Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Conotação e denotação

 

12/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar sentido conotativo e denotativo;
  • reconhecer a denotação e a conotação em textos poéticos;
  • observar a ambiguidade na construção dos sentidos dos textos.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Contato com grande variedade de textos.
  • Linguagem figurada.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laptop para acesso à internet.
  • leitura de textos poéticos e publicitários.

Uquinha

Atividades

As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. O aluno utilizará os softwares: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] e Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).

Professor, o registro das atividades poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa ou no laptop. Os alunos deverão utilizar  KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] para digitar. Cada aluno deverá salvar a sua atividade. Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como. 

Atividade 1

O professor começará a aula exibindo uma música atual que contenha linguagem figurada. A sugestão para o momento é:

METEORO - LUAN SANTANA

Luan Santana

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.clickgratis.com.br/fotos-imagens/imagens/luan-santana-108.jpg&imgrefurl=http://www.clickgratis.com.br/fotos-imagens/luan-santana/&h=640&w=480&sz=199&tbnid=O4STkI2rj52rIM:&tbnh=90&tbnw=68&prev=/search%3Fq%3Dluan%2Bsantana%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=luan+santana&docid=7qclsV2h_RJqpM&hl=pt-BR&sa=X&ei=TOLjTqyiOYTX0QGW8sDEBQ&sqi=2&ved=0CGkQ9QEwCA&dur=1401

 

O professor pedirá que a classe assista ao vídeo, ou simplesmente leia a letra da música. Em seguida, fará oralmente a exploração do texto:

a- Perguntará:

O eu-lírico afirma que deu a alguém o sol, o mar. Isso é possível? O que ele quis dizer?

O que é ganhar o coração? Que outros verbos podem substituir o ganhar?

b- Que outras palavras aparecem no texto fora do sentido que podemos encontrar no dicionário?

Conclua: Estas palavras que foram usadas fora do sentido atribuído pelo dicionário são chamadas de conotativas e as usadas conforme o dicionário são denotativas.

Texto disponível em: http://letras.terra.com.br/luan-santana/1407542/

 

  Para entender melhor sobre conotação e denotação acessem:

http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil1.php 

 

Os alunos lerão o texto e o salvarão no laptop. O professor perguntará se há dúvidas. Se houver, discutirá o texto.

 

 Atividade 2

O professor proporá que, em grupo de quatro alunos, façam as atividades.

1-Expliquem a ambiguidade das propagandas abaixo: 

propaganda 3 prop 4

Imagens disponíveis em:

http://www.google.com.br/imgres?q=propagandas+amb%C3%ADguas&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=557&tbm=isch&tbnid=rb0ZrPJoqbruwM:

&imgrefurl=http://webfoliobru.blogspot.com/2010/05/propaganda-

http://www.google.com.br/imgres?q=propaganda+Aur%C3%A9lio&um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=557&tbm=isch&tbnid=2DwRK_FbpeCcrM:&imgrefurl=http://bmalbert.yolasite.com/propagandas.php&docid=0RY5c6aPtXj6kM&

imgurl=http://bmalbert.yolasite.com/resources/aurelio.jpg&w=650&h=433&ei=_5zjTvbYFsaItwelgNWJBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=154&vpy=143&dur=

483&hovh=183&hovw=275&tx=115&ty=102&sig=102781226239985370333&page=1&tbnh=98&tbnw=147&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:0,s:0 ambigua.

html&docid=ePHvXdPQBB9BYM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_ptqCAo0vmk/S_MCvKIk4NI/AAAAAAAAAJc/Nxt5_DaJBtY/s1600/foto1.jpg&w=595&h=395

&ei=BGLjTvumOdL2ggeinJ2ZBg&zoom=1&iact=rc&dur=156&sig=102781226239985370333&page=1&tbnh=105&tbnw=140&start=0&ndsp=24&ved=

1t:429,r:0,s:0&tx=81&ty=37

 

IMPORTANTE: Professor, você pode xerocar as propagandas para os alunos ou solicitar que eles as acessem no computador UCA.

