09/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Atividade 1
O professor conversará com os alunos sobre a importância do domínio de maior número de palavras do vocabulário.
Perguntará se sabem o que é vocabulário ativo e vocabulário passivo. Deixará que os alunos levantem hipóteses, só depois disso entregará o texto abaixo para leitura.
Texto I
O que se deve entender por vocabulário ativo e vocabulário passivo?
Vocabulário ativo é o que empregamos com relativa frequência na comunicação oral e escrita em nosso dia a dia, seja em situações formais ou informais.
http://br.fotolia.com/cat1/3003010
Vocabulário passivo é composto por palavras que não empregamos comumente, mas estão em nosso inconsciente e, quando usadas por outras pessoas, compreendemos o que tentam nos comunicar. O contexto também oferece pistas para ativação do vocabulário passivo.
Por que a mídia prioriza o vocabulário ativo sempre?
A mídia prioriza o vocabulário ativo da maioria das pessoas porque ela quer se fazer entender por todos. Seria muito complexo termos que pedir explicações a toda hora a quem está ao nosso lado sobre o significado das palavras ou até recorrer ao dicionário. Por isso, fica claro, que a mídia deve usar o vocabulário acessível ao maior número de pessoas com as quais quer se comunicar.
Porém, às vezes, sem nos darmos conta, somos expostos ao vocabulário passivo. Novas palavras surgem no vocabulário ativo dos repórteres, jornalistas e articulistas e essas são rapidamente incorporadas ao vocabulário passivo de leitores, ouvintes e telespectadores.
Há possibilidades do vocabulário ativo ser tão grande quanto o passivo?
Sempre que os adultos com maior formação escolar ou leitores frequentes, assistem a uma novela, a um telejornal, ou a um filme, por exemplo, o vocabulário ativo está presente, e geralmente não precisam acionar o vocabulário passivo. Já entre pessoas menos escolarizadas ou leitoras inexperientes, às vezes, há maior dificuldade em entender certas palavras ou expressões, pois essas não fazem parte de seus vocabulários ativos.
Após a leitura do texto, o professor deverá propor discussão do tema para que todos entendam bem o assunto.
http://br.fotolia.com/cat1/3003010
Atividade 2
O professor proporá que os alunos conheçam o potencial do vocabulário ativo e passivo de cada um. Para isso, proporá que acessem o site abaixo para fazerem uma leitura sobre a obra " O nariz & outras crônicas".
Professor, os alunos vão encontrar nesse site uma definição sobre o que é crônica, suas características, uma breve apresentação sobre o estilo de Luís Fernando Veríssimo e o resumo das 30 crônicas que compõem o livro “O nariz & outras crônicas.
Em grupo, os alunos lerão o texto base marcando as palavras que lhes parecem novas. Em seguida, deverão levantar hipóteses propiciadas pelo contexto. O passo seguinte será ir ao dicionário para confirmar ou refutar as hipóteses.
http://www.vestibular1.com.br/resumos_livros/o_nariz_e_outras_cronicas.htm
Atividade 3
Ainda fazendo uso do site anterior, o professor distribuirá entre os grupos os títulos das 30 crônicas que fazem parte de "O Nariz e outras crônicas". Os alunos lerão os pequenos resumos e marcarão as palavras que não fazem parte de seus vocabulários ativos e apresentarão para a classe. Possivelmente aparecerão, algumas dessas palavras: trama, contemporâneo, inusitado, obsessão, viscosidade, ideológico, viço, baluartes, chavões, canônica, cornija, embusteiro, impagáveis, dotes, intriga, metalinguístico, ociosidade, santinho do pau oco, fragoroso, óptica, neologismos, calcada, alienígena, arqueiros, progenitor, cáustica, libelo, defenestração, parodística. Tudo dependerá do nível da turma.
Professor, prepare-se para esclarecer dúvidas.
Atividade 4
O professor pedirá aos alunos para acessarem o site abaixo para lerem, na íntegra, uma das crônicas do livro de Luís Fernando Veríssimo. Depois da leitura, os alunos deverão discutir o texto com a orientação do professor.
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2185016
Atividade 5
Os alunos entrarão no site abaixo para fazerem o teste para conhecerem sobre o domínio individual do vocabulário.
Deverão abrir - Teste seu vocabulário. Depois da leitura do teste, o professor poderá fazer o seguinte:
1. Após o teste, o professor trabalhará oralmente o emprego das palavras vistas no teste.
2. Pedirá que contextualizem criando frases.
3. Poderá pedindo que um aluno leia sua frase e pedir a outro aluno que diga se a palavra foi bem empregada...
http://www.interney.net/testes/teste001.php">Teste
Quando o professor se certificar do emprego correto das palavras, encerrará o assunto.
Textos que poderão auxiliar o professor:
Professor, peça aos alunos para avaliarem a atividade. Pergunte se gostaram, se eles têm sugestões para outros tipos de aulas, etc. Assim você poderá refazer a sua prática.
Para a avaliação do professor
Observe se os estudantes:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!