Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como compreender e identificar as letras utilizando o alfabeto na escrita de palavras, frases e textos?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as letras do nosso alfabeto;
  • Conhecer a ordem alfabética que existe na escrita do alfabeto;
  • Criar frases e pequenos textos a partir de brincadeiras;
  • Compreender a importância das palavras no nosso dia a dia;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre letras, palavras, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso do programa Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente a música do “Alfabeto”, da cantora Eliana, por meio de cartazes, data show, dvd ou se a escola possuir  laptops, peça aos alunos para acessarem o sítio abaixo para ouvirem a música e acompanharem a letra. Segue as orientações: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando o sítio:

 Alfabeto

Eliana

O que é que começa com A?
Abacate e avião
O que é que começa com B?
Brincadeira e beliscão
O que é que começa com C?
Cachorrinho e caminhão
O que é que começa com D?
Dado, dedo, dói dedão
O que é que começa com E?
Eliana e empurrão
O que é que começa com F?
Faca, foca e feijão
O que é que começa com G?
Gato, garfo e garotão
O que é que começa com H?
Hot-dog e hamburgão
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com I?
Ivo, índio e injeção
O que é que começa com J?
Jacaré e jamelão
O que é que começa com L?
Lagartixa e lampião
O que é que começa com M?
Marmelada e macarrão
O que é que começa com N?
Narizinho e narigão
O que é que começa com O?
Olho, ovo e oração
O que é que começa com P?
Peniquinho, penicão
O que é que começa com Q?
Quarta, quinta sexta não
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com R?
Rabanada e requeijão
O que é que começa com S?
Sapo, sopa e salsichão
O que é que começa com T?
Talharim e tubarão
O que é que começa com U?
Urubu e não sei, não
O que é que começa com V?
Vaca, velha e violão
O que é que começa com X?
Xororó e xuxuzão
O que é que começa com Z?
Zero, zorra e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do

 http://letras.terra.com.br/eliana/533123/

Professor, levante alguns questionamentos sobre a música:

  • Vocês conhecem essas letras apresentadas na música?
  • Qual a função das letras do nosso alfabeto?
  • Qual a importância das palavras no nosso dia a dia?

Disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno, cole no caderno de Língua Portuguesa e registre as atividades abaixo:

1. Leia a letra da música.

2. Circule de vermelho as letras do nosso alfabeto.

3. Sublinhe as palavras que se iniciam com cada letra do nosso alfabeto.

4. Escolha uma palavra de cada letra do alfabeto citada na música e copie em ordem alfabética.

5. Selecione 5 palavras que constam na música e crie uma frase com cada uma. Em seguida separe-as em sílabas.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre a importância das letras e palavras no nosso dia a dia. Os seres humanos são seres capazes de se comunicarem de uma forma clara, uns com os outros através de palavras, seja ela escrita, falada ou gesticulada. A palavra tem um grande poder na vida humana, sem ela não somos capazes de nos comunicar com outras pessoas e aprender sobre outras coisas.

 Em seguida, selecione algumas advinhas para brincar com os alunos, peça que prestem bem atenção, pois as respostas são palavras fáceis de adivinhar. 

  1. Quem inventou a fila?
    Resposta: As formigas
  2. Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
    Resposta: Alho
  3.  O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa?
    Resposta: Bule
  4.  O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
    Resposta: Pipoca
  5.  O que é que se põe na mesa, parte, reparte mas não se come?
    Resposta: Baralho 
  6. O que é, uma casinha sem tranca e sem janela?
    Resposta: Ovo 
  7.  O que é que anda com os pé na cabeça?
    Resposta: Piolho!

