Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arquitetura barroca no Brasil

 

22/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características da arquitetura barroca;
  • Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira;
  • Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca;
  • Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca.
Duração das atividades
02 ou 03 aulas dependendo do rendimento dos alunos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios por parte dos alunos. Entretanto, sugerimos aos professores, caso seja possível, planejar esse conteúdo em conjunto com as disciplinas de matemática (sólidos geométricos, proporção e escala), história (período colonial e influência europeia), geografia (clima, vegetação, relevo no período colonial).

Após essa atividade sugerimos a aula A arquitetura: Neoclássica ou Barroca?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1710

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos 2 imagens:

undefined

Interior da Igreja de Santa Inês, Praça Navona, Toma, c. 1653. Francesco Borromini e Carlo Rainaldi.

undefined

Igreja da Ordem Terceira São Francisco de Assis. Nave e capela mor, 1773. Rio de Janeiro, RJ. Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito. (entalhadores)

Agora questione a turma sobre o que as imagens tem em comum e qual é a localização das Igrejas.

Após a explicação do professor sugerimos a webquest sobre o Barroco. Disponível em: < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=10704&id_pagina=1 >

Aula 02:

Os alunos deverão apresentar o resultado das webquests e o professor deverá complementar o conteúdo quando necessário.

Com base na apresentação dos alunos o professor deverá apresentar a arquitetura barroca no Brasil. Apresentar algumas obras construídas nesse período.undefined

Fachada da Igreja de São Francisco, 1702. (Salvador-BA) Gabriel Ribeiro.

undefined

Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG). Projeto de 1766 e esculturas da entrada de 1774-75. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) – arquiteto, Domingos Moreira de Oliveira – mestre de obras.

undefined

Igreja de Nossa Senhora do Pilar 1730-41 (Ouro Preto-MG). Francisco Xavier de Brito (entalhes da capela-mor, 1746).

undefined

Casa de câmara e cadeia, 1782. Mariana, MG. José Pereira dos Santos – arquiteto.

undefined

Casario co lonial, séc. XVIII. Paraty, RJ.

Atividade:

Agora que os alunos já conhecem as principais características da arquitetura barroca é hora deles colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.

A turma será dividida em grupos, e cada grupo deverá construir um prédio histórico em escala.

Atenção Professor! Sugerimos alguns vídeos sobre a origem das cidades históricas para os grupos analisarem e observarem as características principais. Apresente os vídeos a turma e faça comentários sobre a arquitetura das cidades.

João Pessoa

Parati (RJ)

Cidades históricas

Atenção Professor:

O objetivo da atividade é recriar uma cidade histórica, seus prédios, igrejas e casarões. Sendo assim, sorteie entre os grupos os prédios a serem construídos. Solicite aos alunos os materiais necessários para realizar a atividade: papelão, isopor, papel colorido, cartolina, tesoura, cola, revistas, jornais, arame, palitos de churrasco, palitos de sorvete, tinta guache, etc.

Cada grupo deverá escolher um representante para definir o mapa da cidade. Os representantes de cada grupo deverão definir a localização de cada prédio, o tamanho/escala/proporção, materiais a serem utilizados, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
João Pessoa Vídeo
Cidades históricas Vídeo
Parati (RJ) Vídeo
Recursos Complementares

Iphan: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=12321&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional

GOMBRICH, E. H., A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

GRAÇA e PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 1999.

TIRAPELI, P. Arte brasileira. Arte colonial: barroco e rococó. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

Avaliação

O professor deverá reservar um espaço na escola para expor o trabalho dos alunos. Cada grupo deverá explicar o seu trabalho, os materiais empregados, as características, as dificuldades encontradas e demais experiências que sejam relevantes ao trabalho.

Atenção Professor:

Apresente para a turma os critérios avaliados para que eles fiquem cientes das competências e habilidades a serem desenvolvidas.

Sugerimos alguns critérios:

  • Criatividade;
  • Participação nas discussões;
  • Colaboração no trabalho em grupo;
  • Apresentação (postura, oralidade, articulação das ideias e conteúdos, etc.);
  • Capricho, acabamento;
  • Escala/proporção;
Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Débora, sla , Bahia - disse:
    deboraluab@hotmail.com

    01/05/2013

    Duas estrelas

    legal, parabens


  • Eduardo Azevedo, CIEP - 280 , Rio de Janeiro - disse:
    eddyeazevedo@hotmail.com

    26/08/2010

    Uma estrela

    Eu achei interessante a dinâmica proposta pela professora, no entanto, faltou mais definição do conteúdo. Na verdade esse tem sido o grande problema dessas aulas porpostas. Falta definição e orientação na apresentação do conteúdo para o aluno construir o seu conhecimento. Eu gostaria de ver uma maquete do Barroco feita pela professora!!! Os vídeos sugeridos mais se parecem com roteiros de turismo. O tema é complexo e exige domínio por parte dos professores.


  • ndjndfkv,, mkckldl , Rio de Janeiro - disse:
    jxjmxjm@lvlvl.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    legal


  • Deusdete Dias da Silva, Esc. Mul. Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - disse:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, essa interação com a história e arte, coloca aos alunos a importância das outras disciplinas, que talvez isoladamente não os veem. Os vídeos prendem mais atenção e os dexam viajando, acho que qualquer sala de aula certamente iriam adorar. Parabéns Juliana Dias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.