Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma o trabalho com os super-heróis pode favorecer as relações de confiança e cumplicidade no grupo?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer alguns super-heróis, por meio de gravuras;
  • Identificar as características dos super-heróis;
  • Pesquisar os super-heróis de seus familiares;
  • Criar seu próprio super-herói;
  • Construir pequenos textos coletivos a partir de super-heróis;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre afetividade, confiança, atitudes de cooperação; leitura e escrita e a utilização dos recursos do laptop Classmate, assim como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos os alunos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente algumas imagens de super-heróis. Pergunte aos alunos, quem conhece esses personagens e quais as suas características pessoais.

 heróis

http://teoriasdoluis.blogs.sapo.pt/arquivo/442948.html 

 heroi2

http://menteemcolapso.blogspot.com/2011/04/vingativa.html 

 heroi3

http://omundodossuperherois.blogspot.com/p/homem-aranha-spidermam.html 

vários

http://www.cartolamagica.com/curiosidades/40-coisas-que-aprendemos-com-filmes-de-super-herois/ 

 

Professor, organize os alunos em grupos e peça para discutirem as seguintes perguntas:

Você já teve vontade de ser um super-herói? Qual?

Por qual razão escolheria esse super-herói?

Você conhece outros super-heróis? Quais?

Em seguida, solicite que os grupos criem, utilizando recorte, colagem e desenhos em folhas de papel A3, imagens que representem os heróis que eles gostariam de ser neste momento. Você também poderá utilizar os seguintes materiais: sobras de folhas coloridas, folhas de jornais e revistas, retalhos de tecidos, lãs coloridas e outros.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que criem seus super-heróis, utilizando o programa Tux Paint. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, salve e imprima as produções de cada aluno. Crie um espaço na sala de aula, para que todos possam apresentar os seus personagens.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente a história de um menino que convive com muitos heróis, “O Menino Quadradinho” do autor Ziraldo Alves Pinto. Editora: Melhoramentos.

Aproveite para apresentar o autor, você poderá utilizar o sítio: http://www.ziraldo.com/historia/home.htm,  nele encontrará dados referentes à sua biografia.

A história conta que havia um menino preso dentro das histórias em quadrinhos. Claro que ele tinha muitos amigos, os heróis que lá habitam. Mas um dia ele acordou e estava mergulhado em letras, pontos e palavras. Confuso, aos poucos passou a entender o novo universo em que vive.

 livro

Fonte: http://www.ziraldo.com/livros/quadrado.htm

Disponibilize para os alunos um trecho do livro "O Menino Quadradinho" para responderem as atividades no caderno de Português.

1. Leia o trecho da história em quadrinho.

 trecho trecho2

Fonte: PINTO, Ziraldo Alves. O Menino Quadradinho. São Paulo: Ed. Melhoramentos,1999, p.10-11.

2. Comente com seus colegas e professor as seguintes questões:  

  • Você conhece todos os heróis apresentados na história? (Super Homem; Batman; Dick Tracy; Capitão América; Tarzan; Homem Aranha.).
  • O seu herói preferido participa da história?
  • Que título você daria a essa história?

3. Observe o 9º quadrinho da história e responda:

quadrinho

Fonte: Acervo da autora

a) Por que o menino está muito ocupado? (Por que está tirando um espinho do pé de um super-herói.).

b) A quem pertence o corpo deitado no chão? Como você descobriu? (Ao Tarzan. Porque o herói da floresta vive descalço pela floresta.).

4. Você gostaria de estar vivendo esta aventura no lugar do Menino Quadradinho? Por quê?

 

Professor, propicie aos alunos um momento de discussão entre todos, deixando – os a vontade para exporem os seus sentimentos sobre o desejo de estar no lugar do herói desta história.

menino 

Qual era o herói preferido de seus familiares quando eram crianças?

Para saber, entreviste algumas pessoas de sua família e, depois, escreva as respostas neste quadro.

 

NOME DO ENTREVISTADO NOME DO HERÓI PREFERIDO
   
   
   
   
   

Fonte: Acervo da autora

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos de maneira que todos mostrem sua entrevista aos colegas e, juntos, verifiquem quais foram os heróis mais citados. Depois, peça que registrem os nomes dos cinco heróis mais citados nas entrevistas de sua turma.

