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The Bernoulli Principle: aprendendo Física em Inglês!!!!!

 

28/07/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno P. Mattiazzo e Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário e estratégias de leitura a partir de um texto relacionado à Física.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor trabalhará com as estratégias de leitura de textos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para iniciar a aula o professor distribuirá alguns exemplares do brinquedo conhecido pelo nome de “cachimbo de velha”, ou “cachimbo de bola” (Fig. 1) e promover um momento de descontração em que brincam com os mesmos.

BRINQUEDO CACHIMBO

Figura 1 – Brinquedo Cachimbo
Fonte: http://www.mpbrinquedos.com.br/octopus/design/images/1/products/s/12607dodo.jpg Acesso em: 24 de julho de 2009.

Durante a brincadeira o professor perguntará, em aula aberta, "Por que a bolinha sobe? O que a faz subir?" e ouvirá as opiniões dos alunos.

Atividade 1

Ao término da discussão, o professor apresentará aos alunos o vídeo (Fig. 2) - Bernoulli 5, para que os alunos procurem estabelecer alguma relação entre o vídeo assistido e a brincadeira proposta. Além disso, o professor deverá mencionar que o vídeo está em Inglês, indicando que, ao realizar esta atividade, estará desenvolvendo a competência de extrair do texto seu tema principal.

RECURSO:
Bernoulli 5 –
http://www.youtube.com/watch?v=MVKARF4Bg7Q&feature=related  Acesso em 24 de julho de 2009.

BERNOULLI 5

Figura 2 – Imagem do Recurso

Dando continuidade, o professor perguntará novamente, ao final da exibição do vídeo, o que os alunos acharam do vídeo assistido, o que entenderam e se conseguem estabelecer alguma relação entre ele (o vídeo) e a brincadeira proposta. Os alunos devem ser instigados a perceber que este trata um princípio da Física, que explica o fato das bolinhas flutuarem quando o cachimbo é soprado (Princípio de Bernoulli).
Ressalte-se que, ao realizar esta atividade, o aluno estará desenvolvendo a competência de extrair do texto seu tema principal. O professor deverá orientar os alunos que a principal técnica para encontrar no texto a resposta as questões iniciais é o levantamento de hipóteses a respeito do tema, a partir da associação que fazem do conhecimento de mundo (do cotidiano) com o vocabulário e expressões do texto, confirmando essas hipóteses a partir do debate em sala de aula. O professor deverá ressaltar que essa estratégia deve ser usada antes de se recorrer a um dicionário Inglês-Português, na medida em que facilita saber qual a palavra em Português é a mais adequada ao tema do texto lido.


Atividade 2


O professor, então, dividirá os alunos em duplas e distribuirá a Folha de Atividades (Folha de Atividade 1) para que respondam (Fig. 3). Esta atividade enfoca as palavras chave do texto apresentado no vídeo, para que o aluno possa ter uma compreensão em maior profundidade.


RECURSO
Folha de Atividade 1 –
Escolha uma das palavras dos pares para completar as frases, com o auxílio do dicionário, se necessário:


1. Water and air are examples of ______________. (fluid / r esources)
2 . The car runs at a very high __________: 180 km/h! (gasoline / speed)
3. The price of gasoline ______________ today. (decreases / pressure)
4. The tire is with a ______________ pressure. (low / fast)
5. There is not enough air to ______________ here, we can die. (eat /breathe)
6. I ______________ in the class. (drive /stay)
7. We run ______________ the stadium every day. (around /big)
8. The water passes through the ______________. (train/ stream)
9. The man is at the _____________of the mountain. (bottom / great)

usodicionário

Figura 3 – Trabalhando em Duplas
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_PStI2c3KBtk/SYHAJPvqesI/AAAAAAAAAFA/1HnVzFK4toY/s320/uso_dicionario.jpg  Acesso em 19 de julho de 2009.

Após os alunos finalizarem a atividade, o professor requisitará que alguns se dirijam até a lousa e coloquem as frases como completaram. Na sequência, em aula aberta, o professor, verificará a adequação das respostas, questionando os alunos sobre as mesmas e ao final proporá a resposta julgada correta, dentro do contexto.


Atividade 3

Neste momento o professor orientará os alunos para assistirem o vídeo novamente, buscando compreendê-lo com maior profundidade a partir do vocabulário chave estudado na Atividade 2.
Após a exibição do vídeo (que poderá ser repetido mais uma ou duas vezes) os alunos, ainda em duplas, escreverão suas respostas quanto às perguntas feitas durante o início dessas aulas - "Por que a bolinha sobe? O que a faz subir?" - preferencialmente em Língua Inglesa. Minimamente o aluno deverá ser capaz de utilizar o vocabulário praticado na Atividade 2, ainda que os textos sejam criados numa mescla de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

O professor deverá corrigir os textos produzidos pedindo que os alunos que se sintam a vontade os digam para a sala, sem perder de vista que o enfoque principal das aulas é desenvolver vocabulário e estratégias de leitura a partir de um texto relacionado à Física e, sendo assim, os textos produzidos deverão conter as informações principais do texto lido, não importando se a Língua Portuguesa for usada neste momento.

Maiores informações sobre estratégias de leitura podem ser encontradas em:

RECURSO: http://www.nead.uncnet.br/2009/revistas/letras/10/1.pdf  Acesso em: 24 de julho de 2009.

SUGESTÃO:


Sugerimos que o professor desta disciplina entre em contato com o professor de Física/Ciências Naturais para realização desta atividade explicando com mais detalhes os conceitos físicos envolvidos, bem como sua possível aplicação prática.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas, principalmente na finalização destas. Neste momento o professor deverá estar atento para o texto produzido pelas duplas, que deverá conter as informações principais do texto lido (do vídeo), denotando a sua compreensão adequada!

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Lorenna Duarte, EE DEP. FERNANDO C. C. SALDANHA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    profelorenna@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a exposição da aula, é uma sugestão que pode ser adaptado a Lingua espanhola.


Sem classificação.
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