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UCA - O texto argumentativo: a intencionalidade e as escolhas de linguagem

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e identificar a intencionalidade como um dos fatores responsáveis pelo estabelecimento da textualidade.
  • Verificar, por meio de análise de textos,  a função dos recursos semântico-estilísticos que  configuram a intencionalidade  em textos argumentativos.
Duração das atividades
03 aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Fatores linguísticos e pragmáticos responsáveis pelo estabelecimento da textualidade: coesão e coerência; intencionalidade, situacionalidade, intertextualidade e informatividade.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens, anúncios e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

abraço

Disponível em:

http://landeira-educablog.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

A interação social por meio da linguagem verbal caracteriza-se, fundamentalmente, pela argumentatividade.Por meio do discurso, o homem interage socialmente, buscando influenciar o comportamento dos seus interlocutores ou fazendo com que compartilhem suas opiniões. Nessa visão, a linguagem é concebida como forma de ação sobre o mundo, dotada de intencionalidade, veiculadora de ideologia. A intencionalidade,  em sentido amplo,  diz respeito à natureza argumentativa da linguagem e, em sentido restrito, refere-se à intenção do emissor de produzir uma manifestação linguística coesiva e coerente  para atingir o objetivo proposto.

Observação: esta aula poderá ser ministrada antes ou após outras de minha autoria,  já publicadas no portal - Conhecendo a argumentação: tipos de argumentos; O texto argumentativo: a articulação entre as ideias do texto –, uma vez que tratam  de aspectos relacionados ao mesmo conteúdo linguístico e à mesma temática.

Atividade

I  - Para apresentar a temática da aula aos alunos, o professor deverá exibir para eles no Kpresenter os anúncios publicitários abaixo. O professor poderá optar por entregar uma cópia para cada um dos alunos.

Anúncio A

emailmkt-dia-sem-sacola1

Disponível em

http://www.pdvnews.info/2009_10_01_archive.html

Anúncio B

saco é um sacoII

Disponível em:

http://blog.giselebundchen.com.br/wp-content/uploads/2010/08/Saco-e-um-Saco-II.jpg

 II – O professor deverá conversar informalmente com os alunos sobre o tema dos anúncios. A seguir, eles  deverão responder, em dupla, às questões propostas  na sequência. O professor deverá xerocar as questões abaixo para os alunos.

1. Os três anúncios tratam da mesma temática. Qual é essa temática?

2.  O Ministério do Meio Ambiente lançou  a campanha “Saco é um Saco” que aconteceu no Dia do Consumidor Consciente, comemorado no dia 15/10.

a. Qual dos anúncios explicita claramente essas informações?

b. Qual a intenção dessa campanha? Como esse objetivo pode ser comprovado?

c. Qual é o público alvo desses anúncios?

3. Observe o anúncio A.

a. Qual é a função dos questionamentos:

Quantas  sacolas plásticas você já usou esse ano? Perdeu as contas?

b. Pode-se dizer que o produtor pressupõe a resposta do interlocutor aos questionamentos feitos?

Comprove sua resposta com palavras do texto.

c. Explique a resposta dada às perguntas: A natureza continua contando.

4.  O modo imperativo é  empregado usualmente em anúncios publicitários por ser adequado para expressar apelos, conselhos e ordens, uma vez que o objetivo desses textos é influenciar o público a quem o anúncio se dirige.

Observe os anúncios A e B:

a. Identifique nos anúncios os verbos empregados no modo imperativo.

b. A quem se dirige o apelo  feito por meio desses verbos?

c. Observa-se que no texto publicitário há uma interação entre aquele que argumenta e o outro, pois as convicções do primeiro objetivam modificar ou reforçar as idéias do segundo.

Além das perguntas que outro recurso utilizado nos anúncio é responsável por essa interação?

5. Em geral, anúncios publicitários apresentam linguagem verbo-visual.

a. Há  predominância de uma delas, nos anúncios lidos?

b. O objetivo dos anúncios seria atingido se fosse dispensada uma ou outra linguagem? Por quê?

