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Quais os cuidados para evitar o contágio com o vírus HIV? - UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar os cuidados que se deve ter para evitar o contágio com o Vírus HIV;

 

  • Identificar os tratamentos que já existem para o portador do vírus HIV;

 

  • Conhecer algumas outras debates sobre Preconceito e AIDS;
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Marcador Introdução

Professor peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão acessar o endereço eletrônico disponível abaixo da figura disposta nesta introdução. A imagem é um esquema que informa a situação da AIDS no Brasil e ainda faz um alerta aos índices de contaminação no período de 1998 a 2010. É importante no início desta aula, o professor deixar os alunos falarem sobre o assunto e com isso, o professor deverá absorver o que os alunos têm de informação, pois assim, o professor poderá organizar sua aula de acordo com os conhecimentos dos alunos.

Faz-se necessário convidar alguém que tem dedicado a estudar sobre este assunto para palestrar para os alunos e quem sabe para toda a escola, visto que este é um assunto muito relevante e de grande importância para toda  a sociedade envolver em discutir e se prevenir contra a AIDS/HIV.

Imagem disponível em http://www.aidshiv.com.br/estatisticas/

 

 

"A aids não é mortal. Mortal somos todos nós."
Herbert de Souza, o Betinho

 

Marcador atividade 1

Para começar esta atividade, o professor deverá disponibilizar para os alunos as tabelas abaixo que referem-se às estatísticas de casos notificados de AIDS e a partir destas tabelas os alunos deverão analisar e responder as questões que estão dispostas abaixo de cada uma delas. Os dados presentes em cada tabela é um consolidado de informações que foram organizados por órgãos responsáveis, assim temos muitos dados para analisar e responder as questões propostas para esta atividade. Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as estatísticas anuais, regionais, com relação ao sexo e a faixa etária dos indivíduos que foram contaminados pelo vírus HIV. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das perguntas referentes ao quadro. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar propostas para minimizar os índices de contágio do HIV/AIDS. Cada grupo deverá escrever as suas considerações, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

Perguntas referente a tabela I

1) Por quê a região Sudeste desde 1998 até 2010 possui o maior índice de casos notificados de AIDS?

2) Se pegarmos os dados da região Sudeste, em 1998 tinha 19445 casos notificados de AIDS e em 2010 teve 5599. Discuta com o grupo, o quê se deve a esta redução de novos casos?

3) Se pegarmos os dados da região Nordeste, em 1998 tinha 3010 casos notificados de AIDS e em 2010 teve 2724. Discuta com o grupo, o quê se deve a pouca redução do índice de novos casos?

4) Qual o estado brasileiro com maior índice de novos casos notificados de AIDS?

5) Qual o estado brasileiro com menor índice de novos casos notificados de AIDS?

 

 

Perguntas referente a tabela III

1) Em 1982 eram 10 casos notificados de homens contaminados e nenhuma notificação de mulher contaminada. Discuta sobre esses dados?

2) Em 2010 são 8214 casos notificados de homens contaminados e 5306 casos de notificação de mulheres contaminadas. Discuta com o grupo as causas deste crescimento de casos notificados do sexo feminino.

3) Nota-se que tanto as notificações referentes ao sexo (masculino e feminino), novos casos de contaminação da AIDS vem tendo um crescimento contínuo. Discuta com o grupo e elabore uma teoria que possa explicar estes índices.

 

 

Perguntas referente a tabela IV

1) Como podemos explicar que 1998 eram 954 crianças menor que 5 anos já notificada com o vírus HIV já em 2010 este índice diminui para 140 crianças notificadas com o vírus?

2) Podemos perceber na tabela acima, que no ano de 1998 a faixa etária com maior notificação de casos de AIDS estava entre a faixa etária de 30 a 34 anos, com o passar do anos em 2010 o maior índice é entre a faixa etária dos 40 a 49 anos. Discuta com o grupo e responda como podemos explicar esse aumento da faixa etária com maior índice de notificação de contaminação?

3) Entre a faixa etária de 13 a 19 anos (geralmente a fase da iniciação sexual) no ano de 2010 houve uma diminuição nos casos notificados de AIDS. Como podemos explicar esse fato?

 

 

Tabelas disponíveis em http://www.aidshiv.com.br/estatisticas/

 

 

 

Marcador atividade 2

Esta segunda atividade objetiva conhecer algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre AIDS/HIV.

Utilizando o laptop, os alunos poderão acessar e ler o texto disponível em http://www.famema.br/ligas/lapa/faq.html neste endereço podemos encontrar as questões mais perguntadas sobre o assunto proposta para esta aula. Para esta atividade os alunos poderão manter-se em grupo e analisar as perguntas e respostas. Após o estudo das perguntas o grupo com quatro integrantes deverá organizar uma apresentação na sala de aula na forma de uma entrevista de programa de TV, como por exemplo, o Programa do Jô, Sem Censura, etc. Para realizar esta atividade, o grupo deverá estabelecer quem será o entrevistador, o entrevistado, o roteirista e o operador de som e áudio. A função de cada integrante do grupo está disposta a seguir:

Entrevistador: têm como função estudar as perguntas e fazê-las com propriedades ao entrevistado, muitas das vezes o entrevistador tem que improvisar, ou até mesmo mudar a pergunta;

