Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Missão Artística Francesa: Arquitetura

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a importância da Missão Artística Francesa para a formação cultural do país;

Identificar a influência europeia nos prédios históricos do país;

Conhecer o estilo Neoclássico e suas características arquitetônicas;

Registrar as construções neoclássicas existentes na região ou na cidade.

Duração das atividades
02 de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a arte clássica, as características arquitetônicas da antiguidade, características da arquitetura barroca.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a discussão o professor deverá questionar os alunos sobre o que foi a Missão Artística Francesa. Para contextualizar a chegada da corte ao Brasil, sugerimos o vídeo "A corte desembarca na colônia – Parte 2", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793

A Corte desembarca na colônia: parte II

Nesse vídeo o autor procura deixar claras as mudanças ocorridas na colônia depois da chegada da corte, principalmente no que diz respeito ao acesso à cultura europeia.

Atenção Professor! É importante nesse momento que o professor explique qual foi a importância da missão artística francesa dentro desse contexto.

Após o vídeo apresente aos alunos duas imagens:

undefined

Clássico templo da concórdia – Itália – Partenon. Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/imagens/PARTENON.JPG

undefined

Teatro da Paz – Belém-PA. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/2433.jpg

Questione a turma sobre o que as imagens têm em comum. As características arquitetônicas, as formas geométricas precisas, as colunas, o frontão, etc.

À medida que os alunos forem respondendo às perguntas, o professor deverá apresentar as diferenças do estilo Clássico para o estilo Neoclássico na arquitetura. Enfatizar os arcos, colunas e frontões.

Para contextualizar a arquitetura Neoclássica no Brasil o professor deverá apresentar as imagens das obras do arquiteto Grandjean de M ontigny (1772-1850):

undefined

Academia de Belas Artes; Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MarcFerrez-AIBA-1891.jpg#file

undefined

Solar Granjean de Montigni. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/laudelino/grandjean/grandjean2.htm

undefined

Praça do Comércio. Atualmente: Casa França-Brasil. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio-CasaFrancaBrasi l1.JPG

undefined

Prédio da Alfandega. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/edificio_alfandega.jpg

Curiosidade! Montigny foi o primeiro professor de arquitetura do Brasil.

Atividade:

Após conhecer as principais características da arquitetura neoclássica, agora é hora dos alunos identificarem na sua região ou cidade prédios com características neoclássicas.

Atenção professor:

Caso seja possível, disponibilize câmeras fotográficas para os grupos, para que os alunos possam registrar as imagens.

A turma dividida em pequenos grupos deverá visitar os prédios históricos da região ou cidade com características neoclássicas e registrar com fotos.

Atenção professor:

Caso não seja possível realizar a visita, sugerimos que a busca das imagens seja feita na internet.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Corte desembarca na colônia: parte II Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Após o registro ou captura das imagens os alunos deverão montar uma exposição e apresentar para a turma:

  • foto;
  • localização;
  • ano de fundação;
  • contexto histórico;
  • arquiteto responsável;
  • características neoclássicas mais marcantes;
  • porque escolheu essa imagem.

O professor deverá apresentar para a turma os critérios a serem avaliados para que os alunos saibam quais competências e habilidades serão desenvolvidas.

Sugerimos alguns critérios:

  • participação nas discussões;
  • pertinência da imagem em relação ao conteúdo;
  • apresentação;
  • oralidade;
  • postura;
  • articulação das ideias e conteúdos;
  • divisão e organização do trabalho em equipe;
  • respeito aos colegas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ELIANE MATTOZO DE MATTOS, COLEGIO PEDRO II -UNID SAO CRISTOVAO I , Rio de Janeiro - disse:
    eliane.mattozo@gmail.com

    23/11/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima a proposta. Aqui no RJ há muitas possibilidades de desenvolver esta proposta com alunos, devido à variedade de prédios com características neoclássicas ou influências. Parabéns!


  • Rodrigo, Zimbabwe - disse:
    rodrigosp95@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otimo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.