6. Em anúncios publicitários, pode- se dizer  que um enunciador tem, além do objetivo de informar, o de orientar o receptor em relação a determinadas conclusões, orientação esta presente na própria estrutura linguística do enunciado.

Observe o anúncio C:

a. Qual é a condição imposta para  que se possa continuar utilizando sacolas plásticas?

b. Você por acaso quer o mundo assim? Assim como?

c. Qual é a conclusão  a que se pode chegar a partir desse anúncio? Esta conclusão foi expressa pela linguagem verbal? Explique.

6. Discuta com seu colega e responda:

Os anúncios analisados intencionam conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

Você acha que as escolhas linguísticas foram determinantes para isso? Por quê?

 

Aula 02 (50 minutos)

 

Atividade

I – O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página abaixo e leiam o artigo sobre sacolas plásticas e o meio ambiente.

Uma sugestão para o problema que envolve as sacolas plásticas e o meio ambiente

A utilização de sacolas plásticas está enraizada em nossa cultura e faz parte do repertório de costumes do mundo contemporâneo. Nos supermercados, farmácias, açougues, lojas, o vendedor está condicionado a colocar o produto adquirido dentro da famosa sacolinha plástica. O consumidor, por sua vez, também está condicionado a aceitar de bom grado o produto, com a sacola de brinde. É automático, mecânico, o vendedor saca a sacolinha e deposita o produto dentro, o consumidor a leva embora. O prejuízo desse condicionamento fica para o meio ambiente, que recebe um material com prazo de validade indeterminado.  O jornalista André Trigueiro em seu artigo "A farra dos sacos plásticos", nos traz a seguinte informação: lixão em SP recebe 250 toneladas por dia com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza. Uma notícia lamentável, sem dúvida. Poderia ser diferente. Ah se poderia...

Entretanto, justiça seja feita: a mídia e alguns militantes do Verde querem transformar as sacolas plásticas nas grandes vilãs pelo caos ambiental em que estamos mergulhados. Isso é uma verdade parcial. As sacolas não têm vontade própria, obedecem tão somente as iniciativas do Homem, este sim o grande e verdadeiro responsável pela degradação do meio ambiente.

No entanto, chega de arrumar culpados. Chega da cultura de procurar culpados e se esquecer da solução. É importante trabalharmos pela solução. E qual a solução para o entrevero envolvendo as sacolas e o meio ambiente? Exterminar as sacolas ou explodir o planeta? Obviamente que nenhuma das alternativas. Há um remédio eficaz para isso, trabalhoso, mas eficaz. A união da educação com a criatividade  é o grande caminho para que não necessitemos exterminar as sacolas plásticas nem degradar o meio ambiente.

Educação que faz um consumidor consciente. Ora, não é preciso colocar um aparelho de barbear, por exemplo, numa sacola plástica. Ele cabe muito bem na bolsa ou  pochete. Na falta de ambas podemos levá-lo com os próprios punhos, dispensando a sacolinha.

Criatividade que faz do plástico não um material que agride o meio ambiente, ao contrário, um gerador de riquezas. Como? Mágica? Não, nada disso. A partir da reciclagem e fundição que transformam as sacolas plásticas em subprodutos do plástico, dando origem a bancos, cadeiras, descansos para os pés, jogos, móveis, enfim, uma diversidade de produtos que variam conforme a imaginação humana. Uma indústria de embalagem plástica no sul do país faz a seguinte operação: junta as sacolas plásticas, funde, tritura e derrete, transformando-as em material sólido, batizado de tábua de plástico, ou tábua ecológica. Após a operação as tábuas são repassadas aos estudantes do curso de engenharia de uma universidade próxima, o resultado é notável: bancos, floreiras, lembranças para presentes, descanso para os pés, todos oriundos das sacolas plásticas que seriam descartadas no meio ambiente. Um lixo que se transforma em riqueza. Em um banco de plástico são utilizadas 9.000 sacolas plásticas, que em vez de agredirem o meio ambiente colaboram para que necessidades sejam supridas. Questão de bem aproveitar aquilo que tiramos da natureza, ou seja, usar a criatividade. Dá trabalho é verdade, mas o que conseguimos sem trabalho? Detalhe importante: um banco confeccionado a partir do PEAD (Polietileno de Alta Densidade),  - é este o nome da matéria prima das sacolas plásticas -  não pega fungo nem cupim, não apodrece, dura mais e é muito mais higiênico do que os bancos de madeira.