Entrevistado: têm como função estudar as respostas e passar para o público a resposta de forma simples e correta, neste caso o entrevistado deverá ser a pessoa mais dinâmica do grupo;

Roteirista: a função do roteirista é desenvolver o argumento da história proposta, ou seja, é ele quem desenvolve os diálogos, o tempo cronológico, a ação, o tipo de emoção, o tom da cena e até mesmo marcações de câmera;

Operador de Som e Áudio: têm como função manipular o equipamento e registrar a entrevista e logo depois o operador de som e áudio deverá formatar e finalizar o trabalho;

O aluno (Operador de Som e Áudio) poderá utilizar os programas do seu laptop para fazer as filmagens necessárias. Antes de começar a filmar o aluno deverá configurar o seu Laptop para ter sucesso em seu trabalho.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Após a gravação do programa de entrevista o aluno (Operador de som e áudio) deverá utilizar o laptop para enviar a gravação a todos os colegas da sala, principalmente para o professor para avaliar a atividade completa.

Para servir de exemplo e até mesmo como fonte de pesquisa, os alunos poderão utilizar o seu laptop e acessar os vídeos disponibilizados abaixo para saber um pouco mais sobre o assunto da aula, bem como observar a postura do entrevistado e do entrevistador na entrevista.

 

 

 

 

 

Marcador atividade 3

De acordo com o Ministério da Saúde, a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a AIDS, Gonorréia, Sífilis entre outras doenças. Além disso, é um método que deve ser utilizado em todo o mundo para evitar gravidez indesejada, principalmente em relação aos adolescentes. Assim, a camisinha também conhecido como preservativo é o único método de contracepção (evitar gravidez) que realiza dupla proteção, prevenindo a gravidez e a infecção do vírus HIV. Quando se fala em camisinha normalmente nos referimos na camisinha masculina, porém, existe a camisinha feminina que ainda não é muito utilizada nas relações sexuais, mas que tem a mesma função que a camisinha masculina. A camisinha nas relações sexuais, evita o contato do pênis com a vagina, impossibilitando que os espermatozóides sejam ejaculados dentro do canal vaginal da mulher podendo ocorrer a gravidez. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, vaginal (pênis vagina) e oral (pênis boca) e anal (pênis ânus), resguardando a saúde do casal de indivíduos no qual estão relacionando-se sexualmente.

Professor esta atividade tem como objetivo demonstrar aos alunos a forma correta de colar o preservativo masculino e feminino.  Professor tome muito cuidado, pois esta aula poderá haver brincadeiras de péssimo gosto como gracinhas indevidas com a camisinha, encher a camisinha de ar e fazer de balão, entre outras brincadeiras que acaba atrapalhando o andamento da aula e a seriedade necessária que exige este assunto. Então, antes de começar a parte experimental, explique para os alunos a importância de evitar as "brincadeirinhas" e principalmente enfatizar a todos para prestar bem a atenção, pois o indicie de pessoas que engravidam porque não souberam colocar a camisinha corretamente é alto.

Para esta aula o professor necessitará de camisinhas, ele poderá pedir nos centros de saúde pública ou pedir a cada aluno (menina e menino) que traga uma camisinha de casa. É interessante que também as meninas participem, pois em uma relação sexual também é de responsabilidade das mulheres verificarem se a camisinha está colocada de forma correta e segura. Para demonstração o professor poderá utilizar uma banana como membro reprodutor masculino para ensinar a colocação correta deste preservativo, para a camisinha feminina, o professor poderá pegar uma caixa de sapado e fazer um furo em uma das partes da caixa e no interior poderá ser elaborado uma forma que fique o mais próximo de um canal vaginal, também é de responsabilidade dos homens saber colocar o preservativo feminino de forma segura. A camisinha feminina também deverá ser trago de casa ou o professor deverá conseguir em locais referentes a área de saúde pública. Esta atividade visa inserir a informação prática de como utilizar a camisinha, para evitar a gravidez, DSTs e principalmente o contágio com o vírus HIV.

 

Instruções de como utilizar a camisinha masculina e feminina:

                

Imagem disponível em  http://h1.vibeflog.com/2008/03/26/15/23547591.jpg                                            Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/_5Kb4AFHNf_0/S9JJ2PnEL6I/AAAAAAAAAB8/VFEEtqp5ZQA/s1600/camisinha+2.jpg

 

 

Para finalizar esta atividade o professor poderá propor aos alunos que elaborem uma campanha para informar a comunidade escolar, as formas de contágio do vírus HIV. Observando o folder abaixo, os alunos poderão procurar os órgãos públicos de saúde, conseguir materiais impressos referente à divulgação de como se contamina com o vírus da AIDS e distribuir para toda a escola. Se o aluno preferir, ele também poderá imprimir o folder abaixo ou elaborar seu próprio material em prol da saúde e de uma maior qualidade de vida para todos os seres vivos.

Imagem disponível em http://3.bp.blogspot.com/-ixljBaWmI5k/TtffscWyj2I/AAAAAAAAA1Q/58ZNUurrapM/s640/aids+como+pega.dib

 

 

 

Para saber mais ligue ou acesse o site:

Imagem disponível  em http://www.sistemas.aids.gov.br/saudenaescola2010/sites/default/files/imagem_saudesexual.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
AIDS - Situação de risco [Ligado em saúde] Vídeo
AIDS - Prevenção [Ligado em saúde] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

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