Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem foi Carlos Chagas? - UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a grande importância dos estudos de Carlos Chagas;
  • Estabelecer uma relação entre as descobertas de Chagas e a qualidade de vida para os seres humanos;
  • Conhecer algumas doenças estudadas por Carlos Chagas;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://www.youtube.com/watch?v=jo7e95WyGDE&feature=relatede assistir ao vídeo "Carlos Chagas - 130 anos - De Lá Pra Cá", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no vídeo.

Neste primeiro momento, depois de assistir ao vídeo, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, os quais nos deparamos com a utilização do conhecimento científico para ajudar em uma melhor qualidade de vida. Professor é importante que os alunos relacionem as descobertas de Carlos Chagas como um marco do desenvolvimento científico no Brasil.

  Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jo7e95WyGDE&feature=related   

 

Professor convide um profissional da área de saúde para palestrar na escola a respeito da importância das descobertas de Carlos Chagas para a humanidade. É importante também relacionar a importância de morarmos em casa decentes e termos saneamento básico para evitarmos muitas outras doenças.

Marcador atividade 1

Após assistir o vídeo disposto na introdução desta aula, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao estudo da Doença de Chagas. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após a digitação, o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito da importância de Carlos Chagas para toda a humanidade.

1) O que é Doença de Chagas? E por quê tem este nome?

2) Como o Trypanossoma cruzi consegue hospedar no ser humano?

3) É possível ter uma vida de qualidade infectado com o Trypanossoma cruzi? Explique.

4) Como Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas?

5) Como é chamado o nome do inseto que transmite o Trypanossoma cruzi? Onde este inseto é encontrado?

6) Quanto tempo, Carlos Chagas gastou para descrever a Doenças de Chagas?

7) Se já temos o conhecimento a respeito da Doença de Chagas, como explicar a morte de muitas pessoas por esta doença?

8) Como podemos definir Hospedeiro Definitivo do Hospedeiro Intermediário?

9) O que vem a ser Parasita?

10) Quais são os sintomas de uma pessoa portadora do Trypanossoma cruzi?

11) Existe cura para a Doença de Chagas?

 

Para ajudar a responder as questões acima, os alunos poderão acessar o site a biblioteca virtual de Carlos Chagas disponível em http://www.bvschagas.coc.fiocruz.br/php/

 

Marcador atividade 2

Professor para iniciar esta atividade, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar os recursos do Banco Internacional de Objetos Educacionais localizados abaixo nesta atividade. Esses recursos estão dispostos somente como áudio, como se fosse um programa de rádio. Após escutá-los, o professor deverá iniciar uma discussão envolvendo toda a sala, e a partir daí muitas dúvidas e curiosidades poderá aparecer, assim, o professor deverá procurar responder todas as perguntas que surgir. 

 

 

 

 

Utilizando os recursos acima, proponha que os alunos desenvolvam uma apresentação como se fosse um programa de notícias, informando ao público (professor e os colegas da sala) notícias relacionadas à descoberta de Carlos Chagas e a Doenças de Chagas.

Sugestão:

Os alunos poderão pesquisar notícias verídicas sobre a Doença de Chagas que já aconteceu ou que ainda acontece no Brasil relacionados aos seguintes tópicos:

  • Moradias inadequadas;
  • A transmissão da doença;
  • Os cuidados necessários;
  • Dados estatísticos relacionados ao contágio da doença;
  • Sugestão de pesquisa e leitura;
  • Locais mais críticos no Brasil;
  • Etc;

 

Professor, informe aos alunos o site da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) disponível no seguinte endereço: http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home neste site, os alunos poderão ter mais informações sobre a vida de Carlos Chagas e sobre a Doença de Chagas.

Os alunos deverão planejar fora do horário de aula a sua apresentação e o professor deverá marcar um dia em sala de aula, para cada grupo possa apresentar o seu noticiário. Esta atividade objetiva a participação dos alunos em grupo, a dedicação à pesquisa e o envolvimento do grupo na apresentação do noticiário, assim, o professor terá parâmetros para poder avaliar mais consistente cada aluno no grupo e individualmente.

 

Marcador atividade 3

Para finalizar esta aula, o professor deverá organizar os alunos em grupo com 4 alunos em cada, logo depois propor aos alunos que escrevam uma história contendo texto e ilustração a respeito de uma doenças que tem como causador o protozoário Trypanossoma cruzi. O professor deverá eleger a Doença de Chagas como o objetivo principal a ser abordado na historinha. É importante que os grupos pesquisem muito antes de começar a elaborar a historinha, após a pesquisa, os alunos deverão colocar no papel as informações que eles consideram importante abordar na construção da historinha. Ao finalizar a historinha, os alunos terão que primeiramente apresentar ao professor para corrigir alguns possíveis erros que possa acontecer. Depois de toda a organização da historinha, o professor deverá propor aos alunos que faça uma exposição do seu trabalho na escola em forma de distribuição da historinha para toda a comunidade escolar, assim, estará divulgando informações importantes para a sociedade. Portanto, esta atividade é de suma importante para prevenção da doença e principalmente para informar a população o que se deve saber para evitar o inseto transmissor do protozoário que pode causar a Doença de Chagas. Este material será para o professor um rico material para abordar o assunto em outras salas de aulas. A utilização da criação de historinhas para serem trabalhadas em sala é uma ótima estratégia de ensino para abordar um determinado assunto, além de facilitar dois tipos de linguagem que é a escrita e a visual. A história quando bem escrita e ilustrada é uma ótima opção para inserir um conteúdo em sala, pois, os desenhos aproximam o leitor  da própria narrativa de sua vida, além de ser uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar esta história como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar de forma divertida uma questão tão séria que são as doenças causadas por protozoários. O professor deverá marcar um dia para cada grupo apresentar a sua história, também com o auxílio do laptop, os alunos poderão enviar utilizando o recurso da internet o material produzido para todos os colegas de sala, constituindo então como um material de estudo.

 

O site abaixo pode ajudar os alunos a elaborar a sua historinha.