Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Blog Compartilhando Leituras

 

10/04/2012

Autor e Coautor(es)
Neide Figueiredo de Souza
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM SOCRATES CAMARA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Apreciar a língua escrita;

Proporcionar momentos de leitura, produção e reprodução, incentivando a criatividade e assim despertando o interesse dos alunos pela leitura;

Proporcionar momentos de construção coletiva e individual;

Aprender a trabalhar em equipe;

Respeitar a opinião do outro e saber fazer contribuições construtivas;

Aprimorar o uso da norma culta praticando o uso da nova ortografia;

Ampliar o vocabulário e o interesse em pesquisas diversas, como por exemplo, no dicionário;

Expor a criatividade fazendo uso da escrita e da imagem.

Duração das atividades
São quatro aulas semanais de 50 minutos durante um período de um Bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos prévios devem abordar:conhecimento básico do editor de textos, copiar e colar, baixar imagens da internet, criar pastas para guardar as imagens e textos produzidos, uso da internet que envolve conhecimento em pesquisa e navegação com responsabilidade.

Estratégias e recursos da aula

São várias as etapas de modo que a turma faça uso da Sala de Tecnologia intercalando momentos em sala de aula, Sala de Tecnologia Educacional e biblioteca escolar.

Pelo menos uma vez por semana os alunos devem utilizar a Sala de Tecnologia, podendo haver de um até três momentos semanais conforme as necessidades.

Em sala de aula todo conteúdo gramatical e linguístico deve ser abordado servindo de base para o desenvolvimento do projeto com relação às produções textuais dos alunos. Nesse sentido, como se trata de um projeto um pouco extenso, será destacado por quinzena as atividades trabalhadas. Cada quinzena possui suas aulas normais de língua portuguesa, com leituras e produções paralelamente com momentos na Sala de Tecnologia Educacional.

São previstos pelo menos de quatro a cinco aulas semanais de 50 minutos direcionadas ao projeto.

Primeira quinzena

  • Coleta de sugestões dos demais professores, extrapolando a área de língua portuguesa para verificar se estes desejam fazer parte do projeto;

  • Apresentação do projeto para as turmas que estarão envolvidas, essas turmas podem ser do 4º e 5º ano;

  • Registro com os alunos de todo o processo de desenvolvimento do projeto, colocando inclusive a previsão das datas, lembrando que estas poderão ser alteradas caso haja necessidade. Os alunos devem anotar em seus cadernos o processo que será percorrido no projeto;

  • Em sala de aula questionar os alunos quanto ao conhecimento que possuem sobre o uso da Internet, o manuseio do computador, navegação, sites de busca e o que entendem por Blog;

  • Explorar sites e Blogs que abordam a leitura, fazendo discussões para elencar os itens mais importantes para a construção do site/blog do projeto, ou seja, os alunos conhecem outros blogs para que compreendam o que o projeto propõe;

Segunda quinzena

  • Construir um quadro com os alunos, propondo as possíveis datas para as atividades na Sala de Tecnologia e na biblioteca e expor na sala de aula, em forma de cartaz;

  • Propor diversas datas para a leitura e seleção de gêneros textuais dividindo as responsabilidades com as turmas e professores envolvidos;

  • Trabalhar os gêneros textuais à partir de leituras feitas na biblioteca com livros escolhidos pelos próprios alunos, desde que sejam do gênero trabalhado no momento;

  • Prosseguir com as atividades que envolvem leitura e produção textual e linguística previstas no currículo da turma: coesão e coerência, rima, parágrafos, sequência dos fatos, ortografia, etc.;

  • Conhecer o Blog pré organizado pela professora da Sala de Tecnologia de modo a explorar todos os seus recursos disponíveis. O Blog proposto e trabalhado nesse projeto está disponível em: www.novasala10.blogspot.com e chama-se Sala 10;

  • Registrar em sala de aula os recursos que o blog oferece bem como os conteúdos das páginas disponíveis;
  • Estudar em sala de aula alguns significados que fazem relação com as mídias, como por exemplo: google, link, blog, site, ícone, busca, tag, etc;
  • Momentos de leitura das histórias disponíveis no Blog: interpretação, releitura, questionamentos sobre as histórias, sua coerência com as imagens e com o título;
  • Registrar as leituras feitas na biblioteca, indicando o título, o autor e um breve resumo de cada história lida individualmente, para isso cada aluno recebe recebe uma ficha de leitura;
  • Trabalhar com produção textual em sala de aula para abordar questões gramaticais previstos no currículo e no bimestre;

  • Na Sala de Tecnologia, construir no grande grupo, um texto para ser divulgado no Blog, tendo como autores os alunos da turma, ou seja, a equipe envolvida no projeto;

  • Ainda, na STE, pesquisar imagens para ilustrar a história construída. Os alunos aprendem a pesquisar enquanto as professoras elegem as mais adequadas com o texto.

