07/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 2, p.84, 1997). Escrever palavras com s ou z em final de palavras costuma ser um pouco difícil para os alunos, principalmente nos monossílabos (fes ou fez?). Dessa forma, nosso planejamento se propõe a trabalhar algumas propriedades dessas letras, a fim de que os alunos elaborem regras que possam ajudá-los.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para realizar essa primeira atividade é necessário que você solicite previamente que os alunos recortem de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras terminadas em s e em z. Você poderá fazer o registro abaixo na lousa e pedir que eles copiem.
Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras terminadas em s e em z. Encontre doze palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope. Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais.
Se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso deverá providenciar o material descrito anteriormente.
Realizando a atividade
Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:
Estudando palavras terminadas com S e Z
PALAVRAS TERMINADAS COM S | PALAVRAS TERMINADAS COM Z |
Professor, continue a atividade iniciada anteriormente. Para isso escreva as questões abaixo na lousa e peça para que os alunos copiem.
1- Observando as palavras que registramos na aula anterior, pensem e respondam as questões abaixo:
a- Quantas palavras têm em sua dupla?
b- Há mais palavras terminadas em s ou z? (Possivelmente as palavras terminadas em s será maior.).
c- Leiam as palavras que estão no grupo das palavras terminadas em s.
d- Agora, separem as palavras que estão escritas no plural em um grupo e as que não estão no plural em outro. Há mais palavras no plural ou há mais palavras no outro grupo? (Possivelmente terão mais palavras no plural)
e- Copiem abaixo alguns exemplos de palavras que estão escritas no plural.
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f- Há palavras terminadas em s que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo. (Exemplo: ônibus, três, tênis... Estas palavras formam o plural pela flexão do artigo. Portanto, como elas estão escritas isoladas, fora do contexto, você poderá aceitar que elas estão tanto no plural como no singular. Dê exemplos para que os alunos possam verificar se estão flexionadas ou não. Veja: ”Comprei três borrachas.”, “Os três meninos estão jogando bola.”, “O ônibus quebrou.”, " Aqueles ônibus estão fazendo o trânsito ficar congestionado.” Lembre-se, nesse momento nosso objetivo é trabalhar com ortografia: s ou z em final de palavras)._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g- Há palavras que não estão no plural e não podem ir para o plural? Escreva-as abaixo. (Exemplo: pois, mais, através...)
2- Agora, observem as palavras que terminam com a letra z e respondam:
a- Há palavras que estão no plural? Escreva-as abaixo. (Não encontrarão nenhuma palavra. Se os alunos encontrarem, por exemplo, verbos como: fez, faz, produz.., informe-os que essas palavras têm plural: fizeram, fazem, produzem.).
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b- Há palavras que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo.
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Professor, para finalizar essa etapa dialogue com a turma, perguntando:
Após o dialogo registre na lousa e peça para que os alunos copiem:
Nossas descobertas sobre a utilização das letras s e z no final de palavras:
Se a palavra estiver no plural, ela termina com a letra s. (Exemplo: maçãs, borboletas...).
Se a palavra não pode ir para o plural, só pode terminar com s (Exemplo: depois, após, mas, férias, óculos..., com exceção da palavra talvez.).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, amplie os estudo sobre a escrita de palavras que terminam com s e z aproveitando aquelas que indicam em que país a pessoa nasceu. É possível que os alunos não conheçam muitos dos países citados, mas localize-os no mapa. Leve para sala de aula o mapa-mundi e/ou o globo terrestre, a fim de que os alunos localizem os países que serão mencionados durante o diálogo registrado abaixo.
Se você preferir poderá utilizar o Laboratório de Informática ou caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem os sítios a seguir para observarem o mapa-mundi e identificarem os países que serão indicamos.
Dialogando com os alunos
Você poderá perguntar:
China: chinês Líbia: libanês Japão: japonês
Portugal: português França: francês Inglaterra: inglês
Que letra foi utilizada no final de cada palavra que indica a procedência da pessoa? E se escrevermos essas mesmas palavras no plural, elas terminariam com s ou z? (Para ambas as perguntas a resposta é a letra s.).
