07/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre os meios de comunicações; leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos meios de comunicação. Depois, apresente a poesia “Comunicações”de Luciana Passos, seja em forma de cartaz, retroprojetor ou data show. Juntamente com os alunos leia a poesia:
Comunicações(Luciana Passos)
Palavras e mais palavras
Vão voando pelo ar
Escutamos e falamos
Sempre a nos comunicar
José meu melhor amigo
Vai aniversariar
Um telegrama depressa
Meu abraço vai levar.
Preciso telefonar!
É urgente! Atenção!
Quem nos socorre na rua?
É nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio e a televisão
Transmitindo as notícias
Trazem a nossa união.
Por isso é que cuidamos
com carinho e educação
dos meios que utilizamos
para a nossa comunicação.
Fonte: http://alessialacerda.blogspot.com/2008/05/poesia-meios-de-comunicao.html
Em seguida, dialogue com a turma sobre o que compreendeu da poesia e quem já a conhecia. Levante os questionamentos:
Professor, converse com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação, suas funções, quando e em que momento utilizamos.Exemplo: Para nos comunicarmos com outras pessoas, para nos mantermos informados, para nos divertimos, usamos os meios de comunicação.
Após o diálogo proponha a atividade de registro no caderno de História/Geografia, para isso disponibilize uma cópia impressa da poesia para cada aluno.
1. Preencha a cruzadinha com os meios de comunicação citados na poesia.
Fonte: Acervo da autora
2. Faça uma lista com outros meios de comunicação que você utiliza na sala de aula.
3. Escreva o nome dos meios de comunicação que você usa para:
Falar com um colega que mora longe:_______________________________ (telefone)
Dar uma notícia muito urgente por escrito:___________________________ (telegrama)
Escrever para alguém de quem sente saudade:_________________________ (carta)
Ouvir notícias e músicas: _________________________________________ (rádio)
Fonte: Acervo da autora
Professor, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre os meios de comunicação que existem em sua cidade. Registre no seu próprio caderno ou caso sua escola possua laptops, sugerimos que os utilizem. Segue alguns sítios:
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/index.php
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/telefone.html
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/revista.html
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha uma roda de conversa sobre as informações que cada aluno pesquisou. É relevante reforçar que os meios de comunicação são importantes para a organização da cidade ou de outros espaços, pois é através deles que podemos falar, escrever, trocar mensagens, enfim nos comunicar. Com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação progrediram no decorrer dos tempos.
Faça uma visita ao Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos pesquisem outras informações interessantes sobre os meios de comunicação nos sítios:
http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/televisao.html
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/radio.html
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/jornal.html
http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/internet.html
Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e solicite que criem uma lista dos meios de comunicação que existem em nossa cidade e quais deles usam com maior frequência.
Professor, se os alunos possuíremlaptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles digitem a lista utilizando o programa Tux Paint.Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de ilustrar.
Professor, salve e imprima as produções de cada aluno. Crie na sala de aula, um mural com as poesias.
Caso não possuam esse recurso, sugerimos que escrevam a lista em uma folha de papel A4. Depois, ilustrem com desenhos ou gravuras de revistas, utilizando canetinhas, tinta e giz de cera.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie algumas imagens que demonstrem o avanço dos meios de comunicação. Veja abaixo:
Imagem 1: http://www.webvariedades.com/2011_02_25_archive.html
Imagem 2: http://www.osabetudo.com/como-limpar-tabletes-netbooks-e-notebooks-e-outros-eletroeletronicos/
Imagem 1: http://www.colecionando.net/colecionadores-de-telefones-antigos.html
Imagem 2:http://www.comprafacil.blog.br/tecnologia-os-10-mais-vendidos/
http://acabacofm.blogspot.com/2011/05/faz-tempo.html
Imagem 1: http://andersonmarcosnews.blogspot.com/2011/04/tv-de-hoje-historia.html
Imagem2:http://www.interlagos.com.br/NovoSite/guiadecompras/guiadecompras.asp?id=2307
Apresente as imagens aos alunos e dialogue sobre os avanços que ocorreram com os meios de comunicação, e cite outros que surgiram com a tecnologia: fax, correio eletrônico e telex.
A comunicação na cidade pode ser feita de diferentes formas:
Há meios que usam mais de uma forma de comunicação. A televisão, por exemplo, utiliza-se da imagem e da fala ao mesmo tempo.
Fonte das informações: PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática.Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009, p. 398.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, juntamente com a turma acesse o vídeo sobre “A evolução dos meios de comunicação”.
Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=JA-LaiIlWFE
Em seguida,organize os alunos em grupos e peça para construírem cartazes que representem o meio de comunicação que:
a) Transmite som e imagem.
b) Transmite notícias e músicas.
c) É utilizado para mandar notícias urgentes, à distância.
Logo após, proponha atividade de fixação no caderno. Veja o exemplo:
1. Responda:
a) O nome do programa de televisão que você mais gosta de assistir.
_____________________________________________________________________
b) Em sua cidade existe um jornal da região? Qual é o seu nome?
____________________________________________________________________
c) O nome do lugar na cidade que recebe e distribui cartas.
____________________________________________________________________
d) O nome do local onde vende livros.
____________________________________________________________________
e) Os meios de comunicação mais usados em sua casa.
____________________________________________________________________
2. Desenhe o meio de comunicação que você mais usa e escreva para que você o utiliza.
Professor, socialize os desenhos e a escrita de cada aluno.
Ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido “Como utilizar dos meios de comunicação e a sua influência na organização do espaço da cidade”.Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os meios de comunicação utilizados em sua cidade; reconhecer a importância dos meios de comunicação e sua utilidade; listar os meios de comunicação que existem na cidade; conhecer as mudanças que ocorreram com os meios de comunicação com o avanço da tecnologia e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/11/2012
Cinco estrelasAchei uma aula perfeita. Parabéns!
16/11/2012
Cinco estrelasAdorei muito criativo.
20/10/2012
Cinco estrelasAdorei