Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é capital social? - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o papel das pessoas que atuam em comunidade gerando bem-estar;

Entender o que é o capital social numa comunidade;

Aprender sobre movimentos sociais e atuação em comunidade.

Duração das atividades
6 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O seguinte programa será necessário:

 

Mozilla>Aplicativos>Internet

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2:

1.       Mostre aos alunos as seguintes imagens:

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=professor&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=517&tbm=isch&tbnid=15Ubf7RKMWBIwM:&imgrefurl=http://jodedeus.blogspot.com/2011/10/um-bom-professor.html&docid=2k-GUPodRfHi8M&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_vXqt614qAu0/TK0XVup8MHI/AAAAAAAAAEw/sxjxYRp2IGg/s1600/professor.jpg&w=320&h=320&ei=NZ3eTvbUH8LZ0QHP6rzABw&zoom=1&iact=hc&vpx=186&vpy=169&dur=41&hovh=225&hovw=225&tx=120&ty=149&sig=100025081076850844545&page=1&tbnh=136&tbnw=161&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:0,s:0, acesso em 06.12.2011.

 

 

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=m%C3%A9dico&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=517&tbm=isch&tbnid=VBl3HDMGkoODgM:&imgrefurl=http://veronicapacheco.wordpress.com/2010/10/13/so-para-medicos/&docid=67W_rI78Njbt0M&imgurl=http://veronicapacheco.files.wordpress.com/2010/10/medico.jpg&w=1269&h=1830&ei=nJ3eTuGwKcTf0QHvxPGJBw&zoom=1, acesso em 06.12.2022.

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=dona+de+casa&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=517&tbm=isch&tbnid=HsQHtgyLyHvcgM:&imgrefurl=http://esposamulhervirtuosa.blogspot.com/2009/11/dona-de-casa.html&docid=UfvbXm0OYhyEtM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_TZ_qVioJP2c/SwcwwSJ3aOI/AAAAAAAAHTI/GJZqMqvdgGw/s320/dona_de_casa%252B(1).jpg&w=300&h=190&ei=Ap7eTriLDMTy0gHo0PnkBw&zoom=1&iact=hc&vpx=338&vpy=178&dur=109&hovh=152&hovw=240&tx=142&ty=71&sig=100025081076850844545&page=1&tbnh=152&tbnw=209&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:1,s:0, acesso em 06.12.2011.

2.       Pergunte aos alunos o que as imagens acima têm em comum. Comente as respostas dadas pelos alunos;

3.       Após as respostas, remeta os alunos ao próximo assunto: Movimentos Sociais, sem ainda definir o conceito de Capital Social;

4.       Distribua aos alunos o texto disponível no seguinte site:

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=102417&id_pai=42677&tipo=li&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Ensino%20M%E9dio&n4=Filosofia&b=s&ordem=campo3&cp=BF0000&cb= , acesso em 06.12.2011.

Clique em aula 2. Natureza e cultura II – o mito de Prometeu.

5.       Professor fique à vontade para utilizar o roteiro de aula preparado ou utilize somente o texto para introduzir o conceito de Respeito e Justiça.

6.       Trabalhe, a partir do texto, a questão de as pessoas lutarem por melhores condições de vida, trabalho e acima de tudo, por Justiça.

 

Aulas 3 , 4 , 5 e 6:

 

1.      Introduza  então, a ideia de Trabalho em Rede distribuindo para os alunos o seguinte texto disponível no site:

http://www.ufrn.br/sites/engenhodesonhos/hipertexto/oquerede.htm, acesso em 15.12.2011.

 

2.       Dê aos alunos, divididos em grupos de 7 ou 8 alunos uma instituição para pesquisarem em suas comunidades, fora do horário da aula:

Grupo 1: Associação do Bairro ou Grupo de Moradores

Grupo 2: Escola (uma outra, se houver na comunidade) ou Hospital

Grupo 3: Posto de Saúde ou Abrigo ou Instituição de trabalhos comunitários

Grupo 4: Grupos de autoajuda (Alcoólicos Anônimos, Alanon, Amor Exigente, etc)

 

3.       Elabore com os grupos o roteiro de entrevistas. Sugestão:

a.       Qual o objetivo da instituição?

b.      Quantos são os colaboradores remunerados?

c.       Há colaboradores voluntários? Quantos?

d.      Quais as ações desenvolvidas pela instituição?

e.      Há ajuda do governo federal, estadual, municipal?

 f.      Quais outras instituições fazem parte da Rede de relações comunitárias desta instituição?

 

4.       Em seguida, de posse dos dados da pesquisa, os grupos preparam um blog para postar o material: fotos, relatos, textos, documentos, etc. Remeta os alunos para o seguinte site:

http://tinyurl.com/365q24t, acesso em 07.12.2011. Este site proveniente do site temático África do portal do professor apresenta instruções sobre como criar um blog.

 

Professor divida o tempo da aula. Antes de irem a campo, os grupos podem iniciar na primeira aula a construção do blog e na segunda, já com os materiais da pesquisa, postam as informações coletadas.

5.       Cada grupo envia para o email dos outros grupos os links dos blogs para acessarem.

6.       Encerre com um debate para que os alunos possam compartilhar suas ideias sobre os aspectos interessantes da pesquisa realizada, bem como suas dúvidas e opiniões sobre o tema e ajude-os a responder a pergunta inicial: O que é capital social?

 

Recursos Complementares

1.       Blog criado por uma escola sobre a comunidade:

http://2anofatimagaiotto.blogspot.com/, acesso em 07.12.2011.

 

2.       Site sobre o uso do Twitter em sala de aula:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=818, acesso em 07.12.2011.

                      

3. Artigo sobre Capital Social:

 

http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a06v33n3.pdf, acesso em 15.12.2011.

Avaliação

Avalie se os alunos conseguiram compreender o que é capital social e a importância da sua existência para a comunidade. Avalie também empenho e desempenho dos alunos, a qualidade gráfica, visual e textual dos trabalhos apresentados.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.