16/12/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, é necessário identificar o que os alunos pensam sobre Geografia e Artes Visuais. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam e Mozilla Firefox.
Professor, leve para sala vários exemplares de jornais e revistas e destaque as notícias que versam sobre a transformação da natureza feita pelo homem. Tente selecionar materiais de vários períodos da mesma região geográfica, de preferência do seu município e região. Peça para que os alunos façam primeiramente leitura das imagens e posteriormente das notícias.
Em seguida, na tentativa de desencadear a discussão sobre o tema, leve para sala de aula em um painel ou represente na lousa o esquema a seguir:
Discuta-o com os alunos visando tirar a seguinte conclusão:
- O homem trabalha e constrói na natureza criando uma história de vida. Tudo está dentro do “espaço” que ele ocupa.
Peça aos alunos que ilustrem o que foi discutido utilizando seus netbooks. Acessem a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
Fonte: acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare a turma para uma atividade bem prazerosa. Trabalhe com o vídeo “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho, disponível no Portal
ou nos sítios:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230 (acesso em 01/12/2011)
Ou www.youtube.com/watch?v=9VD1A6Ce1_M (acesso em 01/12/2011)
Os alunos deverão acessar a internet por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks.
Neste vídeo os alunos terão a oportunidade de ver diferentes paisagens, pois o personagem sobrevoa o planeta ao som da música de Vinícius de Moraes cantada por Toquinho. Depois de verem o vídeo ou ouvir o CD com a música, distribua a letra para os alunos colarem no caderno.
Fonte da imagem: http://www.danielneto.com.br/weblog/2004/02/18/aquarela/ (acesso em 01/12/2011)
Aquarela Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo... Corro o lápis em torno Da mão e me dou uma luva E se faço chover Com dois riscos Tenho um guarda-chuva... Se um pinguinho de tinta Cai num pedacinho Azul do papel Num instante imagino Uma linda gaivota A voar no céu... Vai voando Contornando a imensa Curva Norte e Sul Vou com ela Viajando Havaí Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela Brando navegando É tanto céu e mar Num verde azul... Entre as nuvens Vem surgindo um lindo Avião rosa e grená Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar... Basta imaginar e ele está Partindo, sereno e lindo Se a gente quiser Ele vai pousar... Numa folha qualquer Eu desenho um navio De partida Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida... De uma América a outra Eu consigo passar num segundo |
Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo... Um menino caminha E caminhando chega no muro E ali logo em frente A esperar pela gente O futuro está... E o futuro é uma astronave Que tentamos pilotar Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licença Muda a nossa vida E depois convida A rir ou chorar... Nessa estrada não nos cabe Conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar Vamos todos Numa linda passarela De uma aquarela Que um dia enfim Descolorirá... Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!) E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo (Que descolorirá!) Giro um simples compasso Num círculo eu faço O mundo (Que descolorirá!)... |
Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/ acesso em 01/12/2011
Professor, depois de ler e explorar a música solicite que os alunos ilustrem a letra da música, buscando representar os elementos das paisagens que observaram, seja ao final da música no caderno ou novamente utilizando o recurso Tux Paint ou KolourPaint (acesso já informado). Caso opte pelo segundo, imprima as atividades e monte um lindo painel.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, aproveite esta atividade para ampliar o conceito e avaliar se seus alunos compreenderam o que é GEOGRAFIA. Veja a sugestão de uma Atividade Avaliativa elaborada pela professora da área de Geografia, da Escola de Educação Básica da UFU, Deile Abadia de Castro. Para realizar esta atividade organize os alunos em duplas:
O QUE É GEOGRAFIA?
A Geografia é uma ciência que estuda os fatos relacionados com o espaço ocupado ou não pelo ser humano e transformado pela ação do mesmo. Esse processo de transformação ocorre quando o homem produz bens, constrói cidades, pontes e estabelece meios de ligação entre várias regiões.
O espaço é o lugar onde o homem se fixa e se organiza, através de sua ação na natureza, transformando-a.
