Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar com produção de texto, a partir da geometria?

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •         Conhecer a história do Tangram;
  •         Trabalhar com figuras geométricas;
  •         Realizar produções de texto;
  •         Explorar a coordenação motora e a criatividade;
  •         Trabalhar em grupo;
  •         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  •         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam aprender como trabalhar com produção de texto, a partir da geometria, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Sensibilização

 

Professor, introduza noções e ou conceitos de figuras geométricas por meio de brincadeiras. Sugerimos a brincadeira: “Adivinha o que estou pensando”.

Nessa brincadeira, os alunos precisam usar as características das figuras para descobrirem em qual você está pensando. Por isso, é importante brincarem muitas vezes.

Nas primeiras rodadas, você dará dicas aos alunos, usando os termos adequados, como vértice e lado, além de nomear corretamente as figuras.

Exemplo:

 

  • A figura que estou pensando tem três lados. Que figura estou pensando?
  • A figura tem quatro lados iguais. Que figura estou pensando? 
  • A figura não tem lado. Que figura estou pensando?

 

 

brincadeiora

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, após a atividade converse com a turma sobre a atividade realizada, pergunte aos alunos se tiveram facilidades ou dificuldades, se gostaram  e peça para justificarem suas respostas.

 

2ª atividade:

 

Professor, nesse momento, apresente à turma a “História do Tangram” e depois realize atividades com ele. Questione os alunos:

 

  • Vocês conhecem o Tangram?
  • Já ouviram falar sobre ele?
  • Como vocês pensam que ele é?

       Ouça as hipóteses dos alunos. Em seguida informe que:

 Ele é um quebra-cabeça que foi criado na China há muito tempo.

 

 

A lenda do Tangram

 

            Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou a ele um espelho de forma quadrada e disse:

            _ Com esse espelho, você registrará tudo o que vir durante a viagem para me mostrar na volta.

            O discípulo, surpreso, indagou:

            _ Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?

            No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu de suas mãos e quebrou-se em sete peças.

            Então, o mestre disse:

            _ Agora, você poderá, com essas peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

 

 

K. S. Smole, M. I. Diniz e P. Cândido. Figuras e formas. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.104

 

 

A seguir, providencie uma folha de papel branca para cada aluno e solicite que faça um desenho retratando a “História do Tangram”. Logo após, socialize os desenhos e afixe-os no mural da sala de aula.

 

Depois que os alunos fizerem suas produções mostre à turma a figura de um Tangram:

 

 

tangtram

Fonte: Acervo da autora

 

 

Em seguida, explique que o Tangram é formado por 7 peças:

 

tangram2

Fonte: Acervo da autora

 

Providencie um Tangram para cada aluno. Você poderá fazer em uma folha de papel em branco o desenho das figuras e reprografar,  ao entregar para os alunos eles deverão colori-lo.

 

Adiante, organize a turma em grupos de no máximo cinco alunos e proponha um momento de montagem de figuras e reserve um tempo para os alunos manusearem as peças. Você poderá conduzir essa atividade, se preferir. Peça para montarem animais, em seguida plantas, depois algum objeto, dentre outros formatos. A seguir, lance à turma alguns desafios, por exemplo: Como formar um quadrado com dois triângulos? Como formar um novo triângulo com dois triângulos iguais?

Após esse momento, cada grupo deverá produzir uma história utilizando as peças do Tangram. O texto deverá ter começo, meio e fim, de forma organizada, coerente e coesa. Por isso, auxilie e oriente todos os grupos. Explique que no desenrolar da história deverão aparecer as figuras no lugar de algumas palavras. Para melhor visualização providencie uma cartolina branca para cada grupo.

Veja o exemplo de um pequeno trecho:

 

 

historia tan

Fonte: Acervo da autora

 

Em seguida, organize a turma em roda de conversa e prepare um momento de contação das histórias produzidas. Poderá ser feita da seguinte forma: o grupo começa a ler a história e na hora que chegar na figura do Tangram toda turma fala o nome da figura completando a história. Em seguida, o próximo grupo apresenta da mesma forma.

 

3ª atividade:

 

Professor, o jogo também é um recurso importante para ajudar os alunos a compreenderem a atividade de forma lúdica. Nesse sentido, sugerimos o seguinte jogo:

 

Bingo de formas e cores

 

Professor, prepare uma cartela com formas geométricas para cada aluno e providencie para você dois dados, um com formas geométricas, outro com cores.

