Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar dos meios de comunicação e a sua influência na organização do espaço da cidade?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os meios de comunicação utilizados em sua cidade;
  • Reconhecer a importância dos meios de comunicação e sua utilidade;
  • Listar os meios de comunicação que existem na sua cidade;
  • Conhecer as mudanças que ocorreram com os meios de comunicação com o avanço da tecnologia;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre os meios de comunicações; leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos meios de comunicação. Depois, apresente a poesia “Comunicações”de Luciana Passos, seja em forma de cartaz, retroprojetor ou data show. Juntamente com os alunos leia a poesia:

menina computador

Comunicações(Luciana Passos)

 

Palavras e mais palavras

Vão voando pelo ar

Escutamos e falamos

Sempre a nos comunicar

José meu melhor amigo

Vai aniversariar

Um telegrama depressa

Meu abraço vai levar.

Preciso telefonar!

É urgente! Atenção!

Quem nos socorre na rua?

É nosso amigo orelhão.

O correio, o jornal

O rádio e a televisão

Transmitindo as notícias

Trazem a nossa união.

Por isso é que cuidamos

com carinho e educação

dos meios que utilizamos

para a nossa comunicação.

 Fonte: http://alessialacerda.blogspot.com/2008/05/poesia-meios-de-comunicao.html

 Em seguida, dialogue com a turma sobre o que compreendeu da poesia e quem já a conhecia. Levante os questionamentos:

  • Qual o assunto que a poesia se refere?
  • Quais os meios de comunicação a poesia cita?
  • Você já utilizou algum desses meios de comunicação? Em qual situação?

 

Professor, converse com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação, suas funções, quando e em que momento utilizamos.Exemplo: Para nos comunicarmos com outras pessoas, para nos mantermos informados, para nos divertimos, usamos os meios de comunicação.

        

Após o diálogo proponha a atividade de registro no caderno de História/Geografia, para isso disponibilize uma cópia impressa da poesia para cada aluno.

 1. Preencha a cruzadinha com os meios de comunicação citados na poesia.

 

tabela comp. 

 Fonte: Acervo da autora

2. Faça uma lista com outros meios de comunicação que você utiliza na sala de aula.

3. Escreva o nome dos meios de comunicação que você usa para:

Falar com um colega que mora longe:_______________________________ (telefone)

Dar uma notícia muito urgente por escrito:___________________________ (telegrama)

Escrever para alguém de quem sente saudade:_________________________ (carta)

Ouvir notícias e músicas: _________________________________________ (rádio)

 

Fonte: Acervo da autora

 menino  

 

Professor, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre os meios de comunicação que existem em sua cidade. Registre no seu próprio caderno ou caso sua escola possua laptops, sugerimos que os utilizem. Segue alguns sítios:

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/index.php 

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/telefone.html 

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/revista.html

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha uma roda de conversa sobre as informações que cada aluno pesquisou.  É relevante reforçar que os meios de comunicação são importantes para a organização da cidade ou de outros espaços, pois é através deles que podemos falar, escrever, trocar mensagens, enfim nos comunicar. Com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação progrediram no decorrer dos tempos.

Faça uma visita ao Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos pesquisem outras informações interessantes sobre os meios de comunicação nos sítios:

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html 

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/televisao.html 

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/radio.html

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/jornal.html 

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/internet.html

 

Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e solicite que criem uma lista dos meios de comunicação que existem em nossa cidade e quais deles usam com maior frequência.

Professor, se os alunos possuíremlaptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles digitem a lista utilizando o programa Tux Paint.Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de ilustrar.

Professor, salve e imprima as produções de cada aluno. Crie na sala de aula, um mural com as poesias.

Caso não possuam esse recurso, sugerimos que escrevam a lista em uma folha de papel A4. Depois, ilustrem com desenhos ou gravuras de revistas, utilizando canetinhas, tinta e giz de cera.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie algumas imagens que demonstrem o avanço dos meios de comunicação. Veja abaixo:

 antigo atual

Imagem 1: http://www.webvariedades.com/2011_02_25_archive.html

Imagem 2: http://www.osabetudo.com/como-limpar-tabletes-netbooks-e-notebooks-e-outros-eletroeletronicos/

 

antigo 2 atual2

 Imagem 1: http://www.colecionando.net/colecionadores-de-telefones-antigos.html

Imagem 2:http://www.comprafacil.blog.br/tecnologia-os-10-mais-vendidos/

 atual3 atual3

http://acabacofm.blogspot.com/2011/05/faz-tempo.html

 tv1 tv  

Imagem 1: http://andersonmarcosnews.blogspot.com/2011/04/tv-de-hoje-historia.html

Imagem2:http://www.interlagos.com.br/NovoSite/guiadecompras/guiadecompras.asp?id=2307

Apresente as imagens aos alunos e dialogue sobre os avanços que ocorreram com os meios de comunicação, e cite outros que surgiram com a tecnologia: fax, correio eletrônico e telex.

A comunicação na cidade pode ser feita de diferentes formas:

  • Pela escrita em livros, revistas, jornal, carta etc.;
  • Pela fala por meio do telefone, rádio e outros;
  • Pela imagem: sinais de trânsito, placas informativas (exemplo: “é proibido a entrada de animais”);
  • Pela linguagem de sinais: linguagem dos surdos, dos policiais de trânsito e outros.

Há meios que usam mais de uma forma de comunicação. A televisão, por exemplo, utiliza-se da imagem e da fala ao mesmo tempo.

 

Fonte das informações: PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática.Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009, p. 398.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, juntamente com a turma acesse o vídeo sobre “A evolução dos meios de comunicação”.

Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=JA-LaiIlWFE

video comunicação

Em seguida,organize os alunos em grupos e peça para construírem cartazes que representem o meio de comunicação que:

a) Transmite som e imagem.

b) Transmite notícias e músicas.

c) É utilizado para mandar notícias urgentes, à distância.

 Logo após, proponha atividade de fixação no caderno. Veja o exemplo:

 1. Responda:

a) O nome do programa de televisão que você mais gosta de assistir.

_____________________________________________________________________

b) Em sua cidade existe um jornal da região? Qual é o seu nome?

____________________________________________________________________

c) O nome do lugar na cidade que recebe e distribui cartas.

____________________________________________________________________

d) O nome do local onde vende livros.

____________________________________________________________________

e) Os meios de comunicação mais usados em sua casa.

____________________________________________________________________

2. Desenhe o meio de comunicação que você mais usa e escreva para que você o utiliza.

 Professor, socialize os desenhos e a escrita de cada aluno.

Ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido “Como utilizar dos meios de comunicação e a sua influência na organização do espaço da cidade”.Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os meios de comunicação utilizados em sua cidade; reconhecer a importância dos meios de comunicação e sua utilidade; listar os meios de comunicação que existem na cidade; conhecer as mudanças que ocorreram com os meios de comunicação  com o avanço da tecnologia e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.