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De onde vem o sal?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e caracterizar os processos de filtração e destilação;
• Relacionar a aplicação da filtração e destilação em processo de obtenção do sal.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Tipos de misturas.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos Específicos:

  • Filtração;
  • Destilação;
  • Obtenção do sal.

 

Recursos educacionais:


Clique aqui para visualizar a simulação sobre a destilação.

 

Preparando a aula:

Para esta aula será necessária a existência computadores disponíveis para os alunos ou computador conectado a data show para reprodução do vídeo e da animação pelo professor.


Introduzindo a aula: (5 min.)

No inicio da aula faça a seguinte pergunta aos alunos: Como se obtém o sal? Depois de ouvir as respostas dos alunos, convide-os a assistir ao vídeo.

Desenvolvendo a aula: (25 min.)

Parte 1 – Vídeo e discussão.
Reproduza o vídeo para os alunos e depois faça as seguintes perguntas:

1 – De acordo com o vídeo, como removemos as impurezas da água do mar?
2 – Como se separa o sal da água do mar nas salinas?

Explique aos alunos que, através da filtração, podemos fazer com que a água do mar fique com menos impurezas sólidas e que, por meio da secagem, podemos separar o sal da água do mar, como é feito nas salinas.
Em seguida, explique aos alunos o conceito de filtração.
Filtração: é um processo de separação de materiais em que parte deles fica retida nos filtros, enquanto outra passa pelos seus poros. Ela é utilizada para separar materiais sólidos de gasosos, como ocorre nos filtros de condicionadores de ar, que separam a poeira do ar. Esse processo também pode ser usado para separar materiais sólidos de líquidos como, por exemplo, a separação da areia da água.
Explique aos alunos que a filtração é muito utilizada em tarefas do dia-a-dia, como na preparação de café e na filtração de água. Logo após, explique que a filtração não é suficiente para separar o sal da água, pois o sal está dissolvido na mesma e, portanto, ele escorre junto com água pelos poros do filtro. Para separar o sal da água devemos utilizar outro processo como a dest ilação simples.
Em seguida, peça aos alunos que iniciem a simulação da destilação. Durante a simulação explique o que está acontecendo passo a passo:
1 – aquecimento da solução contendo os materiais que deseja separar;
2 – ebulição do líquido mais volátil em que seus vapores são direcionados para o condensador;
3 – condensação dos vapores por meio da troca de calor com a água que circula ao redor da tubulação por onde passa os vapores;
4 – recolhimento da água condensada a qual é transferida para outro frasco. Explique também ao aluno que a ilustração do material que está aparecendo como destilado ao final do processo está com cor diferente apenas para demonstrar que a sua constituição é diferente do material que vai permanecer no balão de destilação, mas que na prática muitas vezes trata-se de líquido da mesma coloração do material inicial.
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma aplicação da destilação. Se conhecerem peça para que citem. Após ouvir-lhes as respostas, explique que a destilação vem sendo milenarmente empregada no processo de produção de álcool e de bebidas alcoólicas. Aplicações mais recentes incluem a obtenção de frações de petróleo nas refinarias e as separações necessárias das misturas oriundas de inúmeras reações que ocorrem na indústria química. Após essa explicação, forneça o conceito de destilação.
Destilação: é um processo de separação de materiais em que, por meio do aquecimento, um dos materiais pode ser evaporado e condensado antes dos demais. É comum utilizar a destilação simples para separar uma mistura homogênea. Com a aparelhagem descrita abaixo:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/384/imagens/Destila.jpg


Figura 1 - montagem de laboratório para destilação


Em seguida, reproduza a animação de uma destilação simples e explique o que está ocorrendo na animação.
Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a explicação, os alunos deverão responder os seguintes exercícios:

  1. Explique o processo de obtenção do sal em escala industrial.
  2. Quais os processos de separação de misturas que estão envolvidos diretamente com a obtenção do sal?
  3. Explique como ocorre o processo de filtração.
  4. Descreva o processo de destilação.
  5. Para separar uma mistura de água e areia, qual processo de separação de misturas é mais adequado? Justifique a sua resposta.


Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:
Caso o professor tenha à sua disposição a aparelhagem para a destilação, este poderá utilizá-la para demonstrar para os alunos.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o sal? Vídeo
Avaliação
A avaliação poderá ser feita por meio da correção das respostas dos alunos às questões propostas no final da aula (sistematizando a aula).
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