16/02/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil;
Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
Compreender e valorizar a cultura escrita;
Nomear as figuras geométricas trabalhadas;
Identificar figuras geométricas: quadrado, retângulo, circulo e triângulo em lugares e objetos do dia a dia.
Esta aula é indicada para crianças que estejam inseridas no processo de alfabetização e letramento.
Leve os alunos ao laboratório de informática e mostre a eles um vídeo com uma versão clássica da história dos Três Porquinhos.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Após esse momento faça uma interpretação oral da história e proponha um reconto coletivo.
Os alunos devem fazer o registro no caderno.
Leitura de uma segunda versão da história dos Três Porquinhos. Nessa versão os porquinhos são formados por figuras geométricas (circulo, quadrado e triângulo).
Leve os alunos para a biblioteca e apresente o livro.
Imagem retirada do site: http://www.submarino.com.br/produto/1/21394943/tres+porquinhos,+os
Mostre a capa, o título e pergunte sobre a autora do livro: alguém a conhece? Que outros livros ela escreveu?
Faça um breve relato sobre a autora e liste outros livros de sua autoria.
Para saber mais sobre a autora Bia Villela, acesse o blog: http://ler-com-prazer.blogspot.com/2010/04/era-uma-vez-um-gato-xadrez-bia-villela.html
Leia a história para a turma e após esse momento permita que as crianças expressem suas impressões sobre a história.
Reserve um momento para que os alunos possam manusear o livro.
Após esse momento, questione-os:
Apresente para a turma, através de cartaz, as formas geométricas e seus respectivos nomes.
Os alunos devem manusear as formas geométricas trabalhadas, feitas em papel cartão de cores variadas.
Em grupo, solicitar aos alunos que montem figuras diversas utilizando as formas geométricas.
Cada grupo deve apresentar sua criação.
Expor os trabalhos dos alunos em um mural.
Em dupla, os alunos podem passear pela escola para encontrar no ambiente as formas geométricas estudadas e registrar no caderno.
Após o registro, os alunos também podem desenhar o que observaram.
Quando todos terminarem os alunos devem ser organizados em roda. Cada dupla deve compartilhar com os colegas, através de relatos e desenhos, suas descobertas.
Obs: Essa atividade pode ser realizada de uma forma diferente. Caso a escola tenha câmera digital, os alunos podem fotografar no ambiente as formas estudadas. Depois a professora imprime as fotos e os alunos devem confeccionar com as fotos cartazes para expor em um mural.
Formas geométricas para colorir: http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/matematica-formas-geometricas.html
Atividades escritas, com formas geométricas: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/atividades_com_figuras_geometricas_imprimir.html
Versão em vídeo do livro "Os três porquinhos" de Bia Villela: http://www.youtube.com/watch?v=bRgaBTQnNw0
Jogo do Tangram: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1929-16168-,00.html
Conheça outros livros de Bia Villela: http://www.submarino.com.br/portal/Artista/3517278/+bia+villela
A avaliação será processual, através da observação da participação e envolvimento nas atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2012
Cinco estrelasAdorei a aula pois os tres porquinhos são muito queridos e brincar é a melhor forma de aprender
20/03/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula, é facio perceber o aprendizado das crianças quando utilizamos brincadeiras que ensinam. Parabéns.
20/03/2012
Quatro estrelasAdorei a sugestão da aula. Ainda sou das que entendem que criança aprende brincando quando a coisa fica séria viram adultas aí fica difícil aprender.