19/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Compreender o papel das pessoas que atuam em comunidade gerando bem-estar;
Entender o que é o capital social numa comunidade;
Aprender sobre movimentos sociais e atuação em comunidade.
O seguinte programa será necessário:
Mozilla>Aplicativos>Internet
Aulas 1 e 2:
1. Mostre aos alunos as seguintes imagens:
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=m%C3%A9dico&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=517&tbm=isch&tbnid=VBl3HDMGkoODgM:&imgrefurl=http://veronicapacheco.wordpress.com/2010/10/13/so-para-medicos/&docid=67W_rI78Njbt0M&imgurl=http://veronicapacheco.files.wordpress.com/2010/10/medico.jpg&w=1269&h=1830&ei=nJ3eTuGwKcTf0QHvxPGJBw&zoom=1, acesso em 06.12.2022.
2. Pergunte aos alunos o que as imagens acima têm em comum. Comente as respostas dadas pelos alunos;
3. Após as respostas, remeta os alunos ao próximo assunto: Movimentos Sociais, sem ainda definir o conceito de Capital Social;
4. Distribua aos alunos o texto disponível no seguinte site:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=102417&id_pai=42677&tipo=li&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Ensino%20M%E9dio&n4=Filosofia&b=s&ordem=campo3&cp=BF0000&cb= , acesso em 06.12.2011.
Clique em aula 2. Natureza e cultura II – o mito de Prometeu.
5. Professor fique à vontade para utilizar o roteiro de aula preparado ou utilize somente o texto para introduzir o conceito de Respeito e Justiça.
6. Trabalhe, a partir do texto, a questão de as pessoas lutarem por melhores condições de vida, trabalho e acima de tudo, por Justiça.
Aulas 3 , 4 , 5 e 6:
1. Introduza então, a ideia de Trabalho em Rede distribuindo para os alunos o seguinte texto disponível no site:
http://www.ufrn.br/sites/engenhodesonhos/hipertexto/oquerede.htm, acesso em 15.12.2011.
2. Dê aos alunos, divididos em grupos de 7 ou 8 alunos uma instituição para pesquisarem em suas comunidades, fora do horário da aula:
Grupo 1: Associação do Bairro ou Grupo de Moradores
Grupo 2: Escola (uma outra, se houver na comunidade) ou Hospital
Grupo 3: Posto de Saúde ou Abrigo ou Instituição de trabalhos comunitários
Grupo 4: Grupos de autoajuda (Alcoólicos Anônimos, Alanon, Amor Exigente, etc)
3. Elabore com os grupos o roteiro de entrevistas. Sugestão:
a. Qual o objetivo da instituição?
b. Quantos são os colaboradores remunerados?
c. Há colaboradores voluntários? Quantos?
d. Quais as ações desenvolvidas pela instituição?
e. Há ajuda do governo federal, estadual, municipal?
f. Quais outras instituições fazem parte da Rede de relações comunitárias desta instituição?
4. Em seguida, de posse dos dados da pesquisa, os grupos preparam um blog para postar o material: fotos, relatos, textos, documentos, etc. Remeta os alunos para o seguinte site:
http://tinyurl.com/365q24t, acesso em 07.12.2011. Este site proveniente do site temático África do portal do professor apresenta instruções sobre como criar um blog.
Professor divida o tempo da aula. Antes de irem a campo, os grupos podem iniciar na primeira aula a construção do blog e na segunda, já com os materiais da pesquisa, postam as informações coletadas.
5. Cada grupo envia para o email dos outros grupos os links dos blogs para acessarem.
6. Encerre com um debate para que os alunos possam compartilhar suas ideias sobre os aspectos interessantes da pesquisa realizada, bem como suas dúvidas e opiniões sobre o tema e ajude-os a responder a pergunta inicial: O que é capital social?
1. Blog criado por uma escola sobre a comunidade:
http://2anofatimagaiotto.blogspot.com/, acesso em 07.12.2011.
2. Site sobre o uso do Twitter em sala de aula:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=818, acesso em 07.12.2011.
3. Artigo sobre Capital Social:
http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a06v33n3.pdf, acesso em 15.12.2011.
Avalie se os alunos conseguiram compreender o que é capital social e a importância da sua existência para a comunidade. Avalie também empenho e desempenho dos alunos, a qualidade gráfica, visual e textual dos trabalhos apresentados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!