Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como o trabalho de conscientização de trânsito, pode favorecer a cidadania?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é trânsito;
  • Conhecer normas e condutas no trânsito;
  • Conscientizar sobre a educação no trânsito;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, a educação para o trânsito é fundamental para um trabalho voltado para a cidadania. Por isso, o trabalho diversificado e pautado na realidade e nas necessidades dos educandos torna-se o ponto de partida essencial para uma educação que possa garantir a conscientização dos alunos no trânsito.

Desta forma, sugerimos que você inicie o trabalho com a turma organizada para uma roda de conversa. Tendo em vista que o trânsito faz parte do cotidiano dos alunos, os mesmos poderão relatar experiências positivas e negativas que já presenciaram. Para isso, utilize uma cartolina e registre as falas dos alunos, separando o que é positivo do que não foi considerado uma experiência agradável no trânsito. É importante priorizar a participação de todos neste momento e dialogar com o grupo sobre as experiências de cada educando, que são singulares.

Após o diálogo e o registro na cartolina, afixe o cartaz no mural da sala de aula, de forma que todos da turma possam retomar as informações quando sentirem necessidade.

Agora, é importante trabalhar com a turma o significado da palavra trânsito. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

 Transito1

Fonte: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=84

Após as novas descobertas, em união com os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o que significa trânsito, elabore um conceito coletivo com a turma sobre o que é trânsito. Escreva o conceito da turma em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula.

 

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para que conheçam as ações empreendidas pelo DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito para contribuir com a organização e redução de acidentes no trânsito:

Transito2  

Fonte: http://www.denatran.gov.br/index.htm

Após explorarem o sítio, e conhecerem as diferentes propagandas e slogans para a prevenção de acidentes no trânsito e educação para o trânsito da sociedade como um todo, converse com a turma sobre o que mais chamou a atenção e foi mais significativo.

Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cartolina para cada um. Explique que terão como desafio, criarem uma propaganda para se evitar algum tipo de acidente no trânsito. É importante que os grupos possam decidir qual o acidente de trânsito, pois poderá permitir um maior envolvimento e mesmo uma diversidade nos estilos de propagandas.

Depois, cada grupo poderá apresentar para a turma a sua produção. Aproveite para filmar este momento.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA registre com fotografias. Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.

Se preferir,registre em forma de vídeo.( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens(Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Afixe os cartazes nos murais da escola e disponibilize se possível, no sítio da escola, o vídeo com as apresentações da turma para que outras pessoas possam ter acesso às informações construídas pela turma.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que os alunos saibam que o governo investe em algumas ações educativas como as anteriormente trabalhadas, porém necessita de criar estratégias para fiscalizar o cumprimento da legislação de trânsito vigente em nosso país. A lei institui que os infratores, com excesso de velocidade, avanços de sinais vermelhos, não respeito ao pedestre, não utilização do cinto de segurança, utilizar o celular ao dirigir, dentre outras, deverão ser penalizados com multas que serão emitidas de diferentes formas.

Assim, aos alunos cabe um diálogo sobre todo este funcionamento da lei e das suas penalidades, visto que, estão imersos neste contexto social. Desta forma, os radares fixos e móveis, lombadas eletrônicas e o próprio guarda de trânsito, participam da fiscalização  visando o cumprimento da lei de trânsito.

Para ampliar os conhecimentos da turma, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Transito3  

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2009/257/como-funcionam-os-radares-de-transito

A partir da leitura do texto online, os alunos irão descobrir como funciona um radar e perceber que tem haver com a velocidade que o veículo se move, bem como com o som produzido nesse trajeto.

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, organize os alunos em duplas e proponha que façam um texto que contenha informações sobre a importância e a necessidade do radar de velocidade, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.

Após a elaboração do texto, solicite que os alunos façam um desenho para ilustrar o texto, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. O desenho deverá ser copiado e colado no KWord, logo abaixo do texto.

Depois, cada dupla poderá fazer a leitura do texto para a turma e dialogar sobre a sua produção.

Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.

Professor, um problema que tem afligindo muitas cidades e regiões é o engarrafamento ou congestionamento. Por isso, inicie problematizando com a turma sobre o que sabem sobre esses acontecimentos.

Após todos participarem, que tal propor à turma a elaboração de algumas dicas para se evitar um engarrafamento no trânsito?

Os alunos poderão sugerir algumas dicas, tais como:

  • Utilizar mais o transporte público;
  • Evitar sair de carro nos horários de pico;
  • Mudar o caminho a ser percorrido, dentre outras...

As dicas poderão ser escritas em uma cartolina para ser afixada no mural da escola, a fim de que toda comunidade escolar possa ter acesso às informações.

Professor, uma informação importante para se trabalhar com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental é a utilização da “Cadeirinha” no carro. Por isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo e descobrirem a importância e a necessidade de se utilizar a cadeirinha:

Cadeirinha:

Transito4  

Fonte: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=152

Após a leitura, os alunos irão descobrir as especificidades do cinto de segurança e os motivos que o fazem não ser adequado para crianças de até sete anos de idade.

Agora, solicite que a turma faça uma busca de imagens de tipos de cadeirinhas para carro, no sítio www.google.com.br. As imagens deverão ser copiadas e coladas no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto. Após a seleção de imagens, cada aluno deverá elaborar um texto, especificando o que compreendeu sobre a importância da utilização da cadeirinha.

Transito5  

Fonte: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=152

Professor, depois de elaborado o texto, cada aluno poderá fazer a leitura para a turma e levá-lo para casa, com o intuito de divulgá-lo para os seus familiares.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://www.transitocomvida.ufrj.br/voce.asp

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. É importante perceber o envolvimento de cada aluno com a temática, percebendo as dúvidas e as facilidades na aprendizagem. As produções dos alunos são fontes importantes de serem avaliadas, porém não deslocadas do momento de sua produção, por isso, procure sempre perceber o desenvolvimento do aluno, a partir das suas dificuldades e facilidades, podendo intervir de acordo com as reais necessidades dos educandos e perceber o envolvimento e interesse dos alunos com a temática trânsito. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.