22/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Sugerimos que essa atividade seja elaborada e realizada em conjunto com as disciplinas de história (abordando o Descobrimento do Brasil, os primeiros colonizadores e a primeira vila), geografia (abordando o descobrimento do Brasil, as características do relevo, clima e vegetação que os portugueses encontraram quando chegaram), ciências (doenças que surgiram no país com a colonização e a doença de chagas, que se proliferava em razão do estilo das construções) e matemática (sólidos geométricos, escala e proporção).
Aula 01: o professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao descobrimento do Brasil. Para contextualizar o professor poderá utilizar os vídeos:
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10025
Terra cheia de graça: parte II
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10032
Nesse vídeo fica exposta a dificuldade de comunicação entre os portugueses e os nativos, essa dificuldade se desdobra em outros fatores culturais, como alimentação, vestimenta, etc.
Após apresentar e discutir o vídeo com seus alunos, o professor deverá apresentar a obra do pintor Rugendas que retratou o início da colonização do Brasil.
Atenção Professor! Ao apresentar as imagens destaque a arquitetura das construções, os materiais empregados, a técnica, quem construía, a diferença entre as construções, o solo e os costumes.
Habitação de Escravos
Carregadores de água
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/agua.htm
Costumes do Rio de Janeiro
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/costumes.htm
Desembarque
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/desembarca.htm
Lundu I.
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/lundu1.htm
Venda em Recife
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/ bco_ imagens/rugendas/venda .htm
Preparação da raiz de mandioca
Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/mandioca.htm
Índios numa fazenda
Diponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/indios.htm
Aldeia de Tapuias
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=928&cd_idioma=28555
Atividade:
Agora que os alunos já sabem como se deu a colonização do Brasil e as principais características da arquitetura, é hora dos alunos pesquisarem a técnica da taipa e as principais construções feitas de taipa. Sugerimos que os alunos pesquisem os seguintes prédios históricos:
- Muralha ao redor de Salvador construída por Tomé de Sousa;
- Igreja Matriz de Cananéia;
- Primeira Vila de São Vicente (1542-1545)
- Engenhos de cana de açúcar;
- Casa da Companhia de Jesus que deu origem a cidade de São Paulo em 1554.
Sugerimos o vídeo São Paulo – parte 1 [Momento Brasil] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=588
São Paulo: parte 1 [Mom ento Brasil]
Aula 02: Os alunos deverão apresentar para a turma o resultado da pesquisa.
Após as apresentações o professor deverá complementar cada tema pesquisado caso seja necessário. Os alunos também deverão entregar um texto sobre o tema pesquisado descrevendo as seguintes características:
Aula 03: Após o resgate da memória das construções históricas é hora dos alunos construírem a primeira vila do Brasil, a Vila de São Vicente.
A atividade será realizada em grupo de 3 a 4 alunos. Cada grupo será responsável pela construção de um prédio. O professor poderá sortear entre os grupos os prédios a serem construídos: Igreja, engenho, casa grande, senzala, casa popular, etc.
Antes de iniciar a construção os grupos deverão se reunir para discutir a localização geográfica de cada prédio, para isso deverão estudar as caracte rísticas do solo e os materiais empregados na construção.
Aula 0 4: Apresentação das maquetes.
O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos, dessa forma toda a comunidade escolar poderá apreciar as construções e os alunos poderão explicar o significado de cada prédio, as escalas e proporções utilizadas, os materiais empregados, etc.
Nome | Tipo |
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São Paulo: parte 1 [Momento Brasil] | Vídeo |
Terra cheia de graça: parte I | Vídeo |
Terra cheia de graça: parte II | Vídeo |
Materiais: isopor, cola, tesoura, papelão, cartolina, argila, pincel, capim, etc.
Pintor Rugendas: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&acao=mais&inicio=1&cont_acao=1&cd_verbete=928
Biografia Rugendas: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/rugendas/rugendas.htm#
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios: criatividade, acabamento, escala e proporção, semelhança com a realidade, etc.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasA aula além de ser muito criativa, leva os alunos a participarem ativamente de todo o processo. Muito interessante.