Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando a biografia de um ídolo

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar a diferença existente entre as palavras fã, herói, ídolo;
  • Ler um texto para posteriormente escrever uma biografia;
  • Explorar os elementos mórficos das palavras biografia e autobiografia. 
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Uso do computador e acesso à internet.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Uso do classmate UCA - softwares: KWord pelo ícone de processador de textos da área de trabalho ou KWord (Metasys > Aplicativos ->KWord) e Mozila Firefox (Metasys > favoritos > navegador de internet) ou Área de trabalho >navegador de internet. 

MOTIVAÇÃO

O professor começará a aula discutindo com os alunos sobre o que é um ídolo.

Perguntará:

  • se têm ídolos e o que essa pessoa fez ou faz para merecer essa consideração.
  • qual a diferença que existe entre as palavras: ídolo e herói;
  • qual a diferença entre ser fã de alguém e tê-la como ídolo;
  • se sabem como escrever uma biografia;
  • se pensam ser possível a uma pessoa, ser pianista tendo perdido o movimento com as mãos;
  • se já ouviram falar em João Carlos Martins.

Enquanto discutem, o professor irá esclarecendo e informando sobre o assunto.

O professor explicará que, ao final dessa atividade, eles serão convidados a apresentar a biografia de seus ídolos e que, para tanto, assistirão a vídeos e lerão um texto-modelo.

 

Atividade 1

joo  João

Imagens disponíveis em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Jo%C3%A3o_Carlos_Martins.jpghttp://www.abril.com.br/blog/viver-a-vida-novela/2010/05/joao-carlos-martins-dara-depoimento-final-de-viver-a-vida/  

http://www.abril.com.br/blog/viver-a-vida-novela/2010/05/joao-carlos-martins-dara-depoimento-final-de-viver-a-vida/ 

As atividades serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA conectado à internet. Faremos uso dos seguintes softwares: KWord pelo ícone de processador de textos da área de trabalho ou KWord (Metasys > Aplicativos ->KWord) e Mozila Firefox (Metasys > favoritos > navegador de internet) ou Área de trabalho >navegador de internet.

O professor convidará os alunos para assistirem juntos a dois vídeos sobre João Carlos Martins.

http://www.youtube.com/watch?v=z35HKlx6i3g&feature=related

Em seguida, convidará os alunos a lerem o texto:

Professor, se você preferir, peça aos alunos para acessarem o site abaixo ou imprima um texto para cada um deles. 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Martins 

 

João Carlos Martins  

Nome completo João Carlos Gandra da Silva Martins

Nascimento- 25 de junho de 1940 

Origem- São Paulo, SP

País- Brasil

Gênero: Música clássica

Instrumento: Piano

Período em atividade 1951 - atualmente

Influência: Johann Sebastian Bach

João Carlos Gandra da Silva Martins (São Paulo, 25 de junho de 1940) é um pianista e maestro brasileiro. É avaliado como um grande especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach.

Biografia

João Carlos começou seus estudos ainda menino, no dia em que seu pai, com a professora Aida de Vuono, compraram para ele um piano. Aos oito anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach e ele venceu seu primeiro desafio.

Começou a estudar no Liceu Pasteur e, com 11 anos,  por seis horas diárias. Teve, no Liceu, aula com o maior professor de piano da época -- um russo radicado no Brasil, chamado José Kliass.

Sempre buscou a perfeição para se tornar um verdadeiro intérprete. Venceu o concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial. Foi escolhido, no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington.

Aos vinte anos estreou, no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.

João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano. Primeiro quando teve um nervo rompido e perdeu os movimentos da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque. Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão. Depois, com o correr dos anos, desenvolveu a doença chamada Contratura de Dupuytren. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico.

Mas sua incontrolável paixão o fez retornar  e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.

Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto e um golpe na cabeça o fez perder parte do movimento de mãos novamente. Ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.

Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.

“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.

Em maio de 2004, esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra. Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).

Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.

João Carlos realiza, também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.

A atuação de resgatar a música para as pessoas que conhecem ou ainda nunca tiveram contato com ela faz parte deste "momento mágico" em que vive o maestro João Carlos Martins. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente "A música venceu!". E consegue.

 Curiosidades

É irmão do jurista Ives Gandra da Silva Martins e do pianista José Eduardo Martins.

Em fevereiro de 2004, o crítico inglês descreve na International Piano Magazine um episódio pitoresco que aconteceu na vida de João Carlos Martins, quando após um recital no Carnegie Hall, no final dos anos 60, recebeu uma recomendação de Salvador Dalí: "Diga a todos que você é o maior intérprete de Bach, algum dia vão acreditar. Faz muitos anos que digo ser o maior pintor do mundo e já há gente que acredita". O crítico termina dizendo que João Carlos Martins não teve que esperar tanto tempo.

Recentemente, a TV Cultura exibiu o Roda Vida ao vivo com o Maestro, o qual entre tantas partes emocionantes, também utilizou um piano digital para algumas demonstrações.