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/mapa-mundi.html Mapa-mundi
http://www.suapesquisa.com/mapas/mp-europa.jpg Mapa da Europa
http://www.suapesquisa.com/mapas/mp-asia.jpg Mapa da Ásia
http://www.suapesquisa.com/mapas/mp-africa.jpg Mapa da África (Acesso em 30/11/2011)
Para terminar esse momento faça com os alunos um ditado compartilhado. Para isso peça que cada aluno dite uma palavra que termine com a letra s ou z para que todos possam registrar no caderno. Informe que a palavra não poderá se repetir. (Professor, dependendo do nível de seus alunos você poderá sugerir que pensem a palavra em duplas.).
Faça a correção do ditado pedindo ao aluno que ditou a palavra, que a escreva na lousa e aos demais que façam a correção. É importante lembrá-los que todos estão sujeitos a erros, pois não sabemos tudo, mas devemos nos esforçar ao máximo para fazermos o melhor.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que digitem as palavras por meio de KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como. Nesse caso o programa indica quando a escrita da palavra estiver errada, assim, o aluno terá oportunidade de corrigi-la. Ao terminar o ditado faça a impressão e instrua os alunos a colarem no caderno de Língua Portuguesa.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para sistematizar as descobertas feitas nas aulas anteriores proponha um bingo. Veja:
Bingo de palavras que terminam com a letra s e z
Solicite que os alunos façam uma tabela com quatro linhas e quatro colunas. Em seguida dite dezesseis palavras que terminam com a letra s e z. Peça que eles escrevam as palavras na linha e coluna que desejarem. Ao terminarem de preencher a tabela é só você começar a sortear as palavras. A cada palavra sorteada o aluno deve marcá-la em sua tabela. Ganha quem marcar todas as palavras de uma linha ou coluna.
Abaixo sugerimos algumas palavras, porém, você poderá selecionar outras.
Exemplos: palidez, lápis, xadrez, atlas, surdez, depois, vez, português, gravidez, papagaios, feliz, mês, nariz, simples, talvez, seis.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que façam a tabela por meio de KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como. Depois faça a impressão e entregue para que os alunos escrevam as palavras que você irá ditar.
REGISTRANDO
Professor, faça o registro do bingo no caderno de Língua Portuguesa. Você poderá registrar o nome da atividade e os objetivos propostos.
Em seguida elabore atividades que contemplem os conteúdos que você já trabalhou em sala de aula, por exemplo:
Em Matemática você poderá pedir aos alunos que:
Para finalizar não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações que possibilitem compreender como foi realizar o bingo.
Você poderá encontrar outras atividades sobre o uso das letras s e z e também sobre substantivo plural nos sítios a seguir:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Concord%C3%A2ncia/Concord%C3%A2ncia_nominal/Plural
http://www.superradiopiratininga.com.br/falandodalingua/?tag=gramatica-2&paged=3
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html
http://www.profgarrido.com/4s_anos/port/loteria%20-sz/loteria-sz.htm (Acesso em 30/11/2011)
Professor, o processo de avaliação deve ser motivador e integrador, e permitir, além de diagnosticar o erro, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes linguísticos. Os critérios de avaliação devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de encontrar estratégias para escrever palavras que terminam com as letras s e z, se utilizam corretamente a ortografia na escrita de palavras, se identificam palavras que estão escritas no singular e no plural. Verifique também, se conseguem aplicar adequadamente as letras s e z no final de palavras. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades lúdicas. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 2 classificações
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26/11/2013
Cinco estrelasmuiiito bom e me ajudou no dever
24/10/2012
Cinco estrelasMuito boa a sua aula professora! Exercita diversas habilidades cognitivas e tipos de inteligência (lógico-matemática; cinestésica; social; etc.) dos alunos e o trabalho colaborativo. Também, os alunos aproveitam para aprender um pouco mais de história, geografia e matemática. Estava pesquisando um material na internet para reforçar o estudo de português do meu filho de 9 anos. Muito obrigado!