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Nas ondas do conhecimento: descobrindo as ondas sonoras - UCA

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais tipos de ondas mecânicas.

Apresentar como as ondas sonoras se propagam.

Explicar como as ondas sonoras estão presentes no nosso dia a dia.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre ondas sonoras.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: trabalhando a sensibilização

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Histórias em Quadrinhos 1, 2, 3, 4 e 5, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

História 1

ondas      

www.monica.com.br

História 2

ondas

www.monica.com.br

 História 3

ondas 

www.monica.com.br

 História 4

ondas 

www.monica.com.br

 História 5

ondas

www.monica.com.br

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das Histórias em Quadrinhos 1, 2, 3, 4 e 5. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1 – Qual é a semelhança entre as 5 Histórias em Quadrinhos?

2 – Todas as pessoas podem ouvir os sons apresentados nas Histórias em Quadrinhos?

3 – Quais sons apresentados nas Histórias em Quadrinhos são naturais?

4 – Você sabe como funciona o telefone sem fio das Histórias em Quadrinhos 2 e 3?

2ª atividade: viajando no conhecimento

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 – Física – Acústica e ondas sonoras

ondas

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zcjDNpyDjMw&feature=related        acessos feito dia 03/12/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 - O que é a acústica?

2 – Como o som se propaga na acústica?

3 – Qual é o objetivo de se estudar a acústica?

4 – Dê exemplo de ondas sonoras se propagando no ambiente.

3ª atividade: conhecendo as ondas sonoras

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: As Ondas Sonoras
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/fisica/as-ondas-sonoras-.html    acesso feito dia 03/12/2011

TEXTO 2:Ondas Sonoras
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/ondas-sonoras.htm  acesso feito dia 03/12/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – O que são as ondas sonoras?

2 – Quais são os meios que a onda mecânica utiliza para se propagar?

3 – Defina o que é infra som e ultra som.

4 – O que é o timbre?

5 – Defina o que é um som de grande intensidade.

4ª atividade: trabalhando um pouco mais de ondas sonoras

atividade

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os Áudios 1 e 2 se encontram disponíveis. Vale destacar que o software Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1 e 2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a apresentação dos Áudios 1 e 2, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 3. Vale destacar que o Questionário 3 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.

Questionário 3

1 – Por que o professor Galileu pediu para Cleber levar o violão na praia?

2 – Por que o pescador tem que saber sobre as marés?

3 – Qual a importância da maré para a pescaria?

5 – Dê exemplos de ondas mecânicas.

6 – O que são fenômenos cíclicos?

7 – Qual a influência do serrote do marceneiro na física?

5ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento – Vibrações

Material:

01 lata de bolachas grande e redonda
01 folha de plástico fina
01 elástico muito forte
01 colher de pau
01 colher de chá de açúcar

Procedimento:

Nesse primeiro momento da aula, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as fazer um tambor esticando a folha de plástico de forma a cobrir a lata redonda e grande.

Em seguida o/a professor/a deverá orientar os/as alunos a prenderem o elástico em volta da borda da lata, mantendo o elástico esticado. Depois de esticado o elástico, será necessário polvilhar em cima do tambor uma colher de chá de açúcar.

Polvilhado o açúcar no tambor será necessário bater com a colher de pau para observar o experimento.

Será possível visualizar o açúcar se movimentando para cima e para baixo no tambor construído com a lata.

Fenômenos observados:

Quando a colher bater no tambor, o metal irá vibrar, por uma fração de segundo, fazendo, assim, vibrar igualmente o ar junto dele. Estas pequenas vibrações do ar (ondas sonoras) rapidamente se espalham pelo ar em todas as direções.

Quando atingem o tambor, faz com que vibre, e desta forma o açúcar começa movimentar para cima e para baixo. As ondas sonoras que chegam ao ouvido o fazem ouvir o barulho.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/NetMag/exper_som.htm acesso feito dia 03/12/2011

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ondas sonoras - Fenômenos ondulatórios - Parte II Áudio
Ondas sonoras - Fenômenos ondulatórios - Parte I Áudio
Recursos Complementares

Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/ondas-sonoras/   acesso feito dia 03/12/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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