Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Luzes e cores: explorando conceitos e relações- UCA

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais cores componentes da luz visível.

Apresentar, por meio de experimentos, os principais fenômenos físicos das luzes e cores.

Explicar a diferenciação entre a luz primária e secundária.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre luzes e cores.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: aprendendo sobre luzes e cores

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – O Mago da Física: Luz e Cores (Primárias e Secundárias)

cores

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0  acesso feito dia 01/12/2011

Vídeo 2 – O Mago da Física: A curva da Luz (efeito Miragem)

cores

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UmHa-RbofVM&feature=relmfu         acesso feito dia 01/12/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Quais lâmpadas foram utilizadas para representar a luz primaria?

2 – Por foi utilizada a parede branca no experimento?

3 – O que acontece quando é empregado um objeto opaco no experimento?

4 – Por que a luz se propaga em linha reta em meio heterogêneo?

5 – Explique a razão em função da qual a luz não se propaga em linha reta no meio homogêneo.

6 – O que é o efeito miragem?

2ª atividade: conhecendo um pouco mais sobre as luzes e cores

atividade

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Luz: comportamento e princípios
Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Fundamentos/luz.php  acesso feito dia 01/12/2011

TEXTO 2: Introdução à Física/A luz
Fonte:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_F%C3%ADsica/A_luz  acesso feito dia 01/12/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Defina o que é luz ou luz visível.

2 – Qual a definição de um raio de luz?

3 – Qual a diferença entre a luz primária e a luz secundária?

4 - Quais são os feixes luminosos?

5 – Qual a diferença entre reflexão de luz e refração de luz?

6 – Defina a 1ª e a 2ª lei de luz.

3ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1

 

 

 

 

 

Experimento 2

 

 

 

 

 

 

Experimento 3

 

 

 

 

 

4º atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para realizar, em casa, o Exercício 1. Posteriormente, a correção deverá ser executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Exercício 1 aos/as alunos/as.

Exercício 1

Leia o trecho final da música Luísa, de Tom Jobim, e responda as questões abaixo.

“(...) E um raio de Sol, nos teus cabelos,
como um brilhante que partindo a luz
explode em sete cores,
revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar;
Luísa”.

a) Que fenômeno envolvendo a luz é citado na música?

b) Explique como ocorre esse fenômeno.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Difração da luz Experimento prático
Reflexão total da luz Experimento prático
Propagação da Luz Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.