11/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Tipos de biocombustíveis.
Funções orgânicas álcool, ácido carboxílico e éster (recomendável)
O professor discorre sobre a produção de combustíveis fósseis (principalmente carvão e derivados do petróleo), seus problemas ambientais e a busca de alternativas a combustíveis não renováveis, como os biocombutíveis.
Como sugestão de motivação use uma imagem sobre o tema ou explore vídeos disponíveis que despertem diferentes ideias (abaixo uma sugestão de vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=7rCT0evKXuM
Dando sequência ao vídeo coloque as seguintes informações:
"Os biocombustíveis têm recebido atenção especial dos meios de comunicação, industriais e políticos.
A ideia está centrada em usar etanol a partir de vegetais cultivados como uma alternativa a derivados do petróleo.
Outro produto seria o biodiesel (com a glicerina de subproduto de interesse comercial) obtido a partir de ambos os óleos vegetais usados e/ou novos.
Os biocombustíveis trazem consigo uma imagem de sustentabilidade, ambientalmente amigável e com a promessa de que nos permitiriam continuar o uso de automóveis sem prejudicar o planeta. Por outro lado, plantar vegetais para queimar em vez de alimentar, poderia levar o mundo a uma fome maior do que a já existente.
O que há de verdade nessas ideias? Até que ponto elas são exageradas?
Quais as principais matérias-primas usadas?"
Proponha aos alunos que pesquisem sobre biocombustíveis e em que medida eles poderão nos ajudar a resolver as constantes crises energéticas e de poluição.
Para orientá-los, proponha que pesquisem em grupo as seguintes questões:
1) O que são biocombustíveis? Dê exemplos.
2) Como são obtidos?
3) Quais os principais biocombustíveis produzidos no Brasil? Que matérias-primas são utilizadas?
4) Quais os principais biocombustíveis produzidos no mundo? As matérias-primas são diferentes das utilizadas no Brasil?
5) A produção de biocombustíveis é uma solução ou problema? Discuta com seu grupo, de acordo com o pesquisado, e elabore uma defesa para a conclusão que seu grupo chegou.
6) Por que a gasolina e o diesel são conhecidos como hidrocarbonetos? Os biocombustíveis também são hidrocarbonetos?
Crie um blog sobre o tema, postando as pesquisas feitas seus comentários (conclusões).
Considerando a construção do blog, outros professores e turmas (mesmo de outras escolas) poderiam aderir ao projeto formando uma rede maior para debater o tema.
Uma possibilidade é combinar com o professor de Geografia para trabalharem juntos o tema (esse professor poderá também trazer contribuições com a sugestão de aula "Etanol, o combustível verde - O Brasil está preparado para abastecer o mundo?" em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1655)
A questão 6 é apropriada para o caso de estar a trabalhar Química Orgânica. É possível destacar as funções químicas presentes nos materiais envolvidos, tais como, ésteres e ácidos carboxílicos (óleos vegetais) e álcoois (etanol e glicerina), ajudando a relacioná-las a diferentes materiais de uso comum aos nossos cotidianos.
O tema está presente em jornais, revistas, etc. Em "Recursos complementares", há algumas dicas de endereços onde começar a pesquisa.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1655
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel
http://www.green-planet-solar-energy.com/what-is-biofuel.html
Sugere-se avaliar a capacidade de síntese e a correção nas respostas dadas.
A questão 5 é polêmica entre diversos especialistas. Avalie considerando a coerência dos argumentos apresentados.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2011
Cinco estrelastava muiiiito bom!aprendi muito
24/03/2010
Cinco estrelasBoa tarde Professor, Ainda não está disponível. Temos este ano de trabalho com a entrega do projeto na IES (orientador) e a produção do material didático-pedagógico com a implementação na escola e também o artigo. Quando for públicado eu aviso, com certeza. * Saudades:de Sananduva e Passo Fundo! abs
24/03/2010
Cinco estrelasObrigado pelo comentário, professora. Fiquei interessado em seu projeto. Está disponível na web?
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professor, Sou Professora PDE/2009, SEED-PR e estou desenvolvendo o meu projeto com tema “Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores” (produção de biodiesel). Considero a sua aula muito importante, pois atualmente existe uma grande demanda pelos biocombustíveis como alternativa ao óleo diesel de origem fóssil. Parabéns e muito sucesso com este trabalho. abraços