Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arquitetura no descobrimento do Brasil

 

22/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as primeiras construções do período colonial;
  • Identificar a influência portuguesa na arquitetura brasileira;
  • Construir uma maquete ilustrando a Vila São Vicente.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que essa atividade seja elaborada e realizada em conjunto com as disciplinas de história (abordando o Descobrimento do Brasil, os primeiros colonizadores e a primeira vila), geografia (abordando o descobrimento do Brasil, as características do relevo, clima e vegetação que os portugueses encontraram quando chegaram), ciências (doenças que surgiram no país com a colonização e a doença de chagas, que se proliferava em razão do estilo das construções) e matemática (sólidos geométricos, escala e proporção).

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: o professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao descobrimento do Brasil. Para contextualizar o professor poderá utilizar os vídeos:

Terra cheia de graça: parte I

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10025

Terra cheia de graça: parte II

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10032

Nesse vídeo fica exposta a dificuldade de comunicação entre os portugueses e os nativos, essa dificuldade se desdobra em outros fatores culturais, como alimentação, vestimenta, etc.

Após apresentar e discutir o vídeo com seus alunos, o professor deverá apresentar a obra do pintor Rugendas que retratou o início da colonização do Brasil.

Atenção Professor! Ao apresentar as imagens destaque a arquitetura das construções, os materiais empregados, a técnica, quem construía, a diferença entre as construções, o solo e os costumes.

undefined

Habitação de Escravos

undefined

Carregadores de água

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/agua.htm

undefined

Costumes do Rio de Janeiro

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/costumes.htm

Desembarque

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/desembarca.htm

Lundu I.

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/lundu1.htm

undefined

Venda em Recife

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/ bco_ imagens/rugendas/venda .htm

undefined

Preparação da raiz de mandioca

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/mandioca.htm

undefined

Índios numa fazenda

Diponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/indios.htm

undefined

Aldeia de Tapuias

Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=928&cd_idioma=28555

Atividade:

Agora que os alunos já sabem como se deu a colonização do Brasil e as principais características da arquitetura, é hora dos alunos pesquisarem a técnica da taipa e as principais construções feitas de taipa. Sugerimos que os alunos pesquisem os seguintes prédios históricos:

- Muralha ao redor de Salvador construída por Tomé de Sousa;

- Igreja Matriz de Cananéia;

- Primeira Vila de São Vicente (1542-1545)

- Engenhos de cana de açúcar;

- Casa da Companhia de Jesus que deu origem a cidade de São Paulo em 1554.

Sugerimos o vídeo São Paulo – parte 1 [Momento Brasil] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=588

São Paulo: parte 1 [Mom ento Brasil]

Aula 02: Os alunos deverão apresentar para a turma o resultado da pesquisa.

Após as apresentações o professor deverá complementar cada tema pesquisado caso seja necessário. Os alunos também deverão entregar um texto sobre o tema pesquisado descrevendo as seguintes características:

  • qual o prédio histórico pesquisado;
  • a localização e o ano da construção;
  • principais características;
  • materiais empregados na construção;
  • relevância histórica do prédio;
  • qual a situação atual da construção.

Aula 03: Após o resgate da memória das construções históricas é hora dos alunos construírem a primeira vila do Brasil, a Vila de São Vicente.

A atividade será realizada em grupo de 3 a 4 alunos. Cada grupo será responsável pela construção de um prédio. O professor poderá sortear entre os grupos os prédios a serem construídos: Igreja, engenho, casa grande, senzala, casa popular, etc.

Antes de iniciar a construção os grupos deverão se reunir para discutir a localização geográfica de cada prédio, para isso deverão estudar as caracte rísticas do solo e os materiais empregados na construção.

Aula 0 4: Apresentação das maquetes.

O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos, dessa forma toda a comunidade escolar poderá apreciar as construções e os alunos poderão explicar o significado de cada prédio, as escalas e proporções utilizadas, os materiais empregados, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
São Paulo: parte 1 [Momento Brasil] Vídeo
Terra cheia de graça: parte I Vídeo
Terra cheia de graça: parte II Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios: criatividade, acabamento, escala e proporção, semelhança com a realidade, etc.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.