Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como o trabalho com provérbios pode auxiliar o processo de leitura e escrita?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o que são provérbios;
  • Compreender os variados sentidos que um mesmo provérbio pode ter;
  • Contextualizar a utilização do provérbio no cotidiano;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam fábulas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o trabalho com provérbios exige momentos de reflexões e diálogos no grupo, pois muitos ditos populares fazem parte do cotidiano dos alunos, mas não são carregados de sentido para os educandos, por muitas vezes não compreenderem o que significam de acordo com cada contexto.

Por isso, sugerimos que o trabalho seja iniciado a partir de uma conversa com a turma organizada em uma roda. Proponha um diálogo sobre o que sabem sobre provérbios. É importante exemplificar com alguns provérbios, pois muitos alunos talvez não conheçam a palavra provérbio, mas nem por isso desconheçam o que sejam, pois podem utilizá-los sem mesmo conferirem a ele tal nomenclatura.

Após o diálogo, apresente à turma o conceito abaixo de provérbio:

Introdução

Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.


A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm

Agora, organize os alunos em duplas e distribua um provérbio para cada dupla. O desafio de cada dupla é ler o provérbio e conversar com o colega para buscar um possível sentido e exemplificações do mesmo, tendo como referência situações cotidianas. Veja abaixo, alguns exemplos de provérbios para compor a atividade:

Quem tudo quer, tudo perde.

É melhor prevenir do que remediar.

Cada macaco no seu galho.

Quem ri por último ri melhor.

Um homem prevenido vale por dois.

Gato escaldado tem medo de água fria.

Quem tem pressa come cru.

Nada como um dia após o outro.

Antes tarde do que nunca.

Em boca fechada não entra mosca.

Não adianta chorar sobre o leite derramado.

As aparências enganam.

De grão em grão, a galinha enche o papo.

A união faz a força.

Aqui se faz, aqui se paga.

Os últimos serão os primeiros.

Uma andorinha só não faz verão.

 Após o diálogo das duplas, proponha que cada uma leia o provérbio para toda a turma e apresente as suas reflexões sobre o mesmo. Aproveite este momento para instigar a participação de todos e perceber a compreensão da turma sobre cada provérbio.

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Professor, com a turma ainda organizada em duplas e com o provérbio anteriormente trabalhado em mãos, solicite que construam um cartaz em que na parte superior da cartolina esteja o provérbio e na parte de baixo o sentido e os exemplos de acontecimentos sobre o provérbio.

Após todos terminarem, solicite que apresentem para a turma o trabalho e afixem o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa conhecer os provérbios e os sentidos atribuídos pela turma.

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos para outro desafio. Explique para a turma que existem os provérbios e que a turma terá que criar os antiprovérbios a partir do anterior. Veja o exemplo:

Devagar não se vai a lugar nenhum.

Quem espera nunca alcança.

Distribua um provérbio para cada grupo e solicite que criem o antiprovérbio. É importante perceber que a criação do antiprovérbio exige do aluno a compreensão do sentido do provérbio para assim inverter o seu sentido e criar outro. Desta forma, auxilie os grupos na compreensão inicial do provérbio e posteriormente na criação do seu antiprovérbio.

Após todos terminarem, construa um painel contendo o registro escrito do provérbio e em seguida do antiprovérbio. Afixe no mural da sala de aula para que todos possam conhecer e aprender mais sobre os provérbios.

 

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada para ouvir uma história. Para isso, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo:

Provérbio1  

Fonte:http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm

Leia a fábula “O Leão e o Ratinho” com a turma. Aproveite o momento para explorar o que os alunos sabem sobre fábulas e as suas características. Possibilite um diálogo sobre o que cada aluno compreendeu do texto online e o que entendeu da moral da fábula.

Agora, proponha à turma que escolha entre os provérbios abaixo, aquele que poderia substituir a moral da história e resguardar o sentido do texto.

De grão em grão, a galinha enche o papo.

Os últimos serão os primeiros.

Quem ri por último ri melhor.

O bem se paga com o bem.

Cada macaco no seu galho.

Depois de cada aluno expressar a sua opinião, converse com a turma sobre a importância da amizade.

Professor, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo da fábula “A lebre e a tartaruga”.

 Provérbios2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SxtYjotCLl0

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o que compreendeu da moral da fábula. Proponha que os alunos façam uma relação com outros provérbios e que tentem descobrir um provérbio que melhor substitua a moral da história e que permita manter o sentido da fábula. Um possível provérbio escolhido poderá ser: Devagar se vai ao longe.

Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em duplas para que possam jogar online e descobrirem mais sobre os provérbios. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para que possam jogar online e descobrirem o sentido de vários provérbios.

No jogo a seguir os alunos terão como desafio selecionar três afirmações, relacionadas ao sentido do provérbio, que são verdadeiras. Sendo que apenas uma alternativa é falsa.

Provérbio3

Provérbios4  

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/exercicios/proverbio/03.html

Professor, na atividade abaixo, os alunos poderão completar o jogo “Palavras Cruzadas” incluindo a palavra que falta para compor a frase de cada provérbio.

 Provérbios5

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/index.html

Após jogarem, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto, para registrarem cada um dos provérbios abaixo:

É melhor prevenir do que remediar.

Cada macaco no seu galho.

Quem ri por último ri melhor.

Um homem prevenido vale por dois.

Gato escaldado tem medo de água fria.

Quem tem pressa come cru.

Nada como um dia após o outro.

Em seguida, explique aos alunos, que terão como desafio buscarem imagens no sítio www.google.com.br que ilustrem cada provérbio acima. Os alunos deverão copiar e colar a imagem logo abaixo de cada provérbio. Depois, deverão digitar abaixo da imagem o sentido que o provérbio tem para eles.

Quando todos terminarem a atividade, possibilite um momento de troca em que cada aluno possa apresentar à turma, utilizando um projetor de imagens, a sua produção e explicar os motivos que o levaram a escolher cada imagem e o sentido para o provérbio.

As atividades poderão ser impressas e comporem um livro de provérbios da turma para ser consultado pelos alunos e por outras turmas também.

Recursos Complementares

Para conhecer outros provérbios, acesse o sítio:

http://pensador.uol.com.br/proverbio_chines_de_sabedoria/

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. É importante perceber o envolvimento de cada aluno com a temática, percebendo as dúvidas e as facilidades na aprendizagem. As produções dos alunos são fontes importantes de serem avaliadas, porém não deslocadas do momento de sua produção, por isso, procure sempre perceber o desenvolvimento do aluno a partir das suas dificuldades e facilidades, podendo intervir de acordo com as reais necessidades dos educandos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.