O governo também deve participar com mais ênfase na questão pertinente as sacolas plásticas. Sim, contribuir subsidiando as pequenas e médias indústrias de embalagens para que elas possam se adequar a essa realidade notável dos subprodutos do plástico. Mas é relevante salientar: a criatividade sem educação vale pouco, pouquíssimo. Ou nos educamos ou vamos explodir o planeta, com ou sem sacolas plásticas.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo

Disponível em: http://www.paralerepensar.com.br/wellingtonbalbo_umasugestao.htm

 

II – Após a leitura do texto, os alunos deverão responder, em grupo, às questões propostas.
       
1. O texto argumentativo objetiva conseguir a adesão do interlocutor. A sua eficácia, consequentemente, depende da adoção, por parte do enunciador, de uma estratégia argumentativa adequada ao conteúdo selecionado e às características do interlocutor.

a. Qual é o público alvo do texto lido?

b. Em que suporte o texto foi veiculado?

c. A linguagem utilizada está adequada à situação comunicativa? Explique.

2. O processo de produção de um texto é desencadeado por alguém movido por uma intenção específica.

Pode-se dizer que a intencionalidade do artigo é convencer o consumidor  sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos? Justifique sua resposta com passagens do texto.

3. A estratégia argumentativa adotada está relacionada ao modo com que o produtor decide apresentar o tema ao interlocutor.

a.  A proposta do autor pode ser prevista no título do artigo? Explique

b. Qual é  a solução apresentada pelo autor para o uso excessivo de sacolas plásticas?

4. Observe o trecho seguinte:

Criatividade que faz do plástico não um material que agride o meio ambiente, ao contrário, um gerador de riquezas. Como? Mágica? Não, nada disso.

[...] Dá trabalho é verdade, mas o que conseguimos sem trabalho?

Explique o efeito de sentido causado pelas perguntas.

5. Discuta com seu colega e responda: pode-se considerar a produção de textos como um processo de decisões, principalmente em relação às escolhas linguísticas, regulado pela intenção do produtor?  Justifique sua resposta.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade 1

 

1.O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo para assistirem ao vídeo  da canção “Sal da Terra” na voz de Beto Guedes.

 O Sal da Terra

Beto Guedes

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

 Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

Letra e vídeo disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/beto-guedes/44544/

http://www.youtube.com/watch?v=RbsDCjQzzUw

 

Atividade 2

 

Após a audição da canção, o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto, a ser realizada em grupo.

Na canção “Sal da Terra”, Beto Guedes apresenta, de forma poética, os princípios da postura humana para a sustentabilidade, o cuidado com o planeta e o compromisso com a causa socioambiental.

 

Atividade 3

 

Produza um texto utilizando a mesma estratégia discursiva empregada por Beto Guedes, isto é, usando verbos no imperativo, para conscientizar as pessoas sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

Seu texto deverá ser apresentado no Kpresenter.

Recursos Complementares

1. Para ampliar as informações sobre intencionlidade discursiva, os alunos poderão assistir ao vídeo:

Intencionalidade

http://www.youtube.com/watch?v=Tgf_JhGx9MQ

 2.  Os alunos poderão assistir ao vídeo seguinte para rever a estrutura do texto argumentativo.

Leitura e escrita de textos argumentativos

http://vimeo.com/16220096

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema –O texto argumentativo: a intencionalidade e as escolhas de linguagem.  Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar a intencionalidade discursiva nas diferentes situações comunicativas analisadas.

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