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UCA - O texto argumentativo: a articulação entre as ideias do texto

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a conectividade como princípio de coesão e coerência textuais.
  • Exercitar a coesão e a coerência  tanto no nível da frase e do parágrafo quanto no nível do texto.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura do texto argumentativo.
  • Mecanismos linguísticos responsáveis pela coesão e coerência textuais.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

 

Disponívem em:

http://doce-pedagogia.blogspot.com/2011/08/coesao-e-coerencia-redacao.html

Para que um texto seja bem redigido e atinja seu objetivo - de informar e modificar o leitor -, as ideias devem estar bem articuladas. Essa articulação se dá geralmente por meio de articuladores lógicos ou operadores argumentativos, no nível das frases e no nível do texto.

Atividade

I – Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor solicita a eles que acessem a página abaixo para assistirem, em dupla, ao vídeo sobre operadores argumentativos.

Operadores argumentativos

http://www.youtube.com/watch?v=BJMljwq_670

II – Os alunos deverão assistir ao vídeo, orientando-se pelo roteiro seguinte:

1. Defina operadores argumentivos ou discursivos.

2.  Explique:

Operadores argumentivos são palavras responsáveis pela sinalização da argumentação.

3. Os operadores argumentativos são certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos. Quais são as palavras que funcionam como operadores argumentativos?

4. Os operadores argumentativos são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Quais são os operadores mais comuns?

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I -  O professor solicita aos alunos que acessem a página abaixo para, em dupla, lerem o artigo “Como fazer um bom texto”.

 escrever

Disponível em:

http://leituraeproducaodetexto.blogspot.com/2010/05/importancia-da-escita-na-escola-8c.html

Como fazer um bom texto

É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.

Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado.

No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as ideias que forem surgindo constitui um recurso fundamental. Nessa etapa do processo de escrita não deve haver nenhum tipo de preocupação quanto à sequência ou organização dessas ideias.

Essa etapa funciona como uma espécie de brainstorming ou "tempestade cerebral". Esse procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.

Selecionando as ideias

É preciso, a seguir, analisar com atenção todas as ideias levantadas aleatoriamente e eliminar aquelas que não parecerem apropriadas ao texto a ser elaborado.

A partir daí, devem-se organizar as ideias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subsequente, por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.

O desenvolvimento das ideias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.

A coerência

Até esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é necessário verificar se as ideias levantadas se encontram concatenadas, isto é, se estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar qualquer tipo de contradição.
É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas, com o objetivo de se atingir a tão necessária propriedade vocabular.

Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das ideias abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.

Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.

Por fim, ainda que às vezes a nota de uma redação não chegue a ficar comprometida pela ausência do título, é importante não esquecê-lo, pois esse elemento aparentemente secundário do texto geralmente contribui para uma melhor compreensão do direcionamento adotado na exploração do tema.

Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/portugues/redacao-como-fazer-um-bom-texto.jhtm

II - Após a leitura do texto, os alunos deverão responder às questões propostas.

1. O artigo de opinião é um gênero em que o autor apresenta para os leitores uma questão polêmica e procura convencê-los de sua opinião, utilizando, para isso, estratégias variadas.

Transcreva do primeiro parágrafo uma frase que apresente o assunto abordado no artigo.

2. Observe a palavra em  destaque no trecho:

É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo.

Qual é o segundo passo para se produzir um texto?

3. A articulação das ideias no nível da frase se dá por meio dos elementos de coesão como os pronomes que se referem a termos já expressos.

3.  No segundo parágrafo, que substantivo está sendo retomado pelo pronome relativo qual?

4. Observe  o terceiro parágrafo do texto:

No início do parágrafo, é feita a referência “Essa etapa”. De que  etapa se trata?

5.  Releia o tópico “Selecionando as ideias".

a. Como devem ser organizadas as idéias previamente levantadas?

b. O desenvolvimento das ideias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto. Em relação ao texto dissertativo, quais são essas partes?

6. Releia o tópico “Coerência”.

a. O primeiro parágrafo  desse tópico inicia- se com a expressão “até esse ponto”. A que ponto está se referindo?

b. Como se pode evitar a contradição entre as ideias no texto?

7. Identifique no parágrafo abaixo, a palavra que exprime a ideia de inclusão.

Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.

  • Que outra palavra teria o mesmo sentido no contexto?

8. Releia o último parágrafo.

a. A expressão por fim introduz a ideia de conclusão. Que outra  palavra poderia substituir essa expressão sem alteração do sentido?

b. A ideia de conclusão se dá apenas  em relação aos parágrafos ou no nível de todo o texto?

c. A conjunção pois estabelece uma relação de explicação entre as orações. Reescreva o período, substituindo essa conjunção por outra, sem alterar o sentido.

 

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

I – O professor solicita aos alunos que os alunos acessem a página abaixo para fazerem a leitura do artigo “O porquê da educação ambiental”.