O registro poderá ser feito no caderno ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que criem uma tabela, utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Para essa atividade, solicite que criem uma tabela com seis linhas e duas colunas:

( 1ª coluna - nome do super-herói e 2ª coluna – quantidade)

 

NOME DO

SUPER-HERÓI

QUANTIDADE
   
   
   
   
   

 Fonte: Acervo da autora

Utilizando Informática

Professor, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, ou solicite que usem seus laptops a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão assistir um vídeo com vários super-heróis, acessando o sítio:

video2 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Yy4eekElRWQ&feature=related

 Logo após, levante alguns questionamentos:

  • O que os heróis conversaram quando se encontraram?
  • Apareceu outro super-herói na cena? Você conhece?
  • Onde aconteceu a reunião dos super-heróis?
  • Os heróis respeitam uns aos outros? Você se sente respeitado pelos seus amigos?

Você não é um super-herói, mas pode inventar um. Que tal criar um super-herói?

Professor, prepare uma ficha com orientações de como criar um super-herói, apresente a turma e veja se precisa de alterações que podem ser sugeridas pelos próprios alunos. Veja uma sugestão:

1. Qual será o nome dele?

2. Como ele será (características)?

3. A quem ele vai ajudar?

4. Ele terá um companheiro para ajudá-lo? Quem será?

5. Quem será seu principal inimigo?

6. Qual será sua origem? (Deste ou de outro planeta?)

Professor, peça aos alunos que representem o seu super-herói, por meio de desenho, recorte ou colagem. Poderá utilizar também cartolina, papelão e material de sucata.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que criem seus heróis utilizando o programa Tux Paint seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de colocar o nome do super-herói.

Professor, salve e imprima as produções de cada aluno. Crie um espaço na sala de aula, para expor os super-heróis da turma.

Ao terminarem a atividade solicite que cada um apresente seu super-herói aos colegas.

 

 

 

 

 

menina

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com a turma sobre as características de cada super-herói, que foi citado nas atividades anteriores. Providencie a letra da música abaixo:

Os Super-Heróis

Toquinho

Nós somos os super-heróis.
Defendemos nossa nação.
Vivemos nos gibis, nas telas dos cines,
Nos filmes de televisão.
Levamos bandidos, ladrões,
Malfeitores, larápios
A dormir na prisão.

Nós somos os super-heróis.
Lutamos contra quem vier:
Baixinhos, gordinhos, gigantes,
Vilões maquiavélicos, homem ou mulher.
Mas temos momentos na vida
Em que somos pessoas como outras quaisquer.

Eu sou o homem-aranha
E vou lhes contar um pequeno segredo:
Se esqueço da rede subindo num prédio,
Eu fico morrendo de medo.

Eu sou o detetive Batman
E ontem à tarde perdi minha agulha.
Caiu um botão da minha capa e eu
Não pude de noite fazer a patrulha.

Eu sou o leal super-homem
E hoje cedinho, antes de ir pro batente
Estava com sono e passei sem querer
Criptonita na escova de dente.

Eu sou o conhecido Hulk
E vou revelar um segredo contido:
No carnaval na avenida vou me fantasiar
De abacate batido.

Eu sou a mulher-maravilha
E super mulher que se preza não mente:
Eu fui dar um beijo no meu namorado
E quebrei seus dentinhos da frente.

 Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/87345/

Organize os alunos em duplas e peça para escreverem uma aventura em que o herói criado por eles (na atividade anterior) ajude uma pessoa em perigo e ilustrarem a sua história. O registro poderá ser feito em folha de papel A4 ou no caderno de Português.

Professor, socialize as produções dos alunos com toda a turma. Você poderá fazer um mural ou possibilitar, por meio de rodinha, a apresentação dos trabalhos.

Ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido“De que forma o trabalho com os super-heróis pode favorecer as relações de confiança e cumplicidade no grupo”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Cabe observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprenduzagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • laiza patricia Moreira, Escola Santo Inácio , Bahia - disse:
    laiza.patricia@hotmail.com

    02/07/2012

    Quatro estrelas

    Estou tentando desenvolver um projeto com este tema e achei ótimo mesmo, no entanto, estou procurando formas de aliar o tema às atividades de ciências, história, geografia e matemática. sou coordenadora de uma escola de fundamental I. pode me ajudar com modelos de atividades ? Ficarei muito grata!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.