 

Fonte: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php

 Professor, crie algumas adivinhas. Oriente os alunos a seguirem as seguintes instruções:

1. Escolha uma palavra. Pode ser flor, animal, objeto, brinquedos, fruta, comida, entre outras. Não conte para ninguém.

2. Comece a adivinha com a pergunta “O que é, o que é?

3. Elabore pistas. Escreva duas informações sobre o assunto escolhido, sem dizer a respostas.

4. Finalize a advinha com a pergunta: “Quem sou?” “O que é?”, ou somente usando o ponto de interrogação.

5. Leia sua adivinha para o professor e, com a ajuda dele, verifique se é preciso alterar algo.

6. No momento combinado, leia o seu texto para os colegas e veja se eles conseguem decifrar a sua advinha.

 Variação

Professor, oriente os alunos na construção de um livro com essas adivinhas. Vocês podem presentear alguma turma da escola com esse livro ou deixá-lo na biblioteca à disposição de todos. Escolha com a turma, um título para o livro e crie com a participação de todos os alunos uma capa bem sugestiva.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie alguns jogos com os alunos, a fim de desenvolver habilidades, pois os jogos estimulam as várias inteligências, permitindo que os alunos se envolvam em tudo que estejam realizando, de forma significativa.

Veja algumas sugestões:

1º Jogo

Materiais:

  • Ficha com gravuras;
  • Alfabeto móvel;
  • Dado.

Letra inicial

1. Construa uma ficha com algumas imagens de objetos, animais e brinquedos. E disponibilize para cada aluno.

ficha jogo ficha2

 

http://monicavaleton.blogspot.com/2011/09/bingo-sonoro-sons-e-onomatopeias.html

2. Escolha um colega para formar uma dupla.

3. Coloque as letras móveis do alfabeto viradas para baixo na mesa.

4. Tire no dado quem começa o jogo.

5. Para iniciar o jogo quem tirar o número maior começa, pegue uma letra móvel que se encontra virada, leia e veja se na sua cartela existe algum objeto que começa com essa letra. Caso exista coloque a letra sobre a imagem.

6. O outro participante realiza a mesma ação.

7. Vence o jogo quem colocar todas as letras iniciais, dos nomes dos objetos da sua cartela.

Logo após, registre o jogo no seu caderno de Língua Portuguesa.

2º Jogo

Jogo da Memória do Alfabeto: Encontre todos os pares

ALFABETO 

http://blog.educacional.com.br/llianpcp/tag/alfabetizacao/

Materiais:

  • Letras móveis.

Regras do jogo:

1. Construa as letras do nosso alfabeto, escrevendo-as em pedaços de folha de papel (já cortadas pelo professor) ou se preferir utilize as letras móveis.

2. O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha.

3. Da ficha que ele virar irá aparecer uma  letra. Se aparecer a mesma letra na  segunda ficha que ele virar encontrando o par correto, deve recolher as fichas e terá direito a mais uma jogada. Se não acertar o par, deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as fichas no lugar inicial.

4.  Esse jogo consiste em memorizar a localização das letras, a fim de ir formando os pares.

5.  Vence o jogo, quem obtiver o maior número de fichas.

Agora, caso a sua escola possua laptops, peça aos alunos que acessem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para aprenderem de forma divertida e prazerosa com os seguintes sítios:

  •  Letra inicial dos objetos

http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=154 

  •  Figuras e letras

http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=153 

Logo após, registre os jogos no seu caderno de Língua Portuguesa. Você poderá criar atividades diversificadas a partir dos jogos.

1. Escolha 4 palavras dos jogos e elabore uma frase para cada uma delas.

2. Escreva a sua ficha do jogo das letras, depois escolha um objeto, brinquedo ou animal e descreva suas características em um pequeno texto.

Outras atividades nos sítios abaixo:

http://docemagiaemensinar.blogspot.com/2011/02/vamos-treinar-as-letras-iniciais-do.html 

ALFABETO4  ATIVIDADE ALFABETO  

 Fonte: GUIMARÃES, Luciana; LEITE, Márcia; MORELLI, Bia. Primeiros Textos: alfabetização. São Paulo: FTD, 2005, p.90-91.

Professor, ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido " Como compreender e identificar as letras utilizando o alfabeto na escrita de palavras, frases e textos". Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar as letras do nosso alfabeto; conhecer a ordem alfabética que existe na escrita do alfabeto; criar frases e pequenos textos a partir de brincadeiras; compreender a importância das palavras no nosso dia a dia e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.