Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Três Porquinhos Geométricos

 

16/02/2012

Autor e Coautor(es)
Christiani Luiza Mação Menini
imagem do usuário

VITORIA - ES EMEF PROFESSORA REGINA MARIA SILVA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil;

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;

  • Compreender e valorizar a cultura escrita;

  • Nomear as figuras geométricas trabalhadas;

  • Identificar figuras geométricas: quadrado, retângulo, circulo e triângulo em lugares e objetos do dia a dia.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para crianças que estejam inseridas no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Leve os alunos  ao laboratório de informática e mostre a eles um vídeo com uma versão clássica da história dos Três Porquinhos.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

Após esse momento faça uma interpretação oral da história e proponha um reconto coletivo.

Os alunos devem fazer o registro no caderno.

 

ATIVIDADE 2

Leitura de uma segunda versão da história dos Três Porquinhos. Nessa versão os porquinhos são formados por figuras geométricas (circulo, quadrado e triângulo).

Leve os alunos para a biblioteca e apresente o livro.

Três Porquinhos, Os

Imagem retirada do site: http://www.submarino.com.br/produto/1/21394943/tres+porquinhos,+os

Mostre a capa, o título e pergunte sobre a autora do livro: alguém a conhece? Que outros livros ela escreveu?

Faça um breve relato sobre a autora e liste outros livros de sua autoria.

Para saber mais sobre a autora Bia Villela, acesse o blog: http://ler-com-prazer.blogspot.com/2010/04/era-uma-vez-um-gato-xadrez-bia-villela.html

Leia a história para a turma e após esse momento permita que as crianças expressem suas impressões sobre a história.

Reserve um momento para que os alunos possam manusear o livro.

Após esse momento, questione-os:

  • Quais as diferenças encontradas entre a versão escrita e o vídeo?
  • Quais são as formas dos porquinhos da história?
  • Vocês conhecem essas formas?

Apresente para a turma, através de cartaz, as formas geométricas e seus respectivos nomes.

 

ATIVIDADE 3

Os alunos devem manusear as formas geométricas trabalhadas, feitas em papel cartão de cores variadas.

Em grupo, solicitar aos alunos que montem figuras diversas utilizando as formas geométricas.

Cada grupo deve apresentar sua criação.

Expor os trabalhos dos alunos em um mural.

 

ATIVIDADE 4

Em dupla, os alunos podem passear pela escola para encontrar no ambiente as formas geométricas estudadas e registrar no caderno.

Após o registro, os alunos também podem desenhar o que observaram.

Quando todos terminarem os alunos devem  ser organizados em roda.  Cada dupla deve compartilhar com os colegas, através de relatos e desenhos, suas descobertas.

 Obs: Essa atividade pode ser realizada de uma forma diferente. Caso a escola tenha câmera digital, os alunos podem fotografar no ambiente as formas estudadas. Depois a professora  imprime as fotos e os alunos devem confeccionar com as fotos cartazes para expor em um mural.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual, através da observação da participação e envolvimento nas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivonete Aparecida Ferreira da Silva, EMEB PADRE RAIMUNDO CONCEICAO POMBO MOREIRA DA CRUZ , Mato Grosso - disse:
    silva-ivonete.f@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula pois os tres porquinhos são muito queridos e brincar é a melhor forma de aprender


  • Maria Aparecida Nunes, Secretaria Municipal de Educação de PIMENTA BUENO , Rondônia - disse:
    marianunespb@hotmail.com

    20/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, é facio perceber o aprendizado das crianças quando utilizamos brincadeiras que ensinam. Parabéns.


  • Dilse Ap. Rosa Carneiro, prefeitura Municipal de Araxa , Minas Gerais - disse:
    dilsearcarneiro@yahoo.com.br

    20/03/2012

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão da aula. Ainda sou das que entendem que criança aprende brincando quando a coisa fica séria viram adultas aí fica difícil aprender.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.