Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como conhecer diferentes animais marinhos e compreender sua importância para os oceanos?

 

08/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características dos animais marinhos;
  • Reconhecer a importância dos animais aquáticos para os oceanos;
  • Conhecer a vida no fundo do mar por meio de vídeos informativos;
  • Construir animais marinhos com materiais recicláveis;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre animais marinhos, ambientes aquáticos; leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente em fichas as imagens dos animais aquáticos.

animais outros animais

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/aquaticos-imagens.html

 Em seguida, converse com os alunos levantando questionamentos:

  • Quais os animais aparecem nas fichas?
  • Vocês conhecem algum desses animais? Quais?
  • Onde eles vivem/habitam?
  • Qual a sua importância para a vida no fundo dos oceanos?

As diversas espécies de animais marinhos se distribuem em mares, oceanos e rios, conforme as adaptações de cada espécie para se alimentarem e reproduzirem. 

Professor, solicite que os alunos pesquisem o significado de “oceano” em seus dicionários ou se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).Oriente-os a acessarem o sítio: http://www.dicio.com.br/oceano/ para fazerem a pesquisa.

Significado de Oceano

Vasta extensão de água do mar que cobre o globo terrestre. Vasta extensão; grande quantidade.

Depois, de descobrir o significado da palavra oceano, proponha aos alunos que criem uma lista dos nomes dos animais das fichas apresentadas.

Professor, crie outra lista paralela com a lista dos alunos, contendo os nomes de outros animais marinhos que existem.

 

menina 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Utilizando o Laboratório de Informática

Professor, faça uma visita ao Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos pesquisem informações interessantes sobre as características dos animais marinhos nos sítios:

  • Os peixes são vertebrados aquáticos de sangue frio. Em geral, possuem o corpo alongado, nadadeiras, respiram por brânquias e apresentam o corpo coberto por escamas.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/peixes.htm 

  • A baleia azul é considerada o maior animal existente na terra, podendo chegar a 27 metros de comprimento e pesar até 160 toneladas.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/baleiaazul.htm 

  • Embora seja chamada de baleia, a orca pertence à família dos golfinhos, sendo de fato, o maior golfinho existente.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/baleiaorca.htm 

  • Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existem cerca de 200 milhões de anos antes dos dinossauros sofreram muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje existem aproximadamente, 375 espécies de tubarões pelo mundo.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tubarao.htm 

  • Os crustáceos são de grande importância para a cadeia alimentar, pois servem de alimento aos peixes e outros animais maiores.Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/crustaceo.htm 

  • Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. São representados por caramujos, caracóis e lesmas; mexilhões e ostras; lulas e polvos.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/moluscos.htm 

  • Tartarugas marinhas existem há mais de 150 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta, mas sua origem foi na terra e, na sua aventura para o mar, evoluíram, diferenciando-se de outros répteis.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-projeto-tamar/tamar-tartarugas-marinhas.php 

Logo após, a pesquisa organize os alunos em grupos para que discutam as informações pesquisadas e escolham dois animais aquáticos, para criarem uma ficha de identificação dos mesmos. Veja o exemplo:

1. Nome do animal;

2. Características do corpo/ hábitos alimentares;

3. Onde costuma ficar;

4. Quanto tempo vive;

5. Sua importância para o oceano;

Ao finalizar a atividade solicite que cada grupo apresente o seu animal aquático lendo sua ficha de identificação.

 menino

 Construir com a ajuda de seus familiares animais aquáticos, utilizando materiais recicláveis.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente o vídeo à turma em data show e ou dvd, utilize a mídia que a escola possuir para essa estratégia.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando o sítio:

 http://www.youtube.com/watch?v=n3fInan4hq8

Dialogue sobre as informações contidas no vídeo: características dos animais, cores, tamanhos, importância para o habitat em que vivem, dentre outras.

Professor, providencie as imagens abaixo para os alunos criarem um " Jogo da memória", cada um deverá pintar e depois, recortar de várias formas. Disponibilize um tempo para os alunos montarem e trocarem o seu " Jogo da memória" com o colega.

jogo da memoria ficha animais

Fonte: http://www.painelcriativo.com.br/2008/page/4/

Ao final da atividade, organize os alunos para que apresentem para a turma, seus animais aquáticos construídos junto com os seus familiares. Solicite que informem os nomes dos animais, características e porque os escolheram.

Em seguida, monte no corredor da escola ou em outro espaço adequado, uma exposição. Convide outras turmas para prestigiarem o trabalho desenvolvido pelos seus alunos.

Professor, ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido "Como conhecer diferentes animais marinhos e compreender sua importância para os oceanos”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar características dos animais marinhos; reconhecer a importância dos animais aquáticos para os oceanos; conhecer a vida no fundo do mar por meio de vídeos informativos; construir animais marinhos com materiais recicláveis e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.