29/08/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Nesse programa, aparecerá um quadro com quatro colunas, representando a unidade de milhar, a centena, a dezena e a unidade, com uma linha horizontal pontilhada separando o minuendo do subtraendo.
Em cada coluna existem peças azuis (minuendo) e vermelhas (subtraendo) para representar os números.
Para realizar a subtração é preciso colocar uma peça vermelha sobre a azul ou vice-versa.
O programa permite você escolher o número de colunas que deseja utilizar, sendo assim, você pode iniciar com apenas duas colunas (dezena e unidade) e depois deixar que utilizem mais colunas (unidade de milhar, centena, dezena e unidade). E também permite que os alunos criem suas próprias adições. Para isso, deverão clicar em que será aberta um novo quadro com blocos (unidade de milhar), placas (centenas), barra (dezenas) e cubinhos (unidades).
Para montar a subtração, deverão clicar nas figuras o número de vezes que ela representa. Por exemplo, se quiser fazer 28−13, deverá clicar duas vezes na barrinha azul (dezena), oito vezes no cubinho azul (unidade), uma vez na barrinha vermelha (dezena) e três vezes no cubinho vermelho (unidade).
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito da subtração, pois eles com certeza já sabem realizar essa operação, porém, não formalizada. Se você pedir para que resolvam um problema, por exemplo, "Paulo tem 14 figurinhas e perdeu 8, com quantas figurinhas ele ficou?". Eles irão responder, provavelmente com desenhos, anotações etc. utilize essas soluções para mostrar que existem várias formas de resolver um problema e convide-lhes a escrever matematicamente essa solução, usando o algoritmo da subtração. Mostre-lhes qual o sinal que representa a subtração. Dê alguns exemplos de escrita desse algoritmo, sem a resolução.
Cuidado para não chamar essa operação de “menos”, pois esse é o nome do sinal que representa a subtração. Sempre que for falar dessa operação refira-se a operação de subtração.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_155_g_1_t_1.html?from=category_g_1_t_1.html onde irão encontrar um quadro onde usarão o material dourado para resolver as subtrações e ao lado um algoritmo que será realizado automaticamente.
Inicialmente trabalhe com os alunos com apenas duas colunas a da unidade e da dezena.
Peça aos alunos que cliquem em e sugira que representem a subtração 25−14, por exemplo. Para isso eles deverão colocar duas barrinhas azuis e cinco cubinhos azuis para representar o minuendo (antes da linha pontilhada) e uma barrinha vermelha e quatro cubinhos vermelhos para representar o subtraendo (abaixo da linha pontilhada).
Em seguida, questione qual seria o valor dessa subtração depois das respostas peça para que verifiquem clicando em irá aparecer um novo quadro como o anterior sem o resultado anotado no algoritmo, questione o que eles deverão fazer para obter o resultado. Espera-se que os alunos digam que deverão eliminar uma peça azul para uma vermelha. Para realizar esse procedimento eles deverão colocar uma peça contraria sobre a outra, isto é, uma azul sobre a vermelha ou uma vermelha sobre a azul.
Após fazerem esse procedimento irá aparecer o resultado no algoritmo ao lado.
Repita pelo menos umas três vezes esse mesmo procedimento com os alunos usando apenas as subtrações de números sem a reserva.
Depois, sugira algumas subtrações com reserva, por exemplo, 35−19. Depois que eles clicarem em , questione novamente o que eles deverão fazer para resolver a subtração, talvez eles apresentem a mesma solução, isto é, retirar um cubinho vermelho para cada azul, questione então se isso é possível, ou seja, se eles podem retirar um cubinho azul para todos os cubinhos vermelhos. Eles deverão concluir que não é possível.
Pergunte novamente como será possível retirar 9 cubinhos de 5. Caso não respondam corretamente, induza-os a trocar uma barrinha por 10 cubinhos. Para isso, eles deverão arrastar a barrinha até a coluna das unidades, e ela automaticamente se transformará em 10 cubinhos. E o mesmo processo será realizado no algoritmo ao lado.
Chame atenção para o que foi feito e como foi feita a anotação no algoritmo.
Pergunte com quantos cubinhos eles ficaram e como isso foi anotado no algoritmo. Então, questione se agora poderão retirar 9 cubinhos de 15. Para realizar essa operação, no quadro, os alunos deverão arrastar um cubinho vermelho até um azul ou vice-versa, que eles se anularão.
Ao finalizar o processo no quadro aparecerá anotado no algoritmo quantos cubinhos sobraram.
Para realizar a subtração das dezenas o procedimento é o mesmo, arrasta-se uma barrinha vermelha até a azul e ela irá se anular, o resultado será anotado no algoritmo automaticamente.
Repita mais três vezes esse mesmo procedimento de criar as subtrações e depois resolver. Peça aos alunos que anotem o algoritmo em todas as etapas.
Depois peça para que cliquem em que irá aparecer uma nova subtração criada pelo programa, peça para que anotem essas subtrações em uma folha para que você possa utilizar como avaliação.
Dicas e Sugestões
Crie uma lista de subtrações para que você possa passar aos alunos, como eles são pequenos seria interessante que as subtrações que você solicitar, eles façam todos ao mesmo tempo, depois quando forem para as criadas pelo programa eles poderão resolver sozinhos, visto que o programa não tem uma mesma seqüência de subtrações, sendo assim, eles resolverão subtrações diferentes.
Professor, procure não utilizar o termo “emprestar”, pois isso não faz sentido para a criança, pois na verdade quando riscamos o 5 e escrevemos 15, por exemplo, trocamos uma dezena por dez unidades que somadas com 5 dão 15 unidades.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Três estrelasAchei interessante esta atividade para trabalhar subtração com os alunos, principalmente aqueles que tem dificuldade de aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasComo é bom ter colegas com sugestões boas para transmitir aos demais colegas. Parabéns. gostei da sua aula onde irá contruir muito com meu trabalho. Eu trabalho com material dourado, mas essa sugestão é ótima.Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasAdoramos o joguinho, a aula fica diferente e atrativa para as crianças aprenderem de uma forma lúdica, dicertida e usando a tecnologia.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE AULA, A LUDICIDADE TORNA A AULA MAIS ATRATIVA PARA O ALUNO.
24/03/2010
Cinco estrelasO programa é muito criativo, pois mostra para o aluno, de maneira concreta, o processo da subtração.