Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalho interdisciplinar - trabalhando o vocabulário de Ciências

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar como o conhecimento da estrutura e dos processos de formação de palavras da Língua Portuguesa pode auxiliar a compreensão do vocabulário usado em outras áreas do conhecimento.
  • Ampliar vocabulário.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Processos de formação e estrutura das palavras.
Estratégias e recursos da aula
  • Estudo interdisciplinar;

  • pesquisa na internet, gramáticas e dicionários;

  • apresentação grupal.

 

Os professores de Língua Portuguesa e Ciências devem planejar ações conjuntas para que o presente estudo alcance os objetivos propostos. Em primeiro lugar, o professor de Português pode trabalhar a língua e, quando o estudo estiver concluído, o professor de Ciências explora o conteúdo.

Uquinha

 

Atividade 1

Os alunos deverão ter acesso ao texto abaixo que está disponível em: http://www.webciencia.com/11_23endo.htm

Se a leitura for feita diretamente no site, o professor deverá solicitar que os alunos copiem, no primeiro momento, no caderno todas as palavras que podem trazer dificuldades à compreensão do assunto. Se o texto for xerocado, basta que as palavras sejam sublinhadas. O professor pedirá aos alunos que façam a leitura do texto concomitante ao destaque das palavras.

Sistema Endócrino:

Glândulas e hormônios

O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.

As células alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal.

A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio:

Hipotálamo

Se localiza na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.

 Ã­po

Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/hipotalamo/ 

Hipófise (ou glândula Pituitária)

A hipófise é dividida em três partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise.

Hormônios produzidos no lobo anterior da hipófise

◦Samatotrofina (GH) - Hormônio do crescimento.

◦Hormônio tireotrófico (TSH) - Estimula a glândula tireóide.

◦Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) - Age sobre o córtex das glândulas supra-renais.

◦Hormônio folículo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides.

◦Hormônio luteinizante (LH) - Estimulante das células intersticiais do ovário e do testículo; provoca a ovulação e formação do corpo amarelo.

◦Hormônio lactogênico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produção de leite.

◦Os hormônios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designação geral de gonadotrofinas.

Hormônios produzidos pelo lobo posterior da hipófise

◦Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do útero, facilitando, assim, a expulsão do feto e da placenta.

◦Hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina - Constitui-se em um mecanismo importante para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo.

homem e mulher

Imagem disponível em: http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/bio40/endocrino/ 

Tireóide

Situada na porção anterior do pescoço, a tireóide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo são unidos na linha mediana por uma porção estreitada - o istmo.

A tireóide é regulada pelo hormônio tireotrófico (TSH) da adeno-hipófise. Seus hormônios - tiroxina e triiodotironina - requerem iodo para sua elaboração.

Paratireóides

Constituídas geralmente por quatro massas celulares, as paratireóides medem, em média, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto à tireóide.

Seu hormônio - o paratormônio - é necessário para o metabolismo do cálcio.

Supra-Renais ou Adrenais

Em cada glândula supra-renal há duas partes distintas; o córtex e a medula. Cada parte tem função diferente.

Os vários hormônios produzidos pelo córtex - as corticosteronas - controlam o metabolismo do sódio e do potássio e o aproveitamento dos açúcares, lipídios, sais e águas, entre outras funções.

A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormônios são importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo diante de condições de emergência, tais como emoções fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta.

Hormônios produzidos pelas Ilhotas de Langerhans (no Pâncreas)

Insulina - Facilita a penetração da glicose, presente no sangue circulante, nas células, em particular nas do fígado, onde é convertida em glicogênio (reserva de glicose).

Glucagon (glucagônio) - Responsável pelo desdobramento do glicogênio em glicose e pela elevação de taxa desse açúcar no sangue circulante.

Ovários

Na puberdade, a adeno-hipófise passa a produzir quantidades crescentes do hormônio folículo-estimulante (FSH). Sob a ação do FSH, os folículos imaturos do ovário continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os óvulos neles contidos. O folículo em desenvolvimento secreta hormônios denominados estrógenos, responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias femininas.

