31/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ao final das aulas os alunos deverão conhecer:
- a organização territorial do Brasil;
- a divisão política brasileira;
- o conceito de território.
- noções de territorio.
(O professor pode iniciar este conceito a partir da casa dos alunos ou do espaço de cada um na sala de aula: "minha carteira").
O professor inicia esta aula com o mapa da América do Sul ou mapamúndi na parede. Mostra aos alunos o Brasil e pergunta:
- será que o Brasil, como país, sempre existiu?
- será que o Brasil sempre foi assim? Com este tamanho?
O professor conversa com os alunos e analisa as hipóteses levantadas por eles.
Conteúdo:
O Brasil que conhecemos hoje tem 8.547.403 km2 (IBGE). Ele não começou assim; o território foi aumentando conforme os portugueses foram ocupando e colonizando as terras das quais tomou posse em 1500, com o chamado “descobrimento”.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores - acesso em 16 jul 2009.
Observando o mapa, pode-se ver que, a princípio, a parte de Portugal (a direita da linha de Tordesilhas) era bem menor do que o Brasil de hoje. A ocupação da parte espanhola (a esquerda da linha de Tordesilhas) pelos portugueses deu-se porque por certo período (de 1580 a 1640) o rei de Portugal era o neto do rei da Espanha.
Até 1822 o Brasil era colônia de Portugal, isso significa que não era um país. Era um território sob o domínio da Coroa Portuguesa, ou seja, o rei de Portugal que tomava as decisões a respeito do que seria feito aqui.
Enquanto era dominado por Portugal e também depois da independência, houve conflitos para a manutenção e expansão do território brasileiro. Esses conflitos foram com os povos indígenas que viviam aqui e com povos de outros países europeus que também queriam colônias no chamado “novo mundo”.
A princípio, a ocupação foi apenas no litoral, isso porque facilitava o envio dos produtos para a Europa. Devido à exploração de alguns produtos como a pecuária no interior nordestino, a borracha na Floresta Amazônica, o ouro nas Minas Gerais e em Goiás, entre outros.
Assim o território foi sendo ocupado, as fronteiras foram sendo consolidadas por meio de um processo histórico de produção e reprodução do espaço por meio do trabalho humano. Os acontecimentos políticos, econômicos e sociais refletem esta ocupação. O Brasil passa a ter o território atual apenas em 1910, quando o último “pedaço” é incorporado (o estado do Acre, que foi comprado da Bolívia).
O professor pode utilizar o áudio "Conhecendo a história do Acre" na parte que trata da compra deste território da Bolívia.
No decorrer dessa história o país teve diversas divisões políticas. A divisão atual em 23 estados e 01 Distrito Federal, foi feita em 1988, por meio da Constituição Federal promulgada naquele ano.
O professor leva os alunos ao laboratório de informática para pesquisa. Os alunos deverão, neste espaço, trabalhar em duplas.
1. os alunos devem pesquisar nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do governo federal as duplas devem anotar os seguintes dados a respeito do Brasil:
- área; capi tal; popula ção; moeda; a relação entre o território brasileiro e o território da América do Sul; a organização político-administrativa.
2. Ainda no laboratório de informática, devem realizar a atividade a seguir:
De volta à sala de aula o professor entrega às duplas de trabalho um mapa-mudo do Brasil onde eles identificarão as Unidades da Federação e, no verso, produzirão texto falando da formação territorial brasileira, colocando, também, os dados pesquisados no laboratório.
Nome | Tipo |
---|---|
Conhecendo a história do Acre | Áudio |
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Sobre o assunto, com muitos detalhes, há texto no Livro Didático Público de Geografia. O título do capítulo é "O Brasil podia ser diferente?".
A avaliação deve ocorrer em todo o processo:
1. contribuição na discussão inicial: apresentou hipóteses, fez questionamentos ou dúvidas;
2. cooperação no laboratório de informática: auxiliou o parceiro, auxiliou outras duplas;
3. realização das tarefas no laboratório de informática: fez as tarefas;
4. trabalho em dupla: preenchimento do mapa-mudo e pertinência do texto.
Quatro estrelas 3 classificações
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14/03/2013
Cinco estrelasadorei me ajudou bastente
24/03/2010
Três estrelasOlá, gostei muito, mais porque não optou por um vídeo para dinamizar mais sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasLegal a historia do Acre, mas as imagens trazem pouca interatividade. Beijo