • utilização de textos, imagens e filme veiculados na internet;
  • história em quadrinhos;
  • filme curta-metragem;
  • processador de textos Kword;
  • projetor multimídia (datashow);
  • produção textual;
  • trabalho interativo em duplas e grupos de alunos.

 

Atividade 1 – Motivação: revendo características das histórias em quadrinhos

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, a finalidade desta etapa da aula é propiciar que os discentes leiam uma história em quadrinhos, analisem-na e reconheçam características próprias desse gênero textual. Para isso, proponha-lhes a atividade a seguir. Solicite aos discentes que leiam todas as questões do exercício antes de lerem a história:

Exercício 1

Para responderem às questões propostas, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Histórias em quadrinhos – características”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

1)    Utilizando um laptop por grupo, acessem a história em quadrinhos da Turma da Mônica intitulada “A Ilha Misteriosa” (Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/ilha/pag1.htm>. Acesso em: 19 nov. 2011.). Para ler as diferentes páginas da história (os capítulos), vá até o final da página e clique nas expressões “Capítulo 2”, “Capítulo 3” e, assim por diante, que aparecem à direita, abaixo dos quadros da história:

HQ

(Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/ilha/pag1.htm>. Acesso em: 19 nov. 2011.)

2)    Leiam atentamente a história e analisem não apenas o texto verbal, mas também os aspectos não verbais de cada página/capítulo, como por exemplo: as imagens existentes; as cores utilizadas; as ilustrações feitas; o formato e tamanho dos quadros e dos balões; o tipo de letra utilizado; se apareceram onomatopeias ou não na história; dentre outros que serão destacados nas próximas questões.

3)    Enquanto estiverem lendo a história, observem os aspectos citados na questão acima e os a seguir e, depois, respondam às alternativas abaixo, construindo respostas completas e explicativas:

a)    O formato e a cor das letras utilizadas para escrever os balões são sempre iguais ou não? E o título da história, como foi escrito? Expliquem.

b)   Todas as palavras utilizadas na história foram escritas dentro dos balões? Se não foram, em que situação isso ocorreu?

c)    Os balões da história não têm o mesmo formato. Descrevam como são os diferentes formatos e o que essas diferenças significam.

d)    Quantos quadros existem em cada página da história? Eles não são todos do mesmo tamanho e formato. Comentem as diferenças.

e)    Quais são as expressões utilizadas no início e no final da história? E no meio da história, existe alguma expressão que caracteriza passagem do tempo?

f)    Como é a linguagem utilizada nesta história e nas histórias em quadrinhos de forma geral? Descrevam-na.

4)    Apresentem suas respostas aos colegas.

Para socializar as respostas, solicite a cada dois grupos que apresentem a resposta a um item da questão 3. Ao final, verifique se os discentes reconheceram bem as características desse gênero textual e faça as complementações necessárias. Caso seja possível, utilize um projetor multimídia (datashow) para projetar a história em quadrinhos à medida que os discentes destacam seus diferentes aspectos.

 

Atividade 2 – Assistindo ao curta-metragem 10 centavos

Estudantes organizados em duplas.

Professor, o objetivo desta etapa da aula é propiciar que os discentes assistam ao filme curta-metragem brasileiro 10 centavos que, posteriormente, será retextualizado em história em quadrinhos.

Ao acessar o site para assistir ao filme (Disponível em: <http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=8738&Exib=5513>. Acesso em: 19 nov. 2011.), você será direcionado a uma página em que deverá clicar para escolher a velocidade de conexão e/ou seu plugin preferido. Sugerimos que selecione "Flash". Essa opção poderá ser trocada a qualquer momento, caso não dê certo ou seja de sua vontade.

Exercício 2

1)    Assistam atentamente ao filme curta-metragem brasileiro intitulado 10 centavos, dirigido por Cesar Fernando de Oliveira, que será projetado por meio do datashow. O filme tem duração de 19 minutos e está disponível no site Curta na Escola em: <http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=8738&Exib=5513>. (Acesso em: 19 nov. 2011.):

filme

Observação:  Após a apresentação do filme, vocês responderão a atividades sobre ele e recontarão essa narrativa em forma de história em quadrinhos. Por isso, fiquem atentos aos detalhes e à sequência dos fatos.

Professor, sugerimos que o filme seja projetado duas vezes aos discentes, para que possam apreender melhor sua história e depois saberem retextualizá-la adequadamente.

