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O que é Eritroblastose Fetal? - UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer como ocorre a Eritroblastose Fetal;
  • Identificar a relação existente entre o tipo sanguíneo  do casal e a gestação da mãe;
  • Relatar algumas importâncias em estudar a respeito da Eritroblastose Fetal;
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Há necessidade de conhecimento básico de genética e fator Rh.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Neste primeiro momento, que poderá ser realizado individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre a importância do conhecimento científico para evitar a morte de crianças devido a incompatibilidade do fator Rh da mãe com o filho. Professor convide um profissional da área de saúde para palestrar para os alunos sobre a importância do pré-natal na vida das gestantes e principalmente do bebê que está sendo gerado. Aproveite também para abordar sobre os problemas que podem acometer nas gestantes ou nas crianças em fase de formação, bem como abordar sobre a Eritroblastose fetal tema desta aula.

Após este primeiro contato, peça a cada aluno que através de seu laptop acesse o seguinte endereço eletrônico http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4856&ReturnCatID=1794 assim, todos deverão ler individualmente o texto "Pré-natal - o cuidado com o bebê começa na gravidez" e depois, o professor deverá promover um debate em sala de aula para que possa iniciar discussões referentes à saúde do bebê em gestação. Por meio deste texto, o professor poderá fazer uma conexão com o assunto proposto para esta aula "Eritroblastose Fetal”.

Imagem disponível em http://fisiopatologia3.blogspot.com/2010/04/eritroblastose-fetal.html

 

Marcador atividade 1

Professor, depois de trabalhar o texto sugerido acima, outro importante recurso que poderá ser utilizado é o vídeo disponível abaixo. Este recurso poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor o assunto proposto para esta aula. O vídeo disposto para esta atividade na verdade é uma revisão referente ao conteúdo de genética, assim lembrando-se dos termos que são usados na genética, o vídeo contribuirá para melhor entendermos a respeito da Eritroblastose Fetal.

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo disponível em http://www.dailymotion.com/video/xdgug0_biologia-sistema-abo-e-rh_tech

 

Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupos com 4 alunos em cada, e assim, na medida que forem assistindo ao vídeo, eles deverão fazer anotações de termos ou palavras que eles acham necessário pesquisar o seu significado. Ao final da pesquisa, os alunos terão construído um glossário referente a palavras que são utilizadas quando nos referimos ao assunto Eritroblastose Fetal. As palavras deverão ser organizadas em ordem alfabética para melhor facilidade de pesquisa. Ao final desta atividade, cada grupo poderá apresentar o glossário que foi elaborado, após a apresentação de cada grupo, os alunos poderão juntar todas as palavras que não estão repetidas e elaborar um glossário único e mais completo.

As informações poderão ser disponibilizadas no quadro abaixo:

Exemplo de organização do glossário

GLOSSÁRIO
Palavras Conceitos Local da pesquisa
01 Antígeno    
02 Fator Rh    
03 Anticorpo    
04      

 

 

 

Marcador atividade 2

Professor, para esta atividade proponha a cada grupo de alunos que desenvolva um Mapa Conceitual referente ao assunto Eritroblastose Fetal. Para Novak (1996) um Mapa Conceitual constitui-se em um conjunto de conceitos inter-relacionados, segundo uma estrutura hierárquica proposicional e permite, através de recursos gráficos, enfatizarem as relações mais importantes entre conceitos. Considera-se um Mapa Conceitual uma maneira alternativa de estruturar e representar informações de forma relacional e modular, integrando e inter-relacionando conceitos, identificando protótipos, semiotizando o percurso que conduziu à sua construção. Assim, o Mapa Conceitual permite a representação aberta do assunto e suas ligações, essas conexões facilitam um maior aprendizado e processamento da informação. 

Cada grupo deverá observar a figura abaixo e logo em seguida, deverá elaborar um Mapa Conceitual que representa o que está sendo informado na figura desta atividade. Os alunos poderão entregar o mapa conceitual digitado, utilizando o recurso do seu Laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. O Mapa Conceitual deverá ser enviado para o e-mail pessoal do professor ou se preferir poderá imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/-CoNo0rtxP2g/TfDukFLPtLI/AAAAAAAABEs/Icnv7igARGQ/s1600/sistema-cardiovascular-85.jpg

 

Marcador atividade 3

Professor proponha para esta atividade que os alunos desenvolvam um programa de rádio informando a população a importância de saber o tipo sanguíneo da mãe e do filho que nasceu principalmente o fator Rh para evitar a Eritroblastose Fetal. Para a realização desta atividade os alunos em sala deverão fazer grupos com 4 alunos em cada, assim após a formação dos grupos, os mesmos deverão se reunir e estruturar de quê forma cada grupo irá abordar a respeito do assunto "Eritroblastose Fetal". É importante que cada grupo desenvolva o seu programa de rádio, fazendo esclarecimentos sobre as seguintes questões:

  • O que vem a ser Eritroblastose Fetal?
  • Como ocorre a Eritroblastose Fetal?
  • Quais os problemas que podem ocorrer se o fator Rh da mãe for diferente do pai?
  • Por que após a primeira gestação de uma mãe fator Rh negativa, deverá ser vacinada?
  • Descreva a grande importância do Pré-Natal na vida das gestantes.
  • Como o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia tem ajudado a medicina a prevenir problemas, como por exemplo, a Eritroblastose Fetal?

 

Esta atividade além de abordar assuntos relacionados ao conteúdo desta aula, os alunos poderão desenvolver o senso crítico e a criatividade, já que utilizará apenas a voz. Assim, o roteiro que o grupo irá escrever deverá ser bem objetivo para que os outros alunos possam entender facilmente o assunto. Sobre este assunto, os alunos poderão acessar a internet na página seguinte http://audiocidades.utopia.org.br/manuais/manuais_programa_radio.html e saber um pouco mais sobre a linguagem empregada em um programa de rádio.

Para a elaboração do programa de rádio, os alunos poderão utilizar os aplicativos de áudio de seu laptop, mas para isso o laptop deverá ser configurado antes de começar a gravação.

 

Caminhos para a configuração do som do laptop para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate:

  • Primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.
  • Agora vamos para a aba Entrada. Nela vamos habilitar o modo de captura de áudio do sistema. Habilite o canal "Capture" e coloque seu nível (volume) no máximo;
  • Habilite agora o amplificador do sinal do microfone sendo utilizado. Caso seja microfone externo, habilite o canal "e-Mic/Linein Boost". Caso seja microfone interno, habilite o amplificador para o microfone interno "i-Mic Boost". Coloque o nível (volume) deste canal no máximo.
  • Por último, vamos habilitar o microfone e acertar o seu nível (volume). Habilite (deixe aceso) o canal do microfone a ser utilizado. Depois vá aumentando o nível do canal até que se encontre o maior valor possível sem que ocorra microfonia.

Após a configuração, o Metasys Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Para acessar o programa, clique em: Menu K Aba Aplicativos Multimídias Editores -> de Áudio -> Krecord. Assim, a tela principal será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho.

 

Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu trabalho para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir a gravação para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.

Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula, pois os alunos necessitarão de um local tranquilo para reunir  e fazer as gravações necessárias para a conclusão do trabalho. O professor deverá propor  a cada grupo que apresente o seu trabalho e que após a apresentação abra uma discussão onde que cada grupo irá relatar a experiência em elaborar um programa de rádio.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade.

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