 

Lembrete: Palavra ambígua é a que oferece mais de uma interpretação.

2-Há no texto abaixo alguma palavra ambígua.

Descuidar do lixo é sujeira.

3- O que se pode entender das frases:

Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves. (Milton Nascimento e Fernando Brant)

Não atire pérolas aos porcos. (provérbio popular)

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (provérbio popular)

4- "Quando alguém pergunta a um autor o que ele quis dizer, é porque um dos dois é burro". (Mário Quintana)

  • Na frase escrita por M. Quintana, que palavra foi usada em cada frase em sentido conotativo?
  • Explique o que se deve entender sobre o que disse Mário Quintana.

Professor, explique aos alunos que o sentido em que é empregada determinada palavra mantém relação com o sentido denotativo. Se não fosse assim, o leitor não teria um ponto de partida para compreender a ampliação do significado.

5-Sublinhem as palavras com sentido conotativo e depois expliquem a relação existente entre conotação e denotação no texto abaixo.

Mãe é fogo

13 de maio. O dia da mulher mais quente desse mundo. O dia daquela pessoa do brilho intenso nos olhos, do calor no corpo e do rosto claro e iluminado que com um simples toque de mãos incendeia as emoções mais fortes. (Propaganda da Fiat Lux).

6- a- Criem orações com sentido conotativo e denotativo com:

a palavra vida.

  • Para um médico.
  • Para uma pessoa apaixonada.

 a palavra morte:

  • para o coveiro
  • um policial um para um trabalhador em floricultura.

as palavras tristeza e alegria para você.

7- Leiam o texto ou ouçam ao vídeo e façam o que se pede:

Somos quem podemos ser Humberto Gessinger

http://letras.terra.com.br/humberto-gessinger/1588066/ 

Expliquem o sentido que as expressões destacadas podem ter:

“as nuvens não eram de algodão” “deram as chaves que abrem essa prisão.”

Expliquem o que entenderam por: "Somos quem podemos ser/sonhos que podemos ter.”

 

Atividade 3

8- Para  sistematizar o que aprenderam, escrevam no lugar adequado e sobre o quadro as palavras conotação ou denotação.

_______________                                         ____________________

Linguagem exata e precisa

Linguagem rica e expressiva

Palavra com significação restrita

Palavra com significação ampla

Palavra com sentido comum do dicionário

Palavra que extrapola o sentido comum do dicionário

Palavra utilizada de forma objetiva

Palavra utilizada de forma subjetiva

 

Professor ao fazer a correção tire todas as dúvidas.

9 – Atividade para avaliação da aprendizagem:

Acessem o site abaixo para fazerem uma tarefa em grupo. Os alunos poderão escolher o intérprete preferido, selecionar uma música e fazer a análise dela explicando o emprego da linguagem conotativa.

 

Professor, incentive os alunos a procurarem as músicas mais ricas nessa linguagem. Terminado o trabalho, entregar para avaliação.

http://letras.terra.com.br/michel-telo/ 

http://letras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/ 

 http://letras.terra.com.br/luan-santana

/http://www.vagalume.com.br/chitaozinho-e-xororo/ 

 

Recursos Complementares

Professor,  tire suas dúvidas e indique a leitura de:

http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotacaoeconotacao.htm

http://www.brasilescola.com/literatura/denotacao-conotacao.htm      

  

 

 

  

Avaliação

Professor, peça aos alunos que avaliem a atividade. Observe se eles conseguiram distinguir conotação e denotação, linguagem conotativa de denotativa;  e se mostraram  capazes de  atitudes de interação e de colaboração ao realizar as diversas atividades. 

Os trabalhos produzidos serão lidos pelo professor que observará se o conteúdo explorado foi bem entendido. Em seguida, os textos serão devolvidos aos alunos para escolha dos melhores trabalhos para exposição no jornal da classe e para refacção dos que precisam ser melhorados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.