Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nossa cidade

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao termino das atividades o aluno deverá:

a) Explicar a formação da cidade onde mora;

b) Identificar os fatores que levaram ao desenvolvimento da cidade.

Duração das atividades
02 a 03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de urbano e conceito de rural.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor inicia com a pergunta:

Vocês sabem quando nossa cidade começou? Ou como começou?

Professor, você pode utilizar a animação "meu mundo" para que os alunos percebam as diferenças entre o urbano e o rural e reforçar estes conceitos.

Meu mundo

 A discussão, conduzida pelo professor a partir das questões e da animação, deve levar em consideração as opiniões dos alunos e suas hipóteses sobre o surgimento das primeiras cidades do mundo ocidental e sobre a criação da cidade onde a escola está.

É bom diferenciar cidade de município.

Aula 2: Conteúdo:

Por muito tempo as pessoas viviam, quase exclusivamente, no campo. Campo? Em Geografia, chamamos de campo as áreas rurais, onde são feitas plantações, são criados animais para abate, leite, etc. Então, houve tempo em que a maioria da população vivia no campo, neste espaço, as pessoas produziam o que necessitavam para viver.

Algumas coisas, aquelas que não eram produzidas por uma região, eram produzidas em outra. A organização do espaço, nesta época, era orientada pelas atividades do campo. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as atividades do campo passaram a ser feitas, cada vez, por menos pessoas. Ao mesmo tempo, nas cidades, a produção de manufaturas sofreu transformações, também devido ao uso de tecnologia, o que a tornou mais intensa e a fez precisar de mais mão-de-obra. Essas transformações, a que chamamos de Revolução Industrial, levaram a organização do espaço a ser orientada pela presença da indústria.

A partir destas informações o professor pergunta aos alunos: O que aconteceu?

Aguarda as respostas dos alunos, anotando-as no quadro-de-giz.

Bastante provavelmente um ou mais alunos responderão: as pessoas que moravam no campo ficaram sem atividades e por isso foram para as cidades trabalhar nas manufaturas. Professor, você pode agrupar as respostas dos alunos, para que eles percebam como e porque se deu a intensa saída das pessoas do campo para as cidades.

O professor explica: Assim foi acontecendo o processo de urbanização nos países que chamamos desenvolvidos.

A partir desse breve passeio pelo processo de mudança da sociedade: de sociedade rural para sociedade urbana, o professor solicita um levantamento de informações da região. As questões a seguir podem ser base para pesquisa que pode ter como uma das fontes entrevista os familiares mais velhos. Esta pesquisa pode ser feita em grupos (com 03 a 05 integrantes).

a) como e quando começou nossa cidade?

b) que fatores naturais auxiliaram na formação de nossa cidade?

c) quais as principais atividades econômicas da cidade?

c) que fatores favorecem a realização dessas atividades nessa cidade e não em outra?

d) a cidade apresenta alguma característica que a diferencia das demais cidades da região?

Professor, solicite que esses resultados sejam escritos em textos que, ao serem agrupados formem um livro sobre a cidade. Caso seja possível, também façam fotos para ilustrar o pequeno livro.

Professor, se houver acesso ao laboratório de informática na escola, leve os alunos para lá para que transformem o material em livro virtual. Orientações para esta ação estão em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/livro.htm.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meu mundo Animação/simulação
Recursos Complementares

Professor, informações sobre todos os municípios do Brasil você encontra no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1.

Avaliação

A avaliação acontece no decorrer das aulas.

1. participação nos debates: opinando, contribuindo, questionando;

2. realização da pesquisa e apresentação dos resultados;

3. pertinência dos resultados da pesquisa;

4. capacidade de trabalhar em grupo na construção do conteúdo e na construção do livro virtual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristóvão Colombo Pinheiro Neto, Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante. , Rio Grande do Norte - disse:
    cristovaoiv@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, muito boa sua aula, que tal se fosse feito um projeto enfocando a cidade em que mora, os pontos culturais, a economia, a cultura e etc. Cada um desses temas pode ser trabalhado em projetos separados envolvendo toda comunidade escolar e civil. Aqui, estamos realizando o resgate cultural do município, e garanto, os resultados são surpreendentes e fascinantes.


  • João Carlos Araujo, SEED , Paraná - disse:
    prof.araujo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Localizei minha aldeia!!!


  • Lorena Panage Moura, ufpr , Paraná - disse:
    lorena.panage.moura@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trazer a geografia mundial pro contexto regional. Ótimo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.