10/04/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Apreciar a língua escrita;
Proporcionar momentos de leitura, produção e reprodução, incentivando a criatividade e assim despertando o interesse dos alunos pela leitura;
Proporcionar momentos de construção coletiva e individual;
Aprender a trabalhar em equipe;
Respeitar a opinião do outro e saber fazer contribuições construtivas;
Aprimorar o uso da norma culta praticando o uso da nova ortografia;
Ampliar o vocabulário e o interesse em pesquisas diversas, como por exemplo, no dicionário;
Expor a criatividade fazendo uso da escrita e da imagem.
Os conhecimentos prévios devem abordar:conhecimento básico do editor de textos, copiar e colar, baixar imagens da internet, criar pastas para guardar as imagens e textos produzidos, uso da internet que envolve conhecimento em pesquisa e navegação com responsabilidade.
São várias as etapas de modo que a turma faça uso da Sala de Tecnologia intercalando momentos em sala de aula, Sala de Tecnologia Educacional e biblioteca escolar.
Pelo menos uma vez por semana os alunos devem utilizar a Sala de Tecnologia, podendo haver de um até três momentos semanais conforme as necessidades.
Em sala de aula todo conteúdo gramatical e linguístico deve ser abordado servindo de base para o desenvolvimento do projeto com relação às produções textuais dos alunos. Nesse sentido, como se trata de um projeto um pouco extenso, será destacado por quinzena as atividades trabalhadas. Cada quinzena possui suas aulas normais de língua portuguesa, com leituras e produções paralelamente com momentos na Sala de Tecnologia Educacional.
São previstos pelo menos de quatro a cinco aulas semanais de 50 minutos direcionadas ao projeto.
Primeira quinzena
Coleta de sugestões dos demais professores, extrapolando a área de língua portuguesa para verificar se estes desejam fazer parte do projeto;
Apresentação do projeto para as turmas que estarão envolvidas, essas turmas podem ser do 4º e 5º ano;
Registro com os alunos de todo o processo de desenvolvimento do projeto, colocando inclusive a previsão das datas, lembrando que estas poderão ser alteradas caso haja necessidade. Os alunos devem anotar em seus cadernos o processo que será percorrido no projeto;
Em sala de aula questionar os alunos quanto ao conhecimento que possuem sobre o uso da Internet, o manuseio do computador, navegação, sites de busca e o que entendem por Blog;
Explorar sites e Blogs que abordam a leitura, fazendo discussões para elencar os itens mais importantes para a construção do site/blog do projeto, ou seja, os alunos conhecem outros blogs para que compreendam o que o projeto propõe;
Segunda quinzena
Construir um quadro com os alunos, propondo as possíveis datas para as atividades na Sala de Tecnologia e na biblioteca e expor na sala de aula, em forma de cartaz;
Propor diversas datas para a leitura e seleção de gêneros textuais dividindo as responsabilidades com as turmas e professores envolvidos;
Trabalhar os gêneros textuais à partir de leituras feitas na biblioteca com livros escolhidos pelos próprios alunos, desde que sejam do gênero trabalhado no momento;
Prosseguir com as atividades que envolvem leitura e produção textual e linguística previstas no currículo da turma: coesão e coerência, rima, parágrafos, sequência dos fatos, ortografia, etc.;
Conhecer o Blog pré organizado pela professora da Sala de Tecnologia de modo a explorar todos os seus recursos disponíveis. O Blog proposto e trabalhado nesse projeto está disponível em: www.novasala10.blogspot.com e chama-se Sala 10;
Trabalhar com produção textual em sala de aula para abordar questões gramaticais previstos no currículo e no bimestre;
Na Sala de Tecnologia, construir no grande grupo, um texto para ser divulgado no Blog, tendo como autores os alunos da turma, ou seja, a equipe envolvida no projeto;
Ainda, na STE, pesquisar imagens para ilustrar a história construída. Os alunos aprendem a pesquisar enquanto as professoras elegem as mais adequadas com o texto.
Terceira quinzena
Quarta quinzena
Publicar os primeiros textos. É importante lembrar que, como está proposto apenas um bimestre, as produções podem ser feitas em grupos para facilitar as correções, pois os textos publicados não podem conter nenhum erro ortográfico;
Em outro momento os alunos podem produzir textos e eles mesmos elegerem os melhores e mais criativos para serem publicados;
Também podemos propor que tragam histórias de suas casas, feitas com ajuda dos pais, é uma forma de envolver a família, pois os pais podem acompanhar visitando o blog da turma e também podem ajudá-los a produzir histórias em casa;
Em vários momentos propor aulas na Sala de Tecnologia Educacional para que explorem os jogos ortográficos disponíveis no blog de modo que aprendam e se divirtam ao mesmo tempo;
Este projeto pode ser bem mais extenso. Ao final do bimestre, a turma apresenta para a escola o blog e as histórias criadas pela turma, podendo até divulgar o endereço do Blog para visitas;
Blog trabalhado:
Blogs de leituras visitados:
Os alunos serão avaliados em diferentes âmbitos:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2012
Cinco estrelasOi Neide! Parabéns pela excelente aula compartilhada. Abraços!!!
10/07/2012
Quatro estrelasOlá Neide, adorei sua aula, ótimas sugestões heim. Parabéns!
28/06/2012
Cinco estrelasTrabalhar diferenciado a leitura faz com que nossos alunos ficam mais interessados em explorar vários contextos literários. Parabéns colega e sucesso! Maria Venceslau
12/04/2012
Quatro estrelasAcho muito interessante e importante o trabalho feito em equipe principalmente a pesquisa, leitura, produção textual e divulgação dos resultados obtidos pelos alunos, utilizando vários recursos para a aprendizagem da Língua Portuguesa. Parabéns!
10/04/2012
Quatro estrelasÉ de grande importância proporcionar para o aluno momentos de leitura e escrita e publicá-la, levará o aluno a sentir prazer, a gostar do que faz. Parabéns!