07/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre letras, palavras, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso do programa Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente a música do “Alfabeto”, da cantora Eliana, por meio de cartazes, data show, dvd ou se a escola possuir laptops, peça aos alunos para acessarem o sítio abaixo para ouvirem a música e acompanharem a letra. Segue as orientações: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando o sítio:
Eliana
O que é que começa com A?
Abacate e avião
O que é que começa com B?
Brincadeira e beliscão
O que é que começa com C?
Cachorrinho e caminhão
O que é que começa com D?
Dado, dedo, dói dedão
O que é que começa com E?
Eliana e empurrão
O que é que começa com F?
Faca, foca e feijão
O que é que começa com G?
Gato, garfo e garotão
O que é que começa com H?
Hot-dog e hamburgão
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com I?
Ivo, índio e injeção
O que é que começa com J?
Jacaré e jamelão
O que é que começa com L?
Lagartixa e lampião
O que é que começa com M?
Marmelada e macarrão
O que é que começa com N?
Narizinho e narigão
O que é que começa com O?
Olho, ovo e oração
O que é que começa com P?
Peniquinho, penicão
O que é que começa com Q?
Quarta, quinta sexta não
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com R?
Rabanada e requeijão
O que é que começa com S?
Sapo, sopa e salsichão
O que é que começa com T?
Talharim e tubarão
O que é que começa com U?
Urubu e não sei, não
O que é que começa com V?
Vaca, velha e violão
O que é que começa com X?
Xororó e xuxuzão
O que é que começa com Z?
Zero, zorra e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do
http://letras.terra.com.br/eliana/533123/
Professor, levante alguns questionamentos sobre a música:
Disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno, cole no caderno de Língua Portuguesa e registre as atividades abaixo:
1. Leia a letra da música.
2. Circule de vermelho as letras do nosso alfabeto.
3. Sublinhe as palavras que se iniciam com cada letra do nosso alfabeto.
4. Escolha uma palavra de cada letra do alfabeto citada na música e copie em ordem alfabética.
5. Selecione 5 palavras que constam na música e crie uma frase com cada uma. Em seguida separe-as em sílabas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre a importância das letras e palavras no nosso dia a dia. Os seres humanos são seres capazes de se comunicarem de uma forma clara, uns com os outros através de palavras, seja ela escrita, falada ou gesticulada. A palavra tem um grande poder na vida humana, sem ela não somos capazes de nos comunicar com outras pessoas e aprender sobre outras coisas.
Em seguida, selecione algumas advinhas para brincar com os alunos, peça que prestem bem atenção, pois as respostas são palavras fáceis de adivinhar.
Fonte: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php
Professor, crie algumas adivinhas. Oriente os alunos a seguirem as seguintes instruções:
1. Escolha uma palavra. Pode ser flor, animal, objeto, brinquedos, fruta, comida, entre outras. Não conte para ninguém.
2. Comece a adivinha com a pergunta “O que é, o que é?
3. Elabore pistas. Escreva duas informações sobre o assunto escolhido, sem dizer a respostas.
4. Finalize a advinha com a pergunta: “Quem sou?” “O que é?”, ou somente usando o ponto de interrogação.
5. Leia sua adivinha para o professor e, com a ajuda dele, verifique se é preciso alterar algo.
6. No momento combinado, leia o seu texto para os colegas e veja se eles conseguem decifrar a sua advinha.
Professor, oriente os alunos na construção de um livro com essas adivinhas. Vocês podem presentear alguma turma da escola com esse livro ou deixá-lo na biblioteca à disposição de todos. Escolha com a turma, um título para o livro e crie com a participação de todos os alunos uma capa bem sugestiva.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, crie alguns jogos com os alunos, a fim de desenvolver habilidades, pois os jogos estimulam as várias inteligências, permitindo que os alunos se envolvam em tudo que estejam realizando, de forma significativa.
Veja algumas sugestões:
1º Jogo
Materiais:
1. Construa uma ficha com algumas imagens de objetos, animais e brinquedos. E disponibilize para cada aluno.
http://monicavaleton.blogspot.com/2011/09/bingo-sonoro-sons-e-onomatopeias.html
2. Escolha um colega para formar uma dupla.
3. Coloque as letras móveis do alfabeto viradas para baixo na mesa.
4. Tire no dado quem começa o jogo.
5. Para iniciar o jogo quem tirar o número maior começa, pegue uma letra móvel que se encontra virada, leia e veja se na sua cartela existe algum objeto que começa com essa letra. Caso exista coloque a letra sobre a imagem.
6. O outro participante realiza a mesma ação.
7. Vence o jogo quem colocar todas as letras iniciais, dos nomes dos objetos da sua cartela.
Logo após, registre o jogo no seu caderno de Língua Portuguesa.
2º Jogo
http://blog.educacional.com.br/llianpcp/tag/alfabetizacao/
Materiais:
Regras do jogo:
1. Construa as letras do nosso alfabeto, escrevendo-as em pedaços de folha de papel (já cortadas pelo professor) ou se preferir utilize as letras móveis.
2. O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha.
3. Da ficha que ele virar irá aparecer uma letra. Se aparecer a mesma letra na segunda ficha que ele virar encontrando o par correto, deve recolher as fichas e terá direito a mais uma jogada. Se não acertar o par, deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as fichas no lugar inicial.
4. Esse jogo consiste em memorizar a localização das letras, a fim de ir formando os pares.
5. Vence o jogo, quem obtiver o maior número de fichas.
Agora, caso a sua escola possua laptops, peça aos alunos que acessem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para aprenderem de forma divertida e prazerosa com os seguintes sítios:
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=154
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=153
Logo após, registre os jogos no seu caderno de Língua Portuguesa. Você poderá criar atividades diversificadas a partir dos jogos.
1. Escolha 4 palavras dos jogos e elabore uma frase para cada uma delas.
2. Escreva a sua ficha do jogo das letras, depois escolha um objeto, brinquedo ou animal e descreva suas características em um pequeno texto.
Outras atividades nos sítios abaixo:
http://docemagiaemensinar.blogspot.com/2011/02/vamos-treinar-as-letras-iniciais-do.html
Fonte: GUIMARÃES, Luciana; LEITE, Márcia; MORELLI, Bia. Primeiros Textos: alfabetização. São Paulo: FTD, 2005, p.90-91.
Professor, ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido " Como compreender e identificar as letras utilizando o alfabeto na escrita de palavras, frases e textos".
Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.Jogo do alfabeto
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-alfabeto-em-portugues-ii-.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar as letras do nosso alfabeto; conhecer a ordem alfabética que existe na escrita do alfabeto; criar frases e pequenos textos a partir de brincadeiras; compreender a importância das palavras no nosso dia a dia e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/04/2015
Cinco estrelasMuito criativo e estimuladores os jogos
29/03/2015
Cinco estrelasGostei :)
13/05/2013
Cinco estrelasApreciei muito os planos de aula, e vou trabalhar com a minha turma.
31/08/2012
Cinco estrelasGostei. Conteúdo indispensável para a aprendizagem do aluno, forma lúdica para ensinar e aprender. Parabéns!!
22/02/2012
Cinco estrelasUfa!!! Jogou duro menina,é isso ai.Parabéns!!!!
13/12/2011
Quatro estrelasAula diversificada. Muito boa.