Em 14 de maio de 2010, após último capítulo da novela “Viver a Vida”, na Rede Globo, é apresentado o depoimento emocionante de João Carlos Martins. O depoimento ganhou grande destaque na internet, principalmente no site de relacionamento Twitter. "Viver a Vida teve um 'gran finale'. João Carlos Martins fechou a novela com chave de ouro. Mostrou mesmo o que é superação", diz um dos comentários.

É torcedor fanático da Associação Portuguesa de Desportos, tendo tocado o hino nacional brasileiro, no último jogo da temporada de 2007 no estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte lotado, fato considerado por muitos o momento mais emocionante do Campeonato Brasileiro da Série B de 2007.

Foi homenageado pela escola de samba paulistana Vai-Vai com o enredo "A Música Venceu", tendo o maestro como destaque no último carro e em alguns momentos do desfile "regendo" a bateria da agremiação. A escola se tornaria campeã do carnaval desse ano.

Trabalhando, em grupo, com o texto:

 

São várias as alternativas para se apresentar uma biografia. Uma delas é apresentar os principais momentos da vida de uma pessoa por datas.

1- Completem os espaços abaixo fazendo a biografia de João Carlos Martins.

 

1940                                    
1948  
1951  
1960  
2004  
2007  

 

2- Relacionem os acontecimentos trágicos que poderiam tê-lo impedido de viver para a música.

3- Respondam: As pessoas podem dizer que são fãs de João Carlos Martins, e/ou que ele é um herói ou um ídolo? Justifiquem.  

4- Como viram na biografia de João Carlos Martins, ele teve outros dois irmãos muito famosos, o jurista Ives Gandra da Silva Martins e o pianista José Eduardo Martins. Como essa excepcionalidade familiar pode ser explicada? Levantem hipóteses.

Após a resolução das questões, o professor fará discussão do texto com toda a sala e a correção das questões.

 

Atividade 2

Uma biografia (bio= vida, grafia= escrita, registro pode ser escrita por outras pessoas, mas também pode ser uma autobiografia (auto= por si mesmo, grafia= escrita, registro). Vejamos algumas autobiografias:

http://www.youtube.com/watch?v=qJODZ9pEAa8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=RJmq-jn1ZiU&feature=related

 

Atividade 3

Cada aluno deverá fazer  a biografia de um ídolo seu, contando os fatos mais importantes ou por datas. O professor deverá  informar que o texto será recolhido para avaliação. Deverá também estimular para que haja esforço para pesquisarem, envolvimento e seriedade  na divulgação de dados. Poderão utilizar a internet para pesquisas. Quando a atividade estiver concluída, o professor pedirá que formem grupos de cinco ou seis elementos para trocarem os textos entre si para leitura.  Ao final, os alunos escolherão o melhor texto para ser lido para a classe.

 

Atividade 4

Os alunos acessarão os sites abaixo para sistematizarem conclusões sobre a diferença entre os vocábulos: fã, ídolo, herói.

http://www.youtube.com/watch?v=PUzbkIED8yw

(Neste vídeo temos nas entrelinhas o que é ser fã).

http://www.dicionarioweb.com.br/idolo.html Es   

(Neste site há a definição dicionarizada do que é um ídolo)

http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=63&id=5770&nomeCatNot=Comportamento (neste site  (neste 

 (Neste site há  uma retrospectiva histórica sobre o que era ser herói do passado e como o conceito se ampliou). 

 

Para finalizar e resgatar todas as discussões realizadas, o professor deverá fazer uma síntese do que significa:

  • uma biografia (bio= vida, grafia= escrita, registro pode ser escrita por outras pessoas, mas também pode ser uma autobiografia (auto= por si mesmo, grafia= escrita, registro).
  • herói (Conforme o vídeo, é ser vencedor, apesar de sua condição humana - pela ética, pelo amor ao esporte e pela capacidade de compreender a derrota.) Ex.: Meu pai é meu herói, quero seguir seu modelo, ele foi um batalhador íntegro. Não conheço nenhuma pessoa mais sábia.
  • ídolo (Pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente ). EX.: Roberto Carlos é meu ídolo. Comprei todos os discos dele.
  • fã   (É simplesmente gostar de algo que uma pessoa tem ou faz.Exs.: Sou fã de sua boca, das roupas que ele veste.  Sou fã do professor de História, ele é muito didático.

Professor, talvez os alunos possam ainda ter dúvidas quanto à extensão de cada uma destas palavras, uma vez que elas são bem próximas. Cite então o exemplo de Pedro Bial que recebeu muitas críticas sobre o uso incorreto da palavra herói ao se dirigir a participantes do BBB (Programa exibido pela  Rede Globo). Leia e sugira a leitura uma crítica do site:

 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080307093245AAmy4iJ 

Recursos Complementares

 Professor, nos sites abaixo, você poderá sugerir a leitura de outras biografias e outras críticas ao uso da palavra herói.

http://assisbrasil.org/joao/quintana.htm 

http://www.rolim.com.br/2002/_pdfs/heroisbial.pdf 

 

 

Avaliação

Professor, para avaliar a aprendizagem:

  • fique atento ao  envolvimento e interesse dos alunos nas atividades e, principalmente, se conseguiram construir textos interessantes.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.