22/12/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Identificar a grande importância da Vacina para a sociedade;
Estabelecer uma relação entre as descobertas da Vacina e a qualidade de vida para os seres humanos;
Conhecer algumas doenças que são prevenidas pelo simples ato de vacinar;
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor inicie a discussão do assunto, utilizando o artigo da Revista on line Nova Escola "Como funcionam as vacinas e como são produzidas?" disponível no seguinte endereço eletrônico http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funcionam-vacinas-como-sao-produzidas-480252.shtml , se preferir nos recursos complementares existem outros textos selecionados que também poderão ser utilizados para motivar um debate mais consistente a respeito do assunto proposto para esta aula. Os alunos poderão acessar o endereço eletrônico por meio do laptop e assim, os alunos individualmente deverão ler e depois da leitura suscitar um debate onde os alunos deverão ser os maiores debatedores do tema.
Professor comece a aula perguntando quem já foi vacinado, assim várias oportunidades se abrirão para iniciar esta aula. O assunto proposto para esta aula é de suma importância, pois por meio do debate a respeito das vacinas é que os alunos poderão detectar a real importância da vacinação na vida das pessoas.
Professor disponibilize o endereço eletrônico do vídeo "Como se faz uma vacina" para os alunos. Os alunos poderão assistir ao vídeo por meio de um data show ou utilizando os recursos do seu laptop, após assistir o vídeo, proponha aos alunos que façam individualmente as suas considerações a respeito da produção de vacinas e suas importâncias. Em seguida, cada aluno deverá ler suas considerações em sala de aula, assim, outras considerações ocorrerão no momento que um aluno estiver apresentando seu trabalho e quem sabe, poderá gerar mais informações em relação ao assunto proposto nesta aula.
Como se faz uma vacina Parte 1.wmv
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=t-pIyJmN7eI&feature=related
Professor, após a apresentação oral de suas considerações, converse com os alunos e peça a cada um deles para a próxima aula, trazer o seu cartão de vacina para em sala analisar quais são as vacinas que já fazem parte de seu organismo. Professor peça aos alunos que escolham 4 vacinas que eles já receberam e que constam em seu cartão de vacina e realizem uma pesquisa referente aos dados do quadro abaixo:
Pesquisando o cartão de vacina | |||
Vacina | Para quê serve? | Quando foi fabricada? | Quais as complicações ao indivíduo se caso não receber dose desta vacina? |
Outra mídia que o professor poderá utilizar para os alunos entenderem melhor sobre o assunto proposto para esta aula é o material do Banco Internacional de Objetos Educacionais que está disponível abaixo.
Professor, peça aos alunos que assistem ao vídeo selecionado abaixo, após assistir o vídeo, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao estudo da vacina. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término, o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito do assunto proposto para esta aula. Vale ressaltar que é necessário que o grupo converse e exponha suas ideias até mesmo para repensar a respeito do conhecimento científico.
Produção de vacinas - Programa TVENDO E APRENDENDO
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3OElzu-AWqA
Sugestão de questionamentos:
1. Para você qual a importância da Vacinação para os seres humanos?
2. O desenvolvimento de vacinas poderá ajudar a aumentar a expectativa de vida dos seres humanos? Explique.
3. Quais são os ganhos para a humanidade em relação a invenção das vacinas?
4. Descreva como as vacinas estão colaborando no setor de produção de carnes bovinas, suínas e de aves.
5. Já existem vacinas para todas as doenças?
6. Cite algumas situações que podem ser evitadas com a utilização da vacina.
7. Defina algumas palavras trabalhadas nos recursos abaixo:
a) Erradicação;
b) Vacinação Humana;
c) Vacinação Animal;
d) Doenças Negligenciadas;
e) Engenharia Genética;
f) Paralisia Infantil;
g) Anticorpos;
h) Antígenos;
i) Febre Branda;
j) Bactérias Patogênicas;
l) Bactérias Probióticas;
Professor, para fechar esta atividade, proponha aos alunos que utilizem o laptop para acessar os recursos de áudio relacionados abaixo. Peça a cada aluno que acesse e discuta o conteúdo da animação com os colegas. Para realizar esta atividade, os alunos poderão formar grupos com dois ou mais colegas e após ouvir o programa de rádio, o grupo deverá propor um debate relacionado com a proposta desta aula.
Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, uma situação que evidencia a importância da vacina para o ser humano. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar bem a utilização da vacina em nosso cotidiano, e como esta substância colaborou para o aumento da expectativa de vida dos seres humanos. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos oportunizarão momentos de trocas e discussões de ideias.
Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Organizando a produção do vídeo:
1º Passo: Decidir o quê será abordado no vídeo (lembrando que o tema é Vacina e sua importância);
2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;
3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações (o grupo deve levar em conta a limitação de filmagem do laptop);
4º Passo: Escrever o texto e escolher os personagens que participará do vídeo;
5º Passo: Começar as gravações, é importante que à medida que o grupo for desenvolvendo o vídeo, faça a cópia de segurança das gravações;
6º Passo: Neste passo, o grupo deverá editar o material, para fazer a edição o grupo poderá pedir ajuda a outras pessoas que saiba editar ou utilizar a internet para baixar programas de edição de vídeo como, por exemplo, http://www.baixaki.com.br/download/videospin.htm;
7º Passo: Enviar a aula para o e-mail do professor ou gravar no pendrive para entregar para o professor.
Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.
Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Vacina e soro antiveneno | Áudio |
Esse é um trabalho para a biotecnologia | Áudio |
Lembranças de Sofia | Vídeo |
Vacinas do futuro | Áudio |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina
http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=46078&cd_secao=34474&cd_materia=59742
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1816-6.pdf?PHPSESSID=2010011308222591
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vacinas/tipos-de-vacinas.php
http://www.agatafm.org/concebida/?p=14281
http://www.vacinaonline.fmb.unesp.br/docs/norma%20de%20vac.ms.pdf
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão dos vídeos e dos outros recursos utilizados, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!