21/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Conhecer a importância da Missão Artística Francesa para a formação cultural do país;
Identificar a influência europeia nos prédios históricos do país;
Conhecer o estilo Neoclássico e suas características arquitetônicas;
Registrar as construções neoclássicas existentes na região ou na cidade.
Conhecer a arte clássica, as características arquitetônicas da antiguidade, características da arquitetura barroca.
Para iniciar a discussão o professor deverá questionar os alunos sobre o que foi a Missão Artística Francesa. Para contextualizar a chegada da corte ao Brasil, sugerimos o vídeo "A corte desembarca na colônia – Parte 2", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793
A Corte desembarca na colônia: parte II
Nesse vídeo o autor procura deixar claras as mudanças ocorridas na colônia depois da chegada da corte, principalmente no que diz respeito ao acesso à cultura europeia.
Atenção Professor! É importante nesse momento que o professor explique qual foi a importância da missão artística francesa dentro desse contexto.
Após o vídeo apresente aos alunos duas imagens:
Clássico templo da concórdia – Itália – Partenon. Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/imagens/PARTENON.JPG
Teatro da Paz – Belém-PA. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/2433.jpg
Questione a turma sobre o que as imagens têm em comum. As características arquitetônicas, as formas geométricas precisas, as colunas, o frontão, etc.
À medida que os alunos forem respondendo às perguntas, o professor deverá apresentar as diferenças do estilo Clássico para o estilo Neoclássico na arquitetura. Enfatizar os arcos, colunas e frontões.
Para contextualizar a arquitetura Neoclássica no Brasil o professor deverá apresentar as imagens das obras do arquiteto Grandjean de M ontigny (1772-1850):
Academia de Belas Artes; Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MarcFerrez-AIBA-1891.jpg#file
Solar Granjean de Montigni. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/laudelino/grandjean/grandjean2.htm
Praça do Comércio. Atualmente: Casa França-Brasil. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio-CasaFrancaBrasi l1.JPG
Prédio da Alfandega. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/edificio_alfandega.jpg
Curiosidade! Montigny foi o primeiro professor de arquitetura do Brasil.
Atividade:
Após conhecer as principais características da arquitetura neoclássica, agora é hora dos alunos identificarem na sua região ou cidade prédios com características neoclássicas.
Atenção professor:
Caso seja possível, disponibilize câmeras fotográficas para os grupos, para que os alunos possam registrar as imagens.
A turma dividida em pequenos grupos deverá visitar os prédios históricos da região ou cidade com características neoclássicas e registrar com fotos.
Atenção professor:
Caso não seja possível realizar a visita, sugerimos que a busca das imagens seja feita na internet.
Nome | Tipo |
---|---|
A Corte desembarca na colônia: parte II | Vídeo |
Grandjean de Montigny: http://www.pitoresco.com.br/laudelino/grandjean/grandjean2.htm
Missão Artistíca Francesa: http://www.fcfb.rj.gov.br/conteudo/pracacasa.asp#
Após o registro ou captura das imagens os alunos deverão montar uma exposição e apresentar para a turma:
O professor deverá apresentar para a turma os critérios a serem avaliados para que os alunos saibam quais competências e habilidades serão desenvolvidas.
Sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/11/2010
Quatro estrelasAchei ótima a proposta. Aqui no RJ há muitas possibilidades de desenvolver esta proposta com alunos, devido à variedade de prédios com características neoclássicas ou influências. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasotimo