14/12/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, resgate com seus alunos o que eles conhecem de texto instrucional e qual a sua função. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam e Mozilla Firefox.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor, explique para os alunos que esta atividade além de viabilizar um momento de experimentação e investigação científica, lhes proporcionará condição de elaborar um texto instrucional.
-Na roda de conversa apresente diferentes gêneros textuais (poesia, propaganda, carta.) e peça para observarem.
Fonte: acervo da autora
Alunos do 1º ano “D” da Escola de Educação Básica da UFU – 2011- Momento da rodinha
-Inicie a aula explorando as características desses gêneros.
-Professor, antes de fazer a experiência, apresente o texto instrucional que orienta como fazer a atividade do copo mergulhado na água. -Você pode denominá-la “Mudando o ar de lugar”
-Peça que digitem por meio da ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) o texto instrucional a seguir:
MUDANDO O AR DE LUGAR Material necessário:
Desenvolvimento:
|
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Após o registro, organize a turma para o desenvolvimento da experiência. Esta é uma atividade dinâmica, por isso se prepare, pois haverá movimento e os alunos ficam agitados. Oriente-os antes de iniciar a atividade. Eles deverão ter o texto instrucional em mãos e o material necessário que consta no texto. Assim, basta seguir as orientações contidas nele.
Oriente um aluno de cada grupo a filmar a experiência utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam para posteriormente, você professor, montar um pequeno vídeo das experiências de todos os grupos e socializá-lo na sala.
Ao final desta atividade, questione-os sobre o texto instrucional:
-Como o texto é escrito?
-Que tipo de informações ele oferece?
-Você compreendeu bem as orientações? Por quê?
3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor, a experiência realizada na 2ª atividade propõe comprovar a materialidade do ar, dessa forma além dos conhecimentos relacionados aos gêneros textuais teremos que trabalhar também a vertente conceitual da atividade. Para isto, inicie com uma pesquisa na internet. Oriente os alunos a acessarem através dos netbooks a ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf (acesso em 04/12/2011) das páginas 18 a 23. O texto traz a problemática: O ar é matéria? Para responder a questão os alunos são desafiados com experiências parecidas com a proposta nesta aula. Como veremos a aula é voltada para 4ºs e 5º anos, mas você poderá adaptá-la para o Ciclo de Alfabetização Inicial (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental).
-Peça para que os alunos leiam, caso sejam alfabetizados (se não, leia para eles) e identifique os resultados semelhantes da experiência vivida por eles com as desenvolvidas no texto. O registro escrito poderá ser elaborado na tarefa de casa, já que os alunos levam seus netbooks para casa.
|
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOME:_______________________ DATA:____/____/_____ REGISTRE AS SEMELHANÇAS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA SALA DE AULA COM A DO TEXTO DAS PÁGINAS 18 À 23 DO SÍTIO http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf QUANTO AO CONCEITO DA MATERIALIDADE DO AR. BOM TRABALHO!
______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ |
Fonte: acervo da autora - Pesquisa na internet
Alunos do 1º ano “D” da Escola de Educação Básica da UFU – 2011
4ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
-Professor, faça uma avaliação oral e escrita, proponha que os alunos verbalizem apresentando suas conclusões, para isso você terá um importante papel, de mediador.
Após as discussões proponha que façam um registro por escrito.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Aluno (a): ________________________________ O que aprendi... Ao fazer a experiência o texto instrucional: __________________________________________________________ ___________________________________________________________
|
Para finalizar a atividade, mostre o vídeo elaborado por você das experiências executadas por eles na 2ª atividade. Eles vão amar!
http://www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/ar.pdf
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejxEAH/roteiro-pratica-denise-oliveira-ar-composto-por-materia você encontra outra experiência comprovando que o ar é matéria.
-Professor, ao avaliar seu aluno verifique se ele consegue identificar as características do gênero textual que trabalhamos “texto instrucional” e se consegue se orientar por meio dele para realizar uma experiência, com isto você estará avaliando se seu aluno lê com compreensão. Identifique também se o conceito sobre materialidade do ar foi bem entendido, ampliando a noção de matéria para os estados: sólido, líquido e gasoso, importante conteúdo curricular.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!