22/07/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O objetivo da aula é desenvolver a capacidade de compreensão auditiva da Língua Inglesa e reconhecimento da forma e do uso do tempo verbal “presente simples” deste idioma.
O aluno deve já ter tido algum contato com o tempo verbal “presente simples” em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.
MOTIVAÇÃO:
Estando os alunos organizados em dupla no Laboratório de Informática, sugerimos que o professor inicie a aula apresentando a primeira estrofe da música We Walk (The Ting Tings), como postado abaixo (Fig.1), para os alunos, e perguntar se eles gostaram ou não e porquê.
Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=AvAoapdgQ5A&feature=PlayList&p=DE56B0653C92350D&index=1
Figura 1 – Imagem do Vídeo “The Ting Tings-We Walk”
Feito isto, o professor deverá pedir para que os alunos escutem a música toda, de forma que eles possam realizar as próximas atividades.
ATIVIDADE 1
Neste momento, o professor deverá distribuir para cada aluno uma “Folha de Atividade” (como modelo abaixo) com as estrofes da música We Walk (The Ting Tings) fora de ordem. O professor deverá orientar os alunos para que tentem numerar as estrofes na ordem correta, ouvindo a, para isso, no mínimo três vezes.
Folha de Atividade: NUMERE AS ESTROFES DE ACORDO COM A MÚSICA QUE VOCÊ VAI OUVIR:
We Walk (The Ting Tings)
( ) Take these edges, they're inside out
No one will notice, they're looking elsewhere
We can be honest, we call it off
We've got the choice if it all goes wrong
( ) You never alter, you're always you
Everything's breaking, but I don't care
Smash the rest up, burn it down
Put us in the corner 'cause we're into ideas
( ) [chorus] We walk (4X)
( ) [chorus] We walk (4X)
( ) [Bridge]
Where nothing makes you feel good... [x8]
( ) We've got the choice if it all goes wrong
( ) We walk
We walk (if it all goes wrong)
We walk
We wa-alk (if it all goes wrong)
( ) We walk
We walk (it makes you feel good, it makes you feel god)
We walk
We wa-alk (when it all goes wrong)
( ) We walk (4x)
( ) You see the changes in things that come
It's how you deal with it when switching off
Make a decision, a precondition
We've got the choice if it all goes wrong
Fonte (adaptado): http://www.lyrics007.com/The%20Ting%20Tings%20Lyrics/We%20Walk%20Lyrics.html Acesso em 14 de julho de 2009.
ATIVIDADE 2
O professor deverá corrigir as folhas de atividade em conjunto com os alunos. Sugerimos que isto seja feito da seguinte forma: 1) o professor pedirá para que os alunos comparem suas respostas em duplas; 2) o professor deverá solicitar que alguns alunos, de forma espontânea, digam a numeração que julgam adequada, contrastando opiniões; 3) a música deverá ser ouvida conjuntamente com todos os alunos, pausando esta a cada estrofe e numerando-as na ordem adequada!
Na sequência o professor deverá sugerir que os alunos troquem o pronome pessoal “we” da música por “he” ou “she” , relembrando o uso da terminação “s” (He/she walks) na terceira pessoa do singular do tempo verbal presente simples.
Figura 2 – Transformando os Verbos
Fonte: http://www.oba.org.br/extranet/fotos/2009/27380_03_06_2009_22_06_00.jpg Acesso em: 19 de julho de 2009.
Feito isto, o professor deverá sugerir que o verbo “walk” seja trocado por outros verbos, como, por exemplo, “talk”; em seguida este mesmo verbo no caso do exemplo, “talk” deverá ser transformado para a forma da terceira pessoa do singular, ou seja, “talks”. Além disso, o professor poderá pedir para que as duplas (Fig. 3) formem frases no presente simples, relacionadas com a temática da música (que é caminhar, mover-se para chegar à solução de uma dificuldade), como por exemplo: "I walk to feel good./ He sees the changes when he walks.". É importante que o professor disponibilize aos alunos dicionários português-inglês para a realização desta atividade. Observamos que não é necessário corrigir todas as frases de cada grupo, mas é importante corrigir pelo menos uma frase de cada grupo!!
Figura 3 - Trabalho em Duplas. Fonte: https://www.msu.edu/~carrionl/English%20Teaching%20Photos/pairwork.jpg Acesso em 14 de julho de 2009.
ATIVIDADE 3
Neste momento, sugerimos que o professor divida a sala em quatro grupos, e peça para que cada grupo componha um texto, ou uma música (no estilo musical preferido pelos alunos: Funk, Rock, Hip Hop etc.) sobre a música ou uma das frases desta, como, por exemplo, a frase: "You see the changes, and things that come". Os alunos poderão escrever o texto (ou música) em Português, e depois passá-lo para o idioma inglês. É fundamental que o professor acompanhe as produções dos grupos, de forma que este momento seja propício ao aprendizado da escrita em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, bem como ao desenvolvimento da criatividade. Sugerimos que os grupos apresentem suas produções (Fig. 4) a todos da sala, de forma a socializá-las, bem como trabalhar a pronúncia das palavras e a oralidade!!!
Figura 4 – Cantando a Música
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/dialogo/Parte-do-rosto-de-uma-mulher-cantando-num-microfone-antigo_01.jpg Acesso em: 17 de julho de 2009.
SUGESTÃO
1. Em colaboração com o professor de Educação Física, propor uma pesquisa na Internet em grupos sobre a questão da caminhada, uma vez que o título da música trabalhada traduzido para o Português é "Nós andamos/caminhamos". Cada grupo receberá um tópico:
a) benefícios da caminhada para a mente
b) benefícios da caminhada para o corpo
c) como fazer uma boa caminhada
Esta pesquisa será apresentada em forma de cartazes espalhados pela escola e o professor de Educação Física poderá realizar atividades tais como medir a frequência cardíaca e calcular o índice de massa corporal dos alunos para sugerir mudanças de hábitos relacionadas à prática de atividades físicas que melhorem a qualidade de vida dos mesmos.
2. Em colaboração com o professor de História promover um debate relacionando a música "We Walk, de uma banda inglesa atual (The Ting Tings) com a música brasileira de Geraldo Vandré "Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores (Caminhando)" censurada em 1968. O objetivo será levar os alunos a refletirem sobre como a produção artística de um país reflete o momento histórico e a cultura do mesmo. Ao final do debate os alunos podem escrever redações relacionadas ao tema com orientação do professor de Língua Portuguesa.
Dicionário português-inglês
Recurso:
Dictionary. com -
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas. Assim, é importante que o professor observe durante as atividades o envolvimento dos alunos com estas e o reconhecimento da forma e uso do tempo verbal presente simples.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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23/07/2010
Quatro estrelasSua aula é execelente tanto paratrabalhar o Simple present quanto a capacidade auditiva e os ritmos musicais
24/03/2010
Cinco estrelasPró, Há horas tento planejar uma aula com o Simple Present Tense, sua sugestão foi excelente. Parabéns!!!!!!!!!!!!!