Terceira quinzena

  • No  Blog questionar os gêneros textuais presentes para leitura (fábulas, poemas, contos de fadas, etc):
  • Trabalhar em sala de aula a diferença desses textos;
  • Na biblioteca, relacionar os tipos de textos estudados anteriormente;
  • Eleger um gênero textual para construir textos para serem publicados no blog;
  • Na STE, pesquisar histórias diversas de acordo com o gênero escolhido para a produção de novos textos;
  • Na biblioteca, propor mais momentos para leituras para que os alunos melhorem a criatividade e enriquecam suas fichas de leitura;
  • Elaborar os textos, rascunhando no caderno;
  • Na STE, digitar os textos no editor de apresentação, observando as palavras erradas, fazendo uso das observações feitas pelo computador, com relação aos erros gramaticais(aquelas linhas vermelhas que aparecem embaixo das palavras que fazem parte do corretor ortográfico);
  • Com o texto exposto no projetor multimídia, na Sala de Tecnologia Educacional, fazer as correções necessárias e salvar;
  • Pesquisar e coletar imagens que podem ilustrar cada slide o mais semelhante possível com as histórias;
  • Inserir as imagens nos slides.

Quarta quinzena

  • Publicar os primeiros textos. É importante lembrar que, como está proposto apenas um bimestre, as produções podem ser feitas em grupos para facilitar as correções, pois os textos publicados não podem conter nenhum erro ortográfico;

  • Em outro momento os alunos podem produzir textos e eles mesmos elegerem os melhores e mais criativos para serem publicados;

  • Também podemos propor que tragam histórias de suas casas, feitas com ajuda dos pais, é uma forma de envolver a família, pois os pais podem acompanhar visitando o blog da turma e também podem ajudá-los a produzir histórias em casa;

  • Em vários momentos propor aulas na Sala de Tecnologia Educacional para que explorem os jogos ortográficos disponíveis no blog de modo que aprendam e se divirtam ao mesmo tempo;

  • Este projeto pode ser bem mais extenso. Ao final do bimestre, a turma apresenta para a escola o blog e as histórias criadas pela turma, podendo até divulgar o endereço do Blog para visitas;

  • Ao final, propor uma avaliação feita pelos próprios alunos, onde eles possam refletir sobre todo o processo, observando o próprio desempenho, dos colegas e da turma em geral.
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em diferentes âmbitos:

  • No que diz respeito ao conteúdo sobre ortografia, conforme o currículo da turma;
  • Durante o desenvolvimento do projeto serão considerados o trabalho em equipe, o empenho, o interesse e o retorno relacionado ao interesse e busca pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MÁRCIO JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA, NTM - DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    marcio.oliveira@dourados.ms.gov.br

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Oi Neide! Parabéns pela excelente aula compartilhada. Abraços!!!


  • Denise, ESCOLA , Mato Grosso do Sul - disse:
    denisepava@hotmail.com

    10/07/2012

    Quatro estrelas

    Olá Neide, adorei sua aula, ótimas sugestões heim. Parabéns!


  • Maria Venceslau da Silva Soares, E. M Pe. Anchieta , Mato Grosso do Sul - disse:
    vensoartes@hotmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    Trabalhar diferenciado a leitura faz com que nossos alunos ficam mais interessados em explorar vários contextos literários. Parabéns colega e sucesso! Maria Venceslau


  • Niuza Soares Ribeiro, E M Sócrates Câmara , Mato Grosso do Sul - disse:
    niuzacornachini@gmail.com

    12/04/2012

    Quatro estrelas

    Acho muito interessante e importante o trabalho feito em equipe principalmente a pesquisa, leitura, produção textual e divulgação dos resultados obtidos pelos alunos, utilizando vários recursos para a aprendizagem da Língua Portuguesa. Parabéns!


  • Edineia Rocha Bomfim dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL CARMELIA MARINIELLO , Bahia - disse:
    erbs.neia@yahoo.com.br

    10/04/2012

    Quatro estrelas

    É de grande importância proporcionar para o aluno momentos de leitura e escrita e publicá-la, levará o aluno a sentir prazer, a gostar do que faz. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.