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Água, conflito e acesso

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Identificar que os conflitos que envolvem a água não estão relacionados apenas ao seu consumo;

-  Reconhecer conflitos mundiais causados pelo domínio da água;

-  Distinguir os conceitos de soberania e de território.

Duração das atividades
02 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- conceito de soberania e de território.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
Professor, inicie a aula com um mapa-múndi na parede e distribuindo outro, em menor escala, para cada um de seus alunos (pode ser o mapa se está abaixo).
No mapa pequeno os alunos devem localizar: Lisboa/Portugal, Calecute/Índia, Rio de Janeiro/Brasil, Nova York/EUA, Victoria/Canadá. (Para isso eles precisam usar Atlas).
Após localizados os lugares, peça que tracem rotas marítimas, cada rota pode ser traçada em cor diferente e eles devem, ainda, fazer legenda referente a elas, no mapa:
Rota 1. Lisboa-Calecute (que é a 1ª rota marítima para as Índias, feita por Vasco da Gama, no período de 1497-1499);
Rota 2. Lisboa - Nova York

Rota 3. Rio de Janeiro - Victoria
Rota 4. Nova York - Victoria

Após as rotas traçadas, converse com os alunos a respeito desses trajetos. Utilizando os mapas completados por eles, discuta as rotas; explique que a tarefa era a rota marítima porque o transporte marítimo tem baixo custo. Caso algum aluno (ou um grupo deles) tenha feito as rotas 3 e 4 por meio do Canal do Panamá, deixe estes mapas para serem discutidos por último.Caso nenhum aluno tenha feito esta rota (via canal do Panamá), mostre a eles um mapa com a opção (você precisa traçar estas rotas, utilize o mesmo mapa que está abaixo). 

Fonte: http://planetageo.sites.uol.com.br/mundi.gif

Ao discutir sobre a rota via Canal do Panamá com os alunos, converse sobre o encurtamento das distâncias que a construção do canal propiciou. Também explique que, para o canal continuar com bastante atividade, será necessário nova obra, ampliando sua largura pois, os navios atuais são muito maiores do que aqueles utilizados no período de construção. Informe a eles que já há discussão sobre isso no Panamá onde houve plebiscito sobre a execução ou não da obra e sua aprovação popular. Questione: por que a população daquele país aprovou uma obra tão grande e que envolve boa parte de seu território?

Aula 2
Esta aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática. Os alunos devem trabalhar em dupla, a partir do seguinte roteiro:

1 - acessar o google maps (http://maps.google.com.br) e localizar o Canal do Panamá. Observar sua localização - anotar as considerações da dupla bem como as dúvidas;

2 - Buscar respostas para as duvidas acessando a wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal), no site, buscar o Panamá e responder, além das dúvidas levantadas pela dupla, as questões abaixo:

a) qual a importância do Canal do Panamá?

b) o canal já foi utilizado para fins militares, em que circunstância isso aconteceu? Qual/quais os países favorecidos, militarmente, pelo seu uso?

(Fonte: http://www.eia.doe.gov/cabs/World_Oil_Transit_Chokepoints/Pan ama_Canal.html)

O Panamá é um país da América Central, fica no istmo* que liga a América do Sul à América do Norte e separa o Oceano Atlântico do Oceano Pacífico.

Era território colombiano. Quando a França desistiu de construir o canal, em 1880, e o parlamento colombiano não aprovou a proposta dos Estados Unidos da América de terminá-lo, este país apoiou um movimento panamenho de independência (1903), construiu o canal e fez um acordo de domínio sobre a Zona do Canal até 1999.

O lugar é geo-estratégico, a navegação por meio do canal reduz distâncias. A partir de 31 de dezembro de 1999, o Panamá passou a ter domínio sobre a Zona do Canal pelo qual passam 5% do comércio marítimo mundial (cerca de 14 mil embarcações).

(Fonte: http://www.eia.doe.gov/cabs/World_Oil_Transit_Chokepoints/Panama_Canal.html)

O professor dá continuidade às atividades apresentando animação que mostra o funcionamento do Canal do Panamá (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14612/comofuncionaocanaldopanama.swf).

Como funciona o canal do Panamá

e retomando os conceitos de soberania (que é o direito de cada país em tomar decisões referentes ao que acontece em seu território, defendendo-o de invasões ou de interesses externos) e de território (a área que delimita um Estado e sobre a qual esse Estado é soberano). Para isso usa como exemplo, explicando duas situações da aula: a separação do Panamá da Colômbia e o domínio da Zona do Canal pelos EUA até 31/12/1999.

pode utilizar, também, outras situações onde houve conflito e/ou acordo por causa da água:

- no século XV, o fechamento do Mar Mediterrâneo pelos turcos otomanos ao ocupar parcialmente a Europa;

- na atualidade, o acordo entre os Estados Unidos da América e o México que envolve as águas do rio Colorado;

- a criação do Comitê para regulamentar a retirada e o uso das águas do aquífero Guarani (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Para concluir as atividades, os alunos  constroem uma lista onde devem constar os conflitos que tiveram como causa o uso de água, o acesso à água ou acesso por meio da água e os países envolvidos. Esta atividade fica mais rica se for utilizado um mapa-múndi no qual são localizados os conflitos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como funciona o canal do Panamá Animação/simulação
Recursos Complementares

O professor pode esclarecer a respeito de acidentes geográficos como istmo.

Sobre o canal:

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panama;

2. http://www.brasilescola.com/geografia/canal-panama.htm.

Avaliação

Avaliação se dá durante todo o processo. Os critérios:

1. participação coerente no traçado das rotas e na discussão inicial;

2. realização da pesquisa no laboratório de informática;

3. pertinência nas respostas dadas às questões presentes no roteiro;

4. construção da lista de conflitos/acordos;

5. localização dos conflitos no mapa-múndi.

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