A Geografia deve ser entendida como uma ciência viva, na qual as montanhas, os rios, as florestas, as cidades são compreendidos na sua importância, ou seja, na medida em que se relacionam com o homem que está construindo e reconstruindo o espaço.
A proposta de estudo da Geografia é importante porque permite compreender melhor o mundo em que vivemos e a participação de cada um como ser social no processo de organização do espaço.
É preciso então compreender que através do trabalho do homem, ocorrem ou não grandes transformações na natureza.
BIBLIOGRAFIA
-VESENTINI, José Willian e VLACH, Vânia Rúbia Farias. Geografia Crítica. Vol.! São Paulo. Editora Ática, 1991, pag 10 e 11.
-ALVES, LUCI Imaculada de Oliveira. CARVALHO, Rosângela Miranda. LASMAR, Idarli Esteves. Espaço em Construção. Vol 1 Belo Horizonte. Editora Lê, 1989, pag 11 Atividades sobre o texto.
– Leia com bastante atenção o texto.
Interpretação oral (coletiva).
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesta última atividade propomos um trabalho interdisciplinar entre os conhecimentos geográficos e de artes visuais. Para isto, entre em contato com o Projeto Museu Itinerante Rabobank pelo sítio http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_0884-museu-itinerante-rabobank-traz-exposicao-a-natureza-das-pessoas.php (acesso em 01/12/2011). Este sítio descreve a exposição em Uberlândia – MG, mas ela vem acontecendo em todo o Brasil, a última aconteceu em São Paulo ( ver http://www.ppow.com.br/portal/2011/09/26/a-natureza-das-pessoas/ acesso em 01/12/2011).
Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas” - Rabobank
Acervo da Autora
O livro acima acompanha a exposição. O que está em pauta é o tema da natureza e do meio ambiente em suas múltiplas relações com o ser humano. São 40 obras, entre pinturas, fotografias, desenhos e gravuras de artistas de várias nacionalidades e épocas. As obras são divididas em NATUREZA COMO PAISAGEM; NATUREZA HABITADA; NATUREZA TRANSFORMADA; NATUREZA EM PERIGO. Segue alguns exemplares:
NATUREZA COMO PAISAGEM
Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas” - Rabobank
Acervo da Autora
NATUREZA HABITADA
Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas” - Rabobank
Acervo da Autora
NATUREZA TRANSFORMADA
Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas” - Rabobank
Acervo da Autora
NATUREZA EM PERIGO
Fonte: Livro de Estudos Museu Itinerante “A Natureza das Pessoas” - Rabobank
Acervo da Autora
Professor, a proposta é estimular a criação após todo trabalho de observação e escrita das atividades anteriores enriquecida com este material de apoio. Consulte o professor da área de Artes Visuais da sua escola, caso possa trabalhar em conjunto nesta atividade, explicando a historicidade das obras, o contexto e a importância das artes na vida humana. Nesta atividade em especial, o objetivo gira em torno da criação de outra obra nas categorias exibidas pelo material (NATUREZA COMO PAISAGEM; NATUREZA HABITADA; NATUREZA TRANSFORMADA; NATUREZA EM PERIGO) pelos alunos. Bom trabalho!
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Professor, a avaliação não é uma atividade isolada, ela faz parte do processo, por isso, é fundamental que você observe, registre e analise os resultados no decorrer da realização das diversas atividades. Fique atento e verifique se os alunos compreenderam que a ação do homem transforma a natureza.
Ao realizar as atividades verifique também se eles são capazes de identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica, para isso problematize e questione-os. Ao final deste trabalho, verifique se eles conseguem elaborar o conceito de geografia. Tente identificar também se os alunos percebem que as artes em geral e as visuais em específica têm a sutileza de manifestar nossa dor, nossa alegria, em suma nossos desejos e sentimentos em relação à vida. Para além do belo, do estético, podem ser instrumento de lutas sociais em prol de uma vida melhor, por isso de uma natureza melhor preservada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!