Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais são os elementos que fundamentam a geografia? (UCA)

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a ação do homem no processo de transformação da natureza;
  • Identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica.;
  • Elaborar o conceito de Geografia a partir do que foi trabalhado;
  • Identificar a importância das Artes na manifestação social.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário identificar o que os alunos pensam sobre Geografia e Artes Visuais. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

IDENTIFICANDO AS TRANSFORMAÇÕES DO NOSSO AMBIENTE

Grupo de Alunos

Professor, leve para sala vários exemplares de jornais e  revistas e destaque as notícias que versam sobre a transformação da natureza feita pelo homem. Tente selecionar materiais de vários períodos da mesma região geográfica, de preferência do seu município e região. Peça para que os alunos façam primeiramente leitura das imagens e  posteriormente das notícias.

Em seguida, na tentativa de desencadear a discussão sobre o tema, leve para sala de aula em um painel ou represente na lousa o esquema a seguir:       

CICLO RADIAL

Discuta-o com os alunos visando tirar a seguinte conclusão:   

- O homem trabalha e constrói na natureza criando uma história de vida. Tudo está dentro do “espaço” que ele ocupa.   

Peça aos alunos que  ilustrem o que foi discutido utilizando seus netbooks. Acessem a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).

COMPUTADOR UCA 

                                                                                                                                Fonte: acervo da autora

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CANTANDO E ENCANTANDO

 

Professor,  prepare a turma para uma atividade bem prazerosa. Trabalhe com o vídeo “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho, disponível no Portal

 

 ou nos sítios:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230  (acesso em 01/12/2011)

Ou  www.youtube.com/watch?v=9VD1A6Ce1_M    (acesso em 01/12/2011)

Os alunos deverão acessar a internet por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks.

 

 Neste vídeo os alunos terão a oportunidade de ver diferentes paisagens, pois o personagem sobrevoa o planeta ao som da música de Vinícius de Moraes cantada por Toquinho. Depois de verem o vídeo ou ouvir o CD com a música, distribua a letra para os alunos colarem no caderno.

Aquarela

 

                                                                                    Fonte da imagem: http://www.danielneto.com.br/weblog/2004/02/18/aquarela/ (acesso em 01/12/2011)

 

Aquarela

Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer

 Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

 É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno

Da mão e me dou uma luva

E se faço chover Com dois riscos

Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho Azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota

A voar no céu...

Vai voando

Contornando a imensa

Curva Norte e Sul

Vou com ela

Viajando Havaí Pequim ou Istambul

Pinto um barco a vela

Brando navegando

É tanto céu e mar

 Num verde azul...

Entre as nuvens

Vem surgindo um lindo

Avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está

Partindo, sereno e lindo

Se a gente quiser

Ele vai pousar...

Numa folha qualquer

Eu desenho um navio

De partida

Com alguns bons amigos  

Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra

Eu consigo passar num segundo

Giro um simples compasso

E num círculo eu faço o mundo...  

Um menino caminha

E caminhando chega no muro

E ali logo em frente

A esperar pela gente

O futuro está...

E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo, nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença Muda a nossa vida

E depois convida

A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos

Numa linda passarela

De uma aquarela

Que um dia enfim Descolorirá...

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo (Que descolorirá!) Giro um simples compasso

Num círculo eu faço

O mundo (Que descolorirá!)...

 

Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  acesso em 01/12/2011

 Professor, depois de ler e explorar a música solicite que os alunos ilustrem a letra da música, buscando representar os elementos das paisagens que observaram, seja ao final da música no caderno ou novamente utilizando o recurso Tux Paint ou KolourPaint (acesso já informado). Caso opte pelo segundo, imprima as atividades e monte um lindo painel.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Professor, aproveite esta atividade para ampliar o conceito e avaliar se seus alunos compreenderam o que é GEOGRAFIA. Veja a sugestão de uma Atividade Avaliativa elaborada pela professora da área de Geografia, da Escola de Educação Básica da UFU, Deile Abadia de Castro. Para realizar esta atividade organize os alunos em duplas:

O QUE É GEOGRAFIA?

A Geografia é uma ciência que estuda os fatos relacionados com o espaço ocupado ou não pelo ser humano e transformado pela ação do mesmo. Esse processo de transformação ocorre quando o homem produz bens, constrói cidades, pontes e estabelece meios de ligação entre várias regiões.            

 O espaço é o lugar onde o homem se fixa e se organiza, através de sua ação na natureza, transformando-a.             

A Geografia deve ser entendida como uma ciência viva, na qual as montanhas, os rios, as florestas, as cidades são compreendidos na sua importância, ou seja, na medida em que se relacionam com o homem que está construindo e reconstruindo o espaço.             

