12/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. O aluno utilizará os softwares: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] e Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).
Professor, o registro das atividades poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa ou no laptop. Os alunos deverão utilizar KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] para digitar. Cada aluno deverá salvar a sua atividade. Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como.
Atividade 1
O professor começará a aula exibindo uma música atual que contenha linguagem figurada. A sugestão para o momento é:
METEORO - LUAN SANTANA
O professor pedirá que a classe assista ao vídeo, ou simplesmente leia a letra da música. Em seguida, fará oralmente a exploração do texto:
a- Perguntará:
O eu-lírico afirma que deu a alguém o sol, o mar. Isso é possível? O que ele quis dizer?
O que é ganhar o coração? Que outros verbos podem substituir o ganhar?
b- Que outras palavras aparecem no texto fora do sentido que podemos encontrar no dicionário?
Conclua: Estas palavras que foram usadas fora do sentido atribuído pelo dicionário são chamadas de conotativas e as usadas conforme o dicionário são denotativas.
Texto disponível em: http://letras.terra.com.br/luan-santana/1407542/
Para entender melhor sobre conotação e denotação acessem:
http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil1.php
Os alunos lerão o texto e o salvarão no laptop. O professor perguntará se há dúvidas. Se houver, discutirá o texto.
Atividade 2
O professor proporá que, em grupo de quatro alunos, façam as atividades.
1-Expliquem a ambiguidade das propagandas abaixo:
Imagens disponíveis em:
&imgrefurl=http://webfoliobru.blogspot.com/2010/05/propaganda-
imgurl=http://bmalbert.yolasite.com/resources/aurelio.jpg&w=650&h=433&ei=_5zjTvbYFsaItwelgNWJBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=154&vpy=143&dur=
483&hovh=183&hovw=275&tx=115&ty=102&sig=102781226239985370333&page=1&tbnh=98&tbnw=147&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:0,s:0ambigua.
&ei=BGLjTvumOdL2ggeinJ2ZBg&zoom=1&iact=rc&dur=156&sig=102781226239985370333&page=1&tbnh=105&tbnw=140&start=0&ndsp=24&ved=
IMPORTANTE: Professor, você pode xerocar as propagandas para os alunos ou solicitar que eles as acessem no computador UCA.
Lembrete: Palavra ambígua é a que oferece mais de uma interpretação.
2-Há no texto abaixo alguma palavra ambígua.
Descuidar do lixo é sujeira.
3- O que se pode entender das frases:
Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves. (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Não atire pérolas aos porcos. (provérbio popular)
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (provérbio popular)
4- "Quando alguém pergunta a um autor o que ele quis dizer, é porque um dos dois é burro". (Mário Quintana)
Professor, explique aos alunos que o sentido em que é empregada determinada palavra mantém relação com o sentido denotativo. Se não fosse assim, o leitor não teria um ponto de partida para compreender a ampliação do significado.
5-Sublinhem as palavras com sentido conotativo e depois expliquem a relação existente entre conotação e denotação no texto abaixo.
Mãe é fogo
13 de maio. O dia da mulher mais quente desse mundo. O dia daquela pessoa do brilho intenso nos olhos, do calor no corpo e do rosto claro e iluminado que com um simples toque de mãos incendeia as emoções mais fortes. (Propaganda da Fiat Lux).
6- a- Criem orações com sentido conotativo e denotativo com:
a palavra vida.
a palavra morte:
as palavras tristeza e alegria para você.
7- Leiam o texto ou ouçam ao vídeo e façam o que se pede:
Somos quem podemos ser Humberto Gessinger
http://letras.terra.com.br/humberto-gessinger/1588066/
Expliquem o sentido que as expressões destacadas podem ter:
“as nuvens não eram de algodão” “deram as chaves que abrem essa prisão.”
Expliquem o que entenderam por: "Somos quem podemos ser/sonhos que podemos ter.”
Atividade 3
8- Para sistematizar o que aprenderam, escrevam no lugar adequado e sobre o quadro as palavras conotação ou denotação.
_______________ ____________________
Linguagem exata e precisa |
Linguagem rica e expressiva |
Palavra com significação restrita |
Palavra com significação ampla |
Palavra com sentido comum do dicionário |
Palavra que extrapola o sentido comum do dicionário |
Palavra utilizada de forma objetiva |
Palavra utilizada de forma subjetiva |
Professor ao fazer a correção tire todas as dúvidas.
9 – Atividade para avaliação da aprendizagem:
Acessem o site abaixo para fazerem uma tarefa em grupo. Os alunos poderão escolher o intérprete preferido, selecionar uma música e fazer a análise dela explicando o emprego da linguagem conotativa.
Professor, incentive os alunos a procurarem as músicas mais ricas nessa linguagem. Terminado o trabalho, entregar para avaliação.
http://letras.terra.com.br/michel-telo/
http://letras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/
http://letras.terra.com.br/luan-santana
/http://www.vagalume.com.br/chitaozinho-e-xororo/
Professor, tire suas dúvidas e indique a leitura de:
http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotacaoeconotacao.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/denotacao-conotacao.htm
Professor, peça aos alunos que avaliem a atividade. Observe se eles conseguiram distinguir conotação e denotação, linguagem conotativa de denotativa; e se mostraram capazes de atitudes de interação e de colaboração ao realizar as diversas atividades.
Os trabalhos produzidos serão lidos pelo professor que observará se o conteúdo explorado foi bem entendido. Em seguida, os textos serão devolvidos aos alunos para escolha dos melhores trabalhos para exposição no jornal da classe e para refacção dos que precisam ser melhorados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!