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Como funciona uma usina nuclear?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o funcionamento de uma usina nuclear;
• Identificar as partes que compõem uma usina nuclear.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Fontes de energia;
• Princípio do funcionamento de um gerador elétrico;
• Fusão nuclear.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:
• Usina nuclear.

 

Recursos educacionais:

www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm. Clique no link para baixar o programa educacional Cidade do Átomo.

 

Preparando a aula:


Em aula anterior, os alunos deverão ser informados que a próxima aula será no laboratório de informática e que eles irão simular, por meio de um software, uma cidade que tem, como fonte de energia, uma usina nuclear. Para isso, é preciso uma explicação do conceito de matriz energética.

Introduzindo a aula: (5 min.)


Inicie a aula perguntando aos alunos como funciona uma usina nuclear.

Desenvolvendo a aula: (25 min.)


Após ouvir as respostas dos alunos, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça-lhes que iniciem o programa cidade do átomo. Diga para um dos alunos se cadastrar. Em seguida, o programa apresentará informações das atividades que deverão ser feitas pelos alunos.
Explique que nesta aula eles ainda não vão explorar por completo o programa, mas somente uma parte. Peça-lhes que fechem a janela da introdução (1) e cliquem no link da imagem da usina nuclear (2):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/385/imagens/cidade.jpg


O programa apresenta algumas informações sobre a usina termonuclear da cidade. Peça para os alunos clicarem no primeiro tópico apresentado: Edifício do reator nuclear. Pergunte a eles se esse sistema pode ser considerado seguro. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o PWR (Pressurized Water Reactor - Reator a Água Pressurizada), ainda é a opção mais segura disponível na área nuclear. Em seguida, peça para os alunos clicarem no segundo tópico: complexo de refrigeração. Pergunte qual a finalidade dessa parte da usina. Após ouvir-lhes as respostas, esclareça que as usinas para refrigerar seus mecanismos utilizam a drenagem de água, ou seja, precisam drenar uma grande quantidade de água refrigerante de um rio ou lago próximo, e então despejam de novo a água, quente. Peça para que os alunos cliquem no item seguinte e façam uma leitura. Logo após, diga-lhes para clicarem no próximo item. Pergunte a eles qual a diferenç a do funcionamento de uma usina nuclear e de uma usina térmica convencional. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que apesar de sua complexidade tecnológica, o funcionamento de uma usina nuclear é de fácil compreensão. Ela funciona com princípio semelhante ao de uma usina térmica convencional: o calor gerado pela combustão do carvão, do óleo ou do gás vaporiza a água em uma caldeira. Este vapor aciona uma turbina, à qual está acoplado um gerador, que produz a energia elétrica. Na usina nuclear, o calor é produzido pela fissão do urânio no núcleo do reator. Peça aos alunos que cliquem nos tópicos 4.1, 4.2 e 4.3 para identificarem as partes que compõem o edifício do turbo gerador. Em seguida, peça-lhes que cliquem nos tópicos restantes.
Para finalizar, peça aos alunos que façam o relatório sobre a usina nuclear.

Sistematizando a aula: (20 min.)
Peça para os alunos produzirem um relatório, no qual deverão constar as informações:
• Os principais equipamentos de uma usina nuclear;
• Diferenças entre as usinas nucleares e as usinas termoelétricas.
 

Recursos Complementares
Para o professor:
Apostila – “Radioatividade” no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/radio.pdf para visualizar.
Para o aluno:
Usina nuclear. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2300 para visualizar.
Avaliação
Avalie o relatório confeccionado pelos alunos. As informações do relatório estão disponíveis na parte de sistematização das aulas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Maria do Carmo Honorato, Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira , Pernambuco - disse:
    carminhahhonorato@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula está realmente excelente, a atividade de simulação possibilita uma interação maior entre os alunos e o conteúdo. no entanto temos uma dificuldade relacionada ao uso do computador,pois, nem todas escolas o possuem. a avaliação do relatório é uma abordagem significativa, assim , a aprendizagem é dinâmica e enteressante.


Sem classificação.
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