02/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ao término das atividades os alunos deverão:
- conhecer as formas de uso da água;
- conhecer a importância da água na organização do espaço;
- desenvolver atitude de consumo consciente de água.
O aluno devera conhecer o ciclo da água.
O professor inicia a aula com a seguinte informação: a quantidade de água disponível no planeta é de, aproximadamente, 1.386 milhão de Km3, e esse volume é o mesmo há cerca de 500 milhões de anos. Assim, as moléculas de água que usamos hoje já foram usadas, anteriormente. Ela retornou para o uso por meio do ciclo hidrológico ou ciclo das águas.
O professor pode mostrar animações do ciclo da água para os alunos lembrarem melhor.
Em seguida questiona a respeito das possibilidades de uso de água que os alunos conhecem.As respostas dos alunos podem ser anotadas em um painel e ser afixada na sala de aula.
Aula 2: Conteúdo
O consumo da água pode ser classificado por setores: setor doméstico, setor industrial e setor agrícola. O setor doméstico é o que menos consome água (10% do total); o setor industrial é o segundo em volume de consumo; e o setor agrícola é o grande consumidor, respondendo por 69% do total consumido no planeta.
A água é um recurso que tem valor econômico e permite a produção de outros recursos. Todos os usos da água provocam efeitos negativos que podem ser minimizados a partir de uso consciente.
A seguir as possibilidades de uso da água e os efeitos negativos que podem causar:
1. Abastecimento urbano: leva à produção de esgotos que provocam poluição orgânica e química. É uma das principais causas de degradação das águas.
2. Processo industrial: produz resíduos, muitas vezes, com alto grau de toxidade. Também é responsável por boa parte do desperdício do recurso.
3. Produção de energia elétrica: causa danos ambientais, sociais e econômicos devido à formação do lago.
4. Irrigação e criação de animais: provoca poluição por agroquímicos e por dejetos orgânicos.
5. Hidrovias: pode poluir por derrame de óleo ou por derramamento de cargas.
6. Turismo/lazer e uso terapêutico: produzem grande quantidade de lixo.
Mapa de distribuição de água potável no mundo
Após a apresentação do conteúdo o professor analisa com os alunos os usos da água em seu município e as ações deles com relação à economia de água.
Uma opção para o professor é a análise da fatura de água e o compromisso em reduzir os m3 . Esta atividade pode ser feita pelos alunos no caderno, utilizando apenas uma folha onde anotam o mês e o gasto de água em m3 , podendo ser feita a diferença de mês para mês.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
Mapa de distribuição de água potável no mundo | Mapa |
Ciclo da água | Animação/simulação |
A avaliaçao, feita no decorrer dos encontros por meio de criterios pre-estabelecidos:
1. participaçao na discussao inicial com contribuiçoes e questionamentos.
2. participação na análise final, com apresentação de sugestões para economia de água ou comentários pertinentes às sugestões dos colegas.
3. caso seja feita análise das faturas de água: verificação da atividade e economia de água por aluno.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2013
Três estrelasadorei trabalhei com os alunos nas aulas de geografia foi um sucesso.Obrigada
07/04/2011
Cinco estrelasótimo
24/03/2010
Cinco estrelasGostei dos videos.
24/03/2010
Três estrelasmuito bom o plano dessas aulas. Partiu do geral para o local. Tb usou dos recursos tecnologicos para mostrar o ciclo
24/03/2010
Quatro estrelasTema difícil de abortar por inteiro, mas os recursos de imagens e videos foram proveitosos.
24/03/2010
Cinco estrelasa água... é!? A água!!!
24/03/2010
Três estrelase uma aula bem planejada.onde o professor utiliza de diversos recursos tecnologico para aperfeiçoar suas aulas.