Outro hormônio produzido pela adeno-hipófise - hormônio luteinizante (LH) - atua sobre o ovário, determinando o rompimento do folículo maduro, com a expulsão do óvulo (ovulação).

O corpo amarelo (corpo lúteo) continua a produzir estrógenos e inicia a produção de outro hormônio - a progesterona - que atuará sobre o útero, preparando-o para receber o embrião caso tenha ocorrido a fecundação.

Glândulas Endócrinas

Testículos (Células de Leydig)

Entre os túbulos seminíferos encontra-se um tecido intersticial, constituído principalmente pelas células de Leydig, onde se dá a formação dos hormônios andrógenos (hormônios sexuais masculinos), em especial a testosterona.

Os hormônios andrógenos desenvolvem e mantém os caracteres sexuais masculinos.

Outras funções endócrinas

Além das glândulas endócrinas, a mucosa gástrica (que reveste internamente o estômago) e a mucosa duodenal (que reveste internamente o duodeno), têm células com função endócrina. As células com função endócrina da mucosa gástrica produzem o hormônio gastrina; e as da mucosa duodenal produzem os hormônios secretina e colecistoquinina. 

Atividade 2

  • Professor, é importante destacar a importância do ensino do vocabulário na escola. O trabalho interdisciplinar é primordial .A leitura certifica o leitor de que, se o aluno não conhecer o significado de quase meia centena de nomes científicos, que compõem esse texto, ele não conseguirá compreendê-lo.

 

1- O professor pedirá que coloquem as palavras em ordem alfabética, no masculino, singular, (se houver essa possibilidade, porque essa é a norma dos glossários) para fazerem o exercício abaixo.

Possivelmente essa será a ordem, isso porque algumas palavras não vão aparecer na dificudade dos alunos ou podem até aparecerem em maior quantidade:

A- adeno-hipófise, adrenalina, andrógeno, antidiurético,

C- citoplasma, colecistoquimia, corticosterona,

D- duodenal,

E- encefálico, endócrina, epinefrina, espermatozoide, estrógeno ,

F- folículo,

G- gástrico, glândula, glicogênio,

H- hipófise, hipotálamo, hormônio, 

I- insulina, interticial, istmo,

L- lactogênio, lipídeo, lobo, lúteo, luteinizante,

N- neuro-hipófise, neurossecretora,

P- paratireoide, pituitária,

S- supra-renais,

T- tireoide, tireotrófico, tiroxina, triiodotironina, trófico, trofina,  túbulos.

 

2- O professor distribuirá as palavras entre os grupos para que façam uma pesquisa, conforme exemplo dado pelo texto. Chamará a atenção para o uso da lógica em exemplos como: Se lúteo significa amarelo tirante a vermelho, luteinizante será o agente que torna o amarelo em vermelho. Se tíreo é tireoide e trófico é referente à nutrição, tireotrófico é nutrição da tiróide. 

3- Os grupos socializarão com a classe o resultado da pesquisa. Os alunos deverão registrar o significado que será supervisionado pelo professor.

 

Atividade 3

 

Trabalhando redes de significado:

Escrevam novas palavras a partir dos prefixos. Consultem o dicionário: ::

 

cole- 

 

glico-

 

cito-

 

anti- 

 

epi- 

 

hipo- 

 

endro -

 

lacto- 

                 

para-  

 

O professor fará a correção e em seguida proporá a atividade 4:

 

Atividade 4

O professor pedirá nova leitura do texto para verificação do resultado do trabalho com o vocabulário. 

 Se o resultado for satisfatório encerrará a atividade.

Recursos Complementares

Professor, consulte os endereços abaixo antes de iniciar sua aula.

http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/bio40/endocrino/ 

DE NICOLA, José & Infante Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 1997.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o processo.

  • Professor,

observe a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades;

estimule o envolvimento dos alunos a cada passo do trabalho;

amplie o vocabulário de seu aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.