O porquê da educação ambiental

A conservação da qualidade do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida tem sido uma preocupação da sociedade desde há algum tempo. Intensifica-se, com isto, a demanda por atividades que estimulem o desenvolvimento de uma consciência ambiental, não só ecológica, do ponto de vista da natureza, mas também visando às questões social, cultural e econômica relacionada à existência do homem.

Dessa forma, uma suposta sociedade sustentável pressupõe a crítica às relações sociais e de produção, tanto ao tipo de valor, como ao uso dos recursos e produtos da natureza. Segundo a equipe da Embrapa Pantanal, devemos partir do princípio de que a educação ambiental é uma proposta que deveria alterar de forma considerável o modelo tradicional de educação, não sendo necessariamente uma prática pedagógica voltada para a transmissão de conhecimentos sobre ecologia no sentido reduzido da palavra.

Seu propósito fundamental é mostrar as correlações econômicas, políticas, sociais, culturais e ecológicas do mundo, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e solidariedade entre os indivíduos e as sociedades.

A modernização agrícola e seu desenvolvimento técnico geraram o aumento da degradação ambiental, uma aceleração da degradação do solo por uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes químicos e até mesmo do emprego de maquinário agrícola sem o manejo adequado recomendado tecnicamente. Esse conjunto de fatores tem causado grandes danos aos animais, às plantas, às águas e ao próprio homem, chegando neste momento crítico em que tal avanço tecnológico necessita ser repensado de maneira crítica para garantir inclusive sua própria sustentabilidade. Apesar de haver grandes investimentos nas pesquisas ligados à agropecuária brasileira, o processo de adoção tecnológica ainda é complexo por diversos motivos que não são o tema agora. Aumentamos a produtividade em menores áreas, mas a conservação ambiental ainda nos preocupa.

Existe certo consenso de que a consciência ecológica se constrói, de um lado, na busca de tecnologias alternativas visando superar ou restringir os constrangimentos que o padrão tecnológico coloca ao meio ambiente cotidiano. De outro lado ela se constrói pelo movimento social em luta. Pensando no desenvolvimento desta consciência e de uma sociedade sustentável é possível problematizar sobre o papel da educação ambiental como instrumento crítico de reflexão do modelo de desenvolvimento que cada sujeito define como sendo o seu e o impacto que estas escolhas individuais têm dentro da coletividade.

O debate sobre a educação ambiental no Brasil é relativamente recente. Há vários trabalhos sendo realizados e algumas discussões sobre a elaboração teórica que possa fundamentar a sua prática. É importante considerar a reflexão sobre a prática, referindo-me a relação teoria/prática, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá, e a prática apenas ativismo. Essa reflexão se torna fundamental para que fujamos do oportunismo que ronda a temática.

Disponível em:

http://www.agronline.com.br/artigos/o-porque-educacao-ambiental

II – Após  a leitura do texto, os alunos, em grupo, deverão responder às questões propostas.

1. Identifique a relação de sentido estabelecida  pelos operadores argumentativos destacados no texto.

2. Identifique dentre os articuladores destacados quais são que estabelecem relações de sentido no nível da frase  e no nível do texto.

3. Indique outros operadores que possam substituir os que foram empregados sem alterar o sentido no contexto.

4. A articulação das idéias no interior da frase se dá por meio dos elementos de coesão como os pronomes que se referem a termos já expressos.

Exemplifique a afirmação acima com  passagens do texto. 

5.  A análise  realizada deverá ser apresentada no Kpresenter para os colegas e professor.

Recursos Complementares

1. Para retomar questões relacionadas coesão e coerência textual, os alunos poderão  assistir ao vídeo seguinte.

Coesão e coerência textuais

http://www.youtube.com/watch?v=wmDQamQb0xA&feature=related

2. Sobre operadores argumentativos, os alunos poderão consultar o site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Operadores_argumentativos

Avaliação

As atividades desenvolvidas possibilitam que os alunos  sejam avaliados pontualmente sobre o tema – O texto argumentativo: a articulação entre as ideias do texto.   Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar as relações de sentido estabelecidas pelos operadores argumentativos no nível da frase e no nível do texto, nos textos analisados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Manoel , Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba , Pernambuco - disse:
    mjsilva_2007@yahoo.com.br

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente qualidade. Objetividade, clareza e contextualização.


  • Maria Luzinete Marques Pereira, ESCOLA ARNALDO ALVES CAVALCANTI - ENSINO FUNDAMENTAL MEDIO E NORMAL MEDIO , Pernambuco - disse:
    luz_m_pereira@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Considero esta aula muito importante, pois nos ajuda a entender a constução de textos argumentativos e nos dá suporte para desenvolver um bom trabalho sobre este assunto, fazendo com que os estudantes tenham uma melhor compreensão sobre a estrutura do texto argumentativo.


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