21/12/2011
Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Cinemática, Movimento Circular Uniforme.
Sugerimos que o professor inicie a aula exibindo a seguinte simulação sobre Movimento Harmônico Simples, MHS, disponível no link a seguir:
http://www.fis.unb.br/simulacao/froio/Mhs.html
Nesta simulação, procure apresentar os fenômenos referente a conteúdos de Mecânica, “sistema massa mola, pêndulo simples, empuxo e coluna d’água”.
Atividade I
Peça aos alunos que observem atentamente esses movimentos para verificar o que eles têm em comum.
Ao terminar a apresentação deixe que alguns alunos se manifestem, é bem provável que alguém responderá algo, mas se ninguém se credenciar, convide alguns alunos a expor o que eles observaram de comum nos movimentos.
· Deverão ter percebido que todos esses movimentos apresentam a mesma característica, o móvel desloca em um sentido, depois em sentido oposto, recomeçando o movimento de maneira repetitiva.
Após ouvir e discutir os comentários, o professor deverá repetir um desses movimentos para certificar com os alunos que, em cada caso, tomando um ponto qualquer do movimento como referência, o móvel recomeça o movimento, todas as vezes que passa novamente pelo ponto no mesmo sentido. Movimentos com essas características são denominados de movimentos periódicos. Movimento periódico é todo aquele que se repete identicamente em intervalos de tempo iguais.
Deverá então definir o que é ciclo no movimento periódico.
Quando um objeto em movimento periódico, passa por um ponto, duas vezes consecutivas no mesmo sentido, dizemos que ele completou um ciclo.
Depois deverá apresentar a simulação correspondente ao link abaixo, para fazer uma comparação do Movimento Circular Uniforme (MCU) com o Movimento Harmônico Simples (MHS). Essa simulação ilustra a relação entre a projeção ortogonal do MCU sobre um plano e o MHS de um objeto preso a uma mola. O movimento da sombra projetada é correspondente ao movimento do objeto preso à mola.
MHS como Projeção do MCU
http://www.ufsm.br/gef/animhs.htm
Após observação e comentários sobre a animação apresentada, deverá também apresentar outra simulação, link abaixo. Nessa exibição, faça um alerta para que os alunos comparem o MCU com o MHS.
Na seqüência da conclusão acima, o professor deverá fornecer o conceito de período e frequência.
O período (T) é o tempo decorrido durante a realização de um ciclo por um objeto no MCU ou no MHS e frequência (f) é o número de ciclos efetuados em uma unidade de tempo.
Pelas definições, verifica-se que: f = 1/T. Segue-se que a unidade de frequência no SI é ciclo por segundo (ciclo/s) ou simplesmente, 1/s, (s-1). Esta unidade é denominada de hertz, abreviatura Hz.
Para melhor fixação pelos alunos, elabore alguns exercícios sobre frequência e período no MCU ou no MHS, para que resolvam por escrito e individualmente. Como sugestão segue dois exercícios:
01. O período de um pêndulo é 0,2 segundos, qual sua frequência?
02. Um móvel em MCU executa 6,0 voltas completas em 1,0 minuto, qual sua frequência e seu período, no SI?
Atividade II
Em seguida o professor poderá fazer uma demonstração experimental usando um pêndulo simples para determinar a aceleração da gravidade local. Antes de executar o experimento deverá fornecer a equação do período de um pêndulo simples, T = 2.(3,14)(L/g)1/2, em que: L = comprimento do pêndulo e g = aceleração da gravidade local.
Organize o material previamente, muito fácil de se conseguir:
Na sala de aulas, ou no laboratório, ou mesmo no pátio da escola, distribua os alunos de modo que todos fiquem bem posicionados para observar o experimento, e então faça uma prática demonstrativa.
Procedimento:
Depois escolha dois alunos para medir o valor do tempo de 10 oscilações e determinar T. Faça pelo menos 4 repetições, sempre variando a dupla de alunos, para que haja maior participação da turma.
Peça aos alunos que em duplas calculem o valor da aceleração da gravidade local usando a expressão do período do pêndulo fornecida.
Atividade III
Forneça e explique a expressão do período de um objeto oscilando em MHS sob ação de uma mola. O período do objeto em MHS é: T = 2.(3,14)(M/k)1/2; em que M é a massa do objeto e k é a constante elástica da mola. Com essas informações peça aos alunos que, em duplas, resolvam o seguinte exercício.
Determine a relação entre a massa M de um objeto em MHS preso a uma mola de constante elástica k de 5,0 N/m e o comprimento L de um pêndulo simples oscilando em um local de g = 10 m/s2, para que tenham o mesmo período.
Para finalizar a aula, o professor poderá exibir um filme sobre aplicação do pêndulo no funcionamento de relógios, com menos de 3 minutos de duração.
Relógios de pêndulos
Nome | Tipo |
---|---|
Oscilações e movimento circular | Animação/simulação |
Acesse os seguintes vídeos:
Movimento Harmônico 1
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=PBuG2a9FqM4
Movimento Harmônico 2
http://www.youtube.com/watch?v=VdUASqhytz4&feature=related
Movimento Harmônico 3
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=fNLP8bFww0E
Acesse também:
Oscilações em nossa vida e a nossa volta
Distribua os alunos em equipes para que pesquisem e encontre o máximo de exemplos sobre movimentos periódicos que ocorrem naturalmente. Em cada exemplo fornecer o ciclo do movimento e seu respectivo período, os exemplos encontrados pelas equipes deverão ser apresentados e avaliados em uma aula de física.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!