19/12/2011
Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam aprender como trabalhar com produção de texto, a partir da geometria, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, introduza noções e ou conceitos de figuras geométricas por meio de brincadeiras. Sugerimos a brincadeira: “Adivinha o que estou pensando”.
Nessa brincadeira, os alunos precisam usar as características das figuras para descobrirem em qual você está pensando. Por isso, é importante brincarem muitas vezes.
Nas primeiras rodadas, você dará dicas aos alunos, usando os termos adequados, como vértice e lado, além de nomear corretamente as figuras.
Exemplo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, após a atividade converse com a turma sobre a atividade realizada, pergunte aos alunos se tiveram facilidades ou dificuldades, se gostaram e peça para justificarem suas respostas.
Professor, nesse momento, apresente à turma a “História do Tangram” e depois realize atividades com ele. Questione os alunos:
Ouça as hipóteses dos alunos. Em seguida informe que:
Ele é um quebra-cabeça que foi criado na China há muito tempo.
A lenda do Tangram
Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou a ele um espelho de forma quadrada e disse:
_ Com esse espelho, você registrará tudo o que vir durante a viagem para me mostrar na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
_ Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu de suas mãos e quebrou-se em sete peças.
Então, o mestre disse:
_ Agora, você poderá, com essas peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
K. S. Smole, M. I. Diniz e P. Cândido. Figuras e formas. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.104
A seguir, providencie uma folha de papel branca para cada aluno e solicite que faça um desenho retratando a “História do Tangram”. Logo após, socialize os desenhos e afixe-os no mural da sala de aula.
Depois que os alunos fizerem suas produções mostre à turma a figura de um Tangram:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, explique que o Tangram é formado por 7 peças:
Fonte: Acervo da autora
Providencie um Tangram para cada aluno. Você poderá fazer em uma folha de papel em branco o desenho das figuras e reprografar, ao entregar para os alunos eles deverão colori-lo.
Adiante, organize a turma em grupos de no máximo cinco alunos e proponha um momento de montagem de figuras e reserve um tempo para os alunos manusearem as peças. Você poderá conduzir essa atividade, se preferir. Peça para montarem animais, em seguida plantas, depois algum objeto, dentre outros formatos. A seguir, lance à turma alguns desafios, por exemplo: Como formar um quadrado com dois triângulos? Como formar um novo triângulo com dois triângulos iguais?
Após esse momento, cada grupo deverá produzir uma história utilizando as peças do Tangram. O texto deverá ter começo, meio e fim, de forma organizada, coerente e coesa. Por isso, auxilie e oriente todos os grupos. Explique que no desenrolar da história deverão aparecer as figuras no lugar de algumas palavras. Para melhor visualização providencie uma cartolina branca para cada grupo.
Veja o exemplo de um pequeno trecho:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, organize a turma em roda de conversa e prepare um momento de contação das histórias produzidas. Poderá ser feita da seguinte forma: o grupo começa a ler a história e na hora que chegar na figura do Tangram toda turma fala o nome da figura completando a história. Em seguida, o próximo grupo apresenta da mesma forma.
Professor, o jogo também é um recurso importante para ajudar os alunos a compreenderem a atividade de forma lúdica. Nesse sentido, sugerimos o seguinte jogo:
Bingo de formas e cores
Professor, prepare uma cartela com formas geométricas para cada aluno e providencie para você dois dados, um com formas geométricas, outro com cores.
Fonte: Acervo da autora
A atividade a seguir, poderá ser realizada no caderno de matemática.
REFLETINDO SOBRE O JOGO
Observe duas cartelas de alunos que participaram do jogo. Veja como pintaram suas cartelas:
Fonte: Acervo da autora
Questione:
1 – No primeiro lançamento dos dados, a professora sorteou um triângulo azul.
2 – No segundo sorteio, deu retângulo amarelo.
3 – Na terceira vez, a professora sorteou um quadrado vermelho.
Professor, a partir de um jogo podemos criar diversas situações. Como nosso objetivo é fazer com que os alunos produzam textos, solicite à turma que elabore uma produção sobre o jogo que trabalharam.Por isso, auxilie e oriente todos os alunos.
Professor, reserve um horário no Laboratório de Informática e leve os alunos para realizarem alguns jogos sobre o Tangram, se preferir utilize o laptop.
No sítio http://nautilus.fis.uc.pt/cec/trigno/software_educativo/ que fica no Portal do Professor na área de recursos educacionais, você encontrará um jogo no qual os alunos poderão deduzir fórmulas de áreas por decomposição e composição do Tangram, ou seja, a partir de várias imagens eles tentarão descobrir quais peças irão utilizar.
Nos sítios abaixo, você também encontrará jogos desafiantes para a turma:
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
http://brincando.no.sapo.pt/jogos/tangram/tangram.swf
Logo após, converse com a turma sobre o que os alunos acharam dos jogos e dos desafios, peça para justificarem a resposta.
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1929-16168-,00.html
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação: às formas geométricas, à origem e composição do Tangram, à produção de texto realizada, bem como à interação com o laptop.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2014
Cinco estrelasgostei dessa aula e copieie para a minha escola.Estão de parabéns
27/06/2013
Cinco estrelasParabéns! um ótimo trabalho, trabalhei uns dois anos com o jogo do TANGRA no Laboratório de informática com os alunos do 1º ao 5º ano eles amavam o jogo e a evolução de criatividade foi de exelente aproveitamento.
22/11/2012
Cinco estrelasExcelente, interdisciplinar, dinâmica e envolvetodos os alunos.
15/11/2012
Cinco estrelasAdorei essa aula, ela abrange varias áreas, por isso amei. é criativa e ajuda as crianças a criarem também, assim desenvolverão a criatividade, espirito de equipe, enfim, muito boa mesmo. parabéns. autora!!!
07/04/2012
Cinco estrelasAchei excelente! Vou colocar em prática. Parabéns!
22/03/2012
Quatro estrelasUma aula bastante dinâmica, a qual possibilita uma maior atenção do grupo, o aluno aprende brincando! Parabéns!!!!
02/01/2012
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DA AULA, TENHO CERTEZA QUE VAI ME AJUDAR BASTASTE NA ESCOLA ONDE TRABALHO. PARABÉNS PELO TRABALHO PROFESSORA.