Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma pode-se trabalhar: características, alimentação, habitat e a importância dos peixes para o meio ambiente?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como é o habitat dos peixes;
  • Conhecer a alimentação e as características dos peixes;
  • Conscientizar sobre a importância dos peixes para o meio ambiente;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização da aula proposta sobre peixes, é importante que o aluno já tenha vivenciado no cotidiano escolar, momentos de troca de ideias sobre questões ambientais e que perceba a importância dos cuidados com a natureza.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos sobre o que sabem sobre as características dos peixes. Busque incentivar a participação de todos.

Depois, solicite que cada aluno acesse no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para assistir ao vídeo e descobrir mais sobre as características dos peixes:

Aventura Visual Documentários - Os Peixes, Características e Curiosidades

Peixes1  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QZ4mxPvDJzI

Professor, retome com a turma algumas características destacadas no vídeo como as descritas abaixo. Peça que cada aluno escreva no caderno de Ciências cada uma das características e faça um desenho abaixo para ilustrá-la:

1 - Coluna Vertebral

2 - Nadadeiras

3 - Esqueletos Cartilaginosos

4 - Bexiga Natatória

5 - Escamas

Aproveite o momento para que cada aluno possa apresentar para a turma o que compreendeu sobre as características e as suas funções para o peixe. Para isso, explore o sítio abaixo para que os alunos possam apreender a importância dos itens acima para o peixe.

 Peixes11

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/anatomia-do-peixe-2.php

 

Explore com a turma, no sítio acima, a imagem abaixo, destacando os nomes para cada parte do corpo do peixe.

Peixes3  

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/anatomia-do-peixe-2.php

Agora, solicite que cada aluno faça um desenho no caderno de Ciências, representando o peixe da imagem acima e registre o nome de cada parte do corpo do peixe. Depois, cada aluno poderá socializar a sua atividade com a turma.

 

Atividade 2

Professor, solicite que cada aluno faça uma pesquisa, utilizando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e no sítio de busca www.google.com.br, e escolha um tipo de peixe para fazer uma pesquisa sobre as suas características. Os alunos deverão encontrar uma imagem e as características do peixe escolhido e colocarem no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.

Peixes4

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/peixes-alguns-tipos.php

Após a atividade, cada aluno deverá socializar com a turma as descobertas realizadas. Depois, imprima os trabalhos de todos os alunos e organize um livro da turma, contendo curiosidades sobre peixes, que poderá ser consultado pelos alunos ao longo do ano, ou mesmo por outras turmas.

Professor, trabalhe com a turma o modo de reprodução dos peixes, os alunos poderão ler o texto online abaixo e descobrirem como ocorre a reprodução de boa parte dos peixes:

  

Conhecendo a reprodução dos peixes

Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara (as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. Nos peixes ocorre a presença de machos e fêmeas, sendo muito comum o dimorfismo sexual (desequilíbrio da quantidade de fêmeas e machos da mesma espécie).

As fêmeas costumam depositar os óvulos em locais de águas calmas ou, até mesmo, constroem ninhos.

A reprodução tem início, geralmente, quando o macho deposita espermatozóides na água, possibilitando a fecundação dos óvulos.

Após a eclosão dos ovos, aparecem os alevinos com aparência um pouco parecida com os peixes adultos. Após esta fase, os peixes não costumam dispensar atenção aos filhotes. Algumas espécies de peixes, inclusive, podem se alimentar destes alevinos (da mesma espécie ou de outras).

Curiosidade:

- Os ovos de peixes são liberados em grande número, porém a taxa de mortalidade é muito alta. Estes ovos apresentam quantidade moderada de reserva nutricional.

 

Fonte: http://www.todabiologia.com/zoologia/reproducao_peixes.htm

 

Após a leitura do texto acima, os alunos poderão descobrir outra forma de reprodução de um peixe em que é o macho que gera o filhote. Para isso, leia com a turma os textos abaixo:

Peixes6

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pela-preservacao-dos-cavalos-marinhos/

 

Peixes7  

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/paizoes-da-natureza/

Agora, solicite que cada aluno, utilizando o caderno de Ciências, registre os diferentes modos de reprodução dos peixes, recorrendo ao desenho e à escrita. Os alunos, deverão também fazer um resumo sobre os motivos que estão levando à extinção do cavalinho marinho.

Depois, cada aluno poderá apresentar para a turma a sua produção e dialogar sobre o que compreendeu.

 

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, os peixes são animais aquáticos que respiram gás oxigênio, que está dissolvido na água. Converse sobre essas informações com os alunos e auxilie-os a assistirem ao vídeo sugerido abaixo para que possam descobrir mais sobre o habitat e a reprodução dos peixes. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio a seguir:

 Peixes8

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7ejXnq7WNDU

Após assistirem ao vídeo, os alunos poderão dialogar sobre o que gostaram. Depois, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cartolina para cada grupo. O desafio de cada grupo é representar, por meio de desenho, colagem, pintura, o habitat dos peixes.

Depois, cada grupo irá apresentar o trabalho para a turma e afixar o cartaz no mural da sala de aula, com o intuito de que todos possam consultar quando necessário.

Agora, incentive a turma a falar sobre o que sabe, a respeito da alimentação dos peixes. Para esse momento, sugerimos que sejam exploradas as vivências e as experiências dos alunos, por issso a participação de todos é importante. Depois, solicite que os alunos leiam o texto sugerido no sítio abaixo:

Peixes9  

Fonte: http://www.peixefauna.com/t452-alimentacao-dos-peixes

Após a leitura, peça aos alunos que escrevam no caderno de Ciências, em que a alimentação dos peixes se diferencia da nossa. Depois, cada aluno poderá socializar as suas respostas para os colegas.

Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para que os alunos possam compreender a necessidade de se manter um local limpo e adequado para propiciar a sobrevivência dos peixes, sugerimos que assistam ao vídeo abaixo, para isso, acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Peixes10  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XabtAmvMhA4

Agora, organize com a turma uma campanha pela escola para que os alunos possam divulgar as informações sobre os cuidados que devemos ter com os peixes e com o seu habitat. É importante que os alunos compreendam que os peixes são considerados um alimento essencial para o ser humano e podem nos ajudar a evitar doenças. Pela sua importância para nós, os peixes precisam ser cuidados, para isso, podemos ajudar por meio de campanhas. Assim, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem uma frase e façam um desenho que chame a atenção da comunidade escolar para a necessidade de preservação do meio ambiente e em especial dos peixes.

Depois de tudo pronto, providencie cópias do material elaborado e distribua para os alunos e professores de outras turmas da escola, bem como para os familiares.

Recursos Complementares

Professor, para outras informações sobre a temática "Peixes" sugerimos o sítio:

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/artigos/fauna_-_peixes.html

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. É importante perceber o envolvimento de cada aluno com a temática, percebendo as dúvidas e as facilidades na aprendizagem. As produções dos alunos são fontes importantes de serem avaliadas, porém não deslocadas do momento de sua produção, por isso, procure sempre perceber o desenvolvimento de cada aluno, a partir das suas dificuldades e facilidades, podendo intervir de acordo com suas reais necessidades, percebendo o que compreenderam sobre as características, alimentação, habitat e a importância dos peixes para o meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.