A proposta de estudo da Geografia é importante porque permite compreender melhor o mundo em que vivemos e a participação de cada um como ser social no processo de organização do espaço.            

 É preciso então compreender que através do trabalho do homem, ocorrem ou não grandes transformações na natureza.

 BIBLIOGRAFIA

 -VESENTINI, José Willian e VLACH, Vânia Rúbia Farias. Geografia Crítica. Vol.! São Paulo. Editora Ática, 1991, pag 10 e 11.

-ALVES, LUCI Imaculada de Oliveira. CARVALHO, Rosângela Miranda. LASMAR, Idarli Esteves. Espaço em Construção. Vol 1 Belo Horizonte. Editora Lê, 1989, pag 11 Atividades sobre o texto.

 

Atividades

– Leia com bastante atenção o texto.

Interpretação oral (coletiva).

  1. Leia com bastante atenção o texto.
  2. Grife no texto as palavras desconhecidas e procure no dicionário o seu significado.
  3. Releia novamente o texto.
  4. Discuta com o colega ao lado o texto lido.
  5. Sublinhe com lápis vermelho, o parágrafo que cita as transformações que o homem faz na natureza.
  6. Copie no caderno o parágrafo que fala da importância do espaço para o homem.
  7. Após nossas leituras, interpretações e discussões sobre o texto, escreva agora com suas palavras uma conclusão sobre o texto: “O que é Geografia”.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INTERDISCIPLINARIDADE – GEOGRAFIA E ARTES VISUAIS

Professor, nesta última atividade propomos um trabalho interdisciplinar entre os conhecimentos geográficos e de artes visuais. Para isto, entre em contato com o Projeto Museu Itinerante Rabobank pelo sítio http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_0884-museu-itinerante-rabobank-traz-exposicao-a-natureza-das-pessoas.php  (acesso em 01/12/2011). Este sítio descreve a exposição em Uberlândia – MG, mas ela vem acontecendo em todo o Brasil, a última aconteceu em São Paulo ( ver http://www.ppow.com.br/portal/2011/09/26/a-natureza-das-pessoas/ acesso em 01/12/2011).

Livro do Museu Itinerante

Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas”  - Rabobank

Acervo da Autora

 

O  livro acima acompanha a exposição. O que está em pauta é o tema da natureza e do meio ambiente em suas múltiplas relações com o ser humano. São 40 obras, entre pinturas, fotografias, desenhos e gravuras de artistas de várias nacionalidades e épocas. As obras são divididas em NATUREZA COMO PAISAGEM; NATUREZA HABITADA; NATUREZA TRANSFORMADA; NATUREZA EM PERIGO. Segue alguns exemplares:

NATUREZA COMO PAISAGEM

A Floresta Tarsila do Amaral

Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas”  - Rabobank

Acervo da Autora

 

NATUREZA HABITADA

Peixe Vermelho

Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas”  - Rabobank

Acervo da Autora

 

NATUREZA TRANSFORMADA

Natureza Transformada

Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas”  - Rabobank

Acervo da Autora

 

NATUREZA EM PERIGO

Natureza em Perigo

Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas”  - Rabobank

Acervo da Autora

 

Professor, a proposta é estimular a criação após todo trabalho de observação e escrita das atividades anteriores enriquecida com este material de apoio. Consulte o professor da área de Artes Visuais da sua escola, caso possa trabalhar em conjunto nesta atividade, explicando a historicidade das obras, o contexto e a importância das artes na vida humana. Nesta atividade em especial, o objetivo gira em torno da criação de outra obra nas categorias exibidas pelo material (NATUREZA COMO PAISAGEM; NATUREZA HABITADA; NATUREZA TRANSFORMADA; NATUREZA EM PERIGO) pelos alunos. Bom trabalho!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação não é uma atividade isolada, ela faz parte do processo, por isso, é fundamental que você observe, registre e analise os resultados no decorrer  da realização das diversas atividades. Fique atento e verifique se os alunos compreenderam que a ação do homem transforma a natureza.

Ao realizar as atividades verifique também se eles são capazes de identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica, para isso problematize e questione-os. Ao final deste trabalho, verifique se eles conseguem elaborar o conceito de geografia. Tente identificar também se os alunos percebem que as artes em geral e as visuais em específica têm a sutileza de manifestar nossa dor, nossa alegria, em suma nossos desejos e sentimentos em relação à vida. Para além do belo, do estético, podem ser instrumento de lutas sociais  em prol de uma vida melhor, por isso de uma natureza melhor preservada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.