08/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre animais marinhos, ambientes aquáticos; leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente em fichas as imagens dos animais aquáticos.
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/aquaticos-imagens.html
Em seguida, converse com os alunos levantando questionamentos:
As diversas espécies de animais marinhos se distribuem em mares, oceanos e rios, conforme as adaptações de cada espécie para se alimentarem e reproduzirem.
Professor, solicite que os alunos pesquisem o significado de “oceano” em seus dicionários ou se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).Oriente-os a acessarem o sítio:http://www.dicio.com.br/oceano/ para fazerem a pesquisa.
Significado de Oceano
Vasta extensão de água do mar que cobre o globo terrestre. Vasta extensão; grande quantidade.
Depois, de descobrir o significado da palavra oceano, proponha aos alunos que criem uma lista dos nomes dos animais das fichas apresentadas.
Professor, crie outra lista paralela com a lista dos alunos, contendo os nomes de outros animais marinhos que existem.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça uma visita ao Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos pesquisem informações interessantes sobre as características dos animais marinhos nos sítios:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/peixes.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/baleiaazul.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/baleiaorca.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tubarao.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/crustaceo.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/moluscos.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-projeto-tamar/tamar-tartarugas-marinhas.php
Logo após, a pesquisa organize os alunos em grupos para que discutam as informações pesquisadas e escolham dois animais aquáticos, para criarem uma ficha de identificação dos mesmos. Veja o exemplo:
1. Nome do animal;
2. Características do corpo/ hábitos alimentares;
3. Onde costuma ficar;
4. Quanto tempo vive;
5. Sua importância para o oceano;
Ao finalizar a atividade solicite que cada grupo apresente o seu animal aquático lendo sua ficha de identificação.
Construir com a ajuda de seus familiares animais aquáticos, utilizando materiais recicláveis.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente o vídeo à turma em data show e ou dvd, utilize a mídia que a escola possuir para essa estratégia.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando o sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=n3fInan4hq8
Dialogue sobre as informações contidas no vídeo: características dos animais, cores, tamanhos, importância para o habitat em que vivem, dentre outras.
Professor, providencie as imagens abaixo para os alunos criarem um " Jogo da memória", cada um deverá pintar e depois, recortar de várias formas. Disponibilize um tempo para os alunos montarem e trocarem o seu " Jogo da memória" com o colega.
Fonte: http://www.painelcriativo.com.br/2008/page/4/
Ao final da atividade, organize os alunos para que apresentem para a turma, seus animais aquáticos construídos junto com os seus familiares. Solicite que informem os nomes dos animais, características e porque os escolheram.
Em seguida, monte no corredor da escola ou em outro espaço adequado, uma exposição. Convide outras turmas para prestigiarem o trabalho desenvolvido pelos seus alunos.
Professor, ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido "Como conhecer diferentes animais marinhos e compreender sua importância para os oceanos”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
http://www.youtube.com/watch?v=mwDagW4N5i0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5cGIoDDgFOs&feature=related
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar características dos animais marinhos; reconhecer a importância dos animais aquáticos para os oceanos; conhecer a vida no fundo do mar por meio de vídeos informativos; construir animais marinhos com materiais recicláveis e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2013
Cinco estrelasPriscila, muito bom, é muita informação valiosa