 

 

                                                  DADOS                                                  

 

  CARTEAL

Fonte: Acervo da autora

 

  • Oriente os alunos a pintarem as figuras da cartela, usando as cores: vermelho, azul e amarelo.
  • Em seguida, faça o sorteio lançando os dois dados.
  • Se sortear, por exemplo, triângulo em um dado e azul no outro, o aluno deverá procurar em sua cartela um triângulo azul e marcar um X. Atenção: Para cada sorteio só vale fazer um X.
  • Quem primeiro completar uma linha ou coluna ou diagonal diz bingo! E ganha o jogo.

 

 

 A atividade a seguir, poderá ser realizada no caderno de matemática.

 

REFLETINDO SOBRE O JOGO

 

Observe duas cartelas de alunos que participaram do jogo. Veja como pintaram suas cartelas:

 

a e bf

Fonte: Acervo da autora

 

Questione:

 

1 – No primeiro lançamento dos dados, a professora sorteou um triângulo azul.

 

  • Em qual figura o aluno A pode fazer um X?
  • E o aluno B?

 

2 – No segundo sorteio, deu retângulo amarelo.

 

  • Qual figura o aluno A pode assinalar?
  • O aluno B pode fazer um X em alguma figura?

 

3 – Na terceira vez, a professora sorteou um quadrado vermelho.

 

  • O aluno A tem essa figura em sua cartela?
  • Em sua opinião, quem tem mais chance de fazer bingo: o aluno A ou B? Por quê?

 

 

Professor, a partir de um jogo podemos criar diversas situações. Como nosso objetivo é fazer com que os alunos produzam textos, solicite à turma que elabore uma produção sobre o jogo que trabalharam.Por isso, auxilie e oriente todos os alunos.

 

4ª atividade:

 

Professor, reserve um horário no Laboratório de Informática e leve os alunos para realizarem alguns jogos sobre o Tangram, se preferir utilize o laptop.

No sítio http://nautilus.fis.uc.pt/cec/trigno/software_educativo/ que fica no Portal do Professor na área de recursos educacionais, você encontrará um jogo no qual os alunos poderão deduzir fórmulas de áreas por decomposição e composição do Tangram, ou seja,  a partir de várias imagens eles tentarão descobrir quais peças irão utilizar. 

 

 

 Nos sítios abaixo, você também encontrará jogos desafiantes para a turma:

 

http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

http://brincando.no.sapo.pt/jogos/tangram/tangram.swf

 

Logo após, converse com a turma sobre o que os alunos acharam dos jogos e dos desafios, peça para justificarem a resposta. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação: às formas geométricas, à origem e composição do Tangram, à produção de texto realizada, bem como à interação com o laptop.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • josefa nogueira dos santos praxedes, EMEIEF Joaquim Martins Vieira , Paraíba - disse:
    serizeudapraxedes@hotmail.com

    26/09/2014

    Cinco estrelas

    gostei dessa aula e copieie para a minha escola.Estão de parabéns


  • Cristiane dos Santos Rodrigues, EPG GRACILIANO RAMOS - LAB DE INFORMÁTICA , São Paulo - disse:
    crisepom@gmail.com

    27/06/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! um ótimo trabalho, trabalhei uns dois anos com o jogo do TANGRA no Laboratório de informática com os alunos do 1º ao 5º ano eles amavam o jogo e a evolução de criatividade foi de exelente aproveitamento.


  • Iara Cristine, Escola Municipal João Paula da Cruz-GO. , Mato Grosso - disse:
    iaracristinesr@hotmail.com

    22/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, interdisciplinar, dinâmica e envolvetodos os alunos.


  • Neuli da Luz Cordeiro de Souza, escola Rural Municipal Santos dumont , Paraná - disse:
    luz-neli1@hotmail.com

    15/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, ela abrange varias áreas, por isso amei. é criativa e ajuda as crianças a criarem também, assim desenvolverão a criatividade, espirito de equipe, enfim, muito boa mesmo. parabéns. autora!!!


  • Maria da Conceição, EMEI Luizote , Minas Gerais - disse:
    mariadacncei@yahoo.com.br

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    Achei excelente! Vou colocar em prática. Parabéns!


  • Marilene Vasconcelos Amador, COLEGIO MUNICIPAL GEORGINA DE SOUZA SIMOES , Bahia - disse:
    mva.larissa@gmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Uma aula bastante dinâmica, a qual possibilita uma maior atenção do grupo, o aluno aprende brincando! Parabéns!!!!


  • ALEXANDRE PACHECO MARTINS , EMEF RENASCER , Espírito Santo - disse:
    alexandrepmm@hotmail.com

    02/01/2012

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO DA AULA, TENHO CERTEZA QUE VAI ME AJUDAR BASTASTE NA ESCOLA ONDE TRABALHO. PARABÉNS PELO TRABALHO PROFESSORA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.