 

 Atividade 3 – Analisando o filme 10 centavos

Estudantes ainda organizados em duplas.

Professor, a proposta desta etapa da aula é que os discentes interpretem o filme assistido, reflitam sobre seus sentidos implícitos e os aspectos sociais, econômicos e culturais que perpassam a narrativa.

Exercício 3

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Análise do filme 10 centavos”.

1)    Vocês consideram que as informações do texto estão todas explícitas ou existem sentidos que ficaram implícitos? Se considerarem que existem implícitos, descrevam quais são e como ele podem ser compreendidos.

2)    Utilizando um laptop, conectem à internet e acessem o link a seguir, em que visualizarão a ficha do filme: “Curta na Escola – Ficha completa – 10 centavos” (Disponível em: <http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=8738&Exib=5513>. Acesso em: 19 nov. 2011.):

ficha do filme

3)    Na ficha, lemos uma breve descrição sobre o filme: “Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico”. Considerando essa informação e seus conhecimentos de mundo, falem sobre os aspectos sociais, econômicos e culturais que estão subjacentes a essa narrativa.

4)    Discutam entre si e respondam: como é possível interpretar esse filme?

Para socializar as respostas, promova uma discussão com os discentes a respeito do filme. Solicite que se manifestem em relação às questões propostas e a outros aspectos que desejarem abordar. Fique atento para que todas as duplas participem e manifestem suas conclusões.

 

Atividade 4 – Retextualizando o filme em história em quadrinhos

Alunos continuam organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, propõe-se que os alunos retextualizem o filme assistido em uma história em quadrinhos e a socializem.

Exercício 4

O objetivo dessa atividade é retextualizar o filme 10 centavos em uma história em quadrinhos, isto é, uma HQ. Para isso, desenvolvam as atividades propostas:

1)    Utilizando um laptop por dupla, acessem o link relacionado a seguir, em que terão acesso a um texto muito interessante, que apresenta diversas orientações sobre como produzir o gênero proposto: “Como fazer uma história em quadrinhos” (Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 19 nov. 2011.):

baloes

2)    Leiam atentamente o texto acessado e direcionem as orientações para a construção de sua HQ.

3)    Façam um roteiro do filme assistido para viabilizar a produção da história em forma de HQ. Para isso, relembrem as cenas principais do filme, a sequência dele, discutam como poderão adaptar essas informações para o novo gênero textual e escrevam-nas.

4)     Ao concluírem o roteiro, decidam quantos quadros serão necessários para contar a história e como eles serão diagramados. Sugerimos que sejam feitos, no mínimo, trinta quadros, considerando a extensão do filme.

5)    Sigam as demais orientações contidas no texto acessado acima, “Como fazer uma história em quadrinhos”, e produzam a HQ. Sejam criativos e dediquem-se ao trabalho, pois, com certeza, construirão belos textos!

6)    Façam uma exposição na escola com as histórias produzidas por vocês. 

Professor, com certeza, serão produzidos trabalhos muito interessantes. Oriente os alunos para serem cuidadosos com o aspecto gráfico e visual da apresentação, para que as HQs tornem-se ainda mais atrativas. Organize a exposição na escola para socializá-las.

                                        

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o conteúdo trabalhado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Texto expositivo: Como construir histórias em quadrinhos com os alunos. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>. Acesso em: 18 nov. 2011.

- Texto em slides: Oficina de Histórias em quadrinhos. Disponível em: <http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792>. Acesso em: 18 nov. 2011.

- Site e programa para criação de histórias em quadrinhos online: O que é o HagáQuê?. Disponível em: <http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/>. Acesso em: 19 nov. 2011.

- Imagens de diferentes tipos de balões: <http://wiki.laptop.org/go/Atividade:_Bal%C3%B5es_em_HQ>, <http://pt.spiderpic.com/stock-photos/dreamstime/1763060-baloes-de-historias-em-quadrinhos>. Acesso em: 19 nov. 2011.

                                                  

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho deles ao responderem aos exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- reconhecer características do gênero textual história em quadrinhos;

- reconhecer sentidos implícitos no filme e analisá-los;

- compreender aspectos sociais, econômicos e culturais subjacentes ao filme 10 centavos;

- retextualizar o filme em uma história em quadrinhos, utilizando os elementos pertinentes a este gênero textual, de forma coesa, coerente e criativa.

                                     

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.