Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar com texto instrucional em Ciências? (UCA)

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características do gênero textual trabalhado;
  • Realizar atividade experimental a partir das orientações do texto;
  • Comprovar as hipóteses levantadas e registrá-las.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, resgate com seus alunos o que eles conhecem de texto instrucional e qual a sua função. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.    

Grupo de Alunos

 

MUDANDO O AR DE LUGAR

Professor, explique para os alunos que esta atividade além de viabilizar um momento de experimentação e investigação científica, lhes proporcionará condição de elaborar um texto instrucional.

-Na roda de conversa apresente diferentes gêneros textuais (poesia, propaganda, carta.) e peça para observarem.

Roda de Conversa

Fonte: acervo da autora

Alunos do 1º ano “D” da Escola de Educação Básica da UFU – 2011- Momento da  rodinha

 

-Inicie a aula explorando as características desses gêneros.

-Professor, antes de fazer a experiência, apresente o texto instrucional que orienta como fazer a atividade do copo mergulhado na água. -Você pode denominá-la “Mudando o ar de lugar”

 

-Peça que digitem  por meio da ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) o texto instrucional a seguir:

  

 

MUDANDO O AR DE LUGAR

Material necessário:

  • Dois copos de plástico transparente;
  • Uma vasilha grande, de plástico transparente cheia de água.

Desenvolvimento:

  • Encha a vasilha com água, quase até a borda;
  • Mergulhe um dos copos inclinando-o para que entre água;
  • Mergulhe o segundo copo na horizontal, para que não entre água;
  • Com as mão submersas segurando os copos, aproxime-os e coloque o copo com ar, abaixo do que entrou água;
  • Incline o copo que está com ar, lentamente e deixe o ar  sair em forma de bolhas e ir se acomodando dentro do copo que estava com água;
  • Após ter passado todo o ar de um copo para o outro, repita a atividade devolvendo o ar para o copo de origem;
  • Para isto é só colocar o copo com água acima do que está com ar e ir inclinando lentamente, para que o ar saia em forma de bolhas e passe para o outro copo.

 

  

 2ª Atividade - aproximadamente  60 minutos.   

 

EXPERIÊNCIA: TEXTO INSTRUCIONAL EM AÇÃO 

Após o registro, organize a turma para o desenvolvimento da experiência. Esta é uma atividade dinâmica, por isso se prepare, pois haverá movimento e os alunos ficam agitados. Oriente-os antes de iniciar a atividade. Eles deverão ter o texto instrucional em mãos e o material necessário que consta no texto. Assim, basta seguir as orientações contidas nele.

  •  Divida a turma em grupos para que todos possam participar;
  •  Oriente os grupos que deverão ler o texto que registraram e desenvolver a atividade;
  •  Passe pelos grupos e dê as dicas que necessitarem.  

 

Vídeo

Oriente um aluno de cada grupo a filmar a experiência utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam para posteriormente, você professor, montar um pequeno vídeo das experiências de todos os grupos e socializá-lo na sala.

Ao final desta atividade, questione-os sobre o texto instrucional:

-Como o texto é escrito?

-Que tipo de informações ele oferece?

-Você compreendeu bem as orientações? Por quê?

 

 3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.    

 

TRABALHANDO COM CONCEITOS

 

Professor, a experiência realizada na 2ª atividade  propõe comprovar a materialidade do ar, dessa forma além dos conhecimentos relacionados aos gêneros textuais teremos que trabalhar também a vertente conceitual da atividade. Para isto, inicie com uma pesquisa na internet. Oriente os alunos a acessarem através dos netbooks a ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf (acesso em 04/12/2011) das páginas 18 a 23. O texto traz a problemática: O ar é matéria? Para responder a questão os alunos são desafiados com experiências parecidas com a proposta nesta aula. Como veremos a aula é voltada para 4ºs e 5º anos, mas você poderá adaptá-la para o Ciclo de Alfabetização Inicial (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental).

-Peça para que os alunos leiam, caso sejam alfabetizados (se não, leia para eles) e identifique os resultados semelhantes da experiência vivida por eles com as desenvolvidas no texto. O  registro escrito poderá ser elaborado na tarefa de casa, já que os alunos levam seus netbooks para casa.

 

Tarefa de Casa

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME:_______________________

DATA:____/____/_____

REGISTRE AS SEMELHANÇAS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA SALA DE AULA COM A DO TEXTO DAS PÁGINAS 18 À 23 DO SÍTIO

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf

QUANTO AO CONCEITO DA MATERIALIDADE DO AR. BOM TRABALHO!

 

______________________________________________

 ______________________________________________

 ______________________________________________

 

PesquisaPesquisa na Internet

Fonte: acervo da autora - Pesquisa na internet

Alunos do 1º ano “D”  da Escola de Educação Básica da UFU – 2011 

 

 4ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.    

 

AVALIAÇÃO ORAL E ESCRITA

-Professor, faça uma avaliação oral e escrita, proponha que os alunos verbalizem apresentando suas conclusões, para isso você terá um importante papel, de mediador.

  • O que aprendemos (conteúdo, pesquisa na internet, tarefa de casa e trabalho em grupo);
  • Dificuldades encontradas no desenvolvimento da experiência;
  • Adequação do texto para orientar a experiência;
  • O que mudaríamos na estrutura do texto para melhorar a compreensão.

Após as discussões proponha que façam um registro por escrito.  

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno (a): ________________________________

O que aprendi...

Ao fazer a experiência o texto instrucional:

__________________________________________________________

___________________________________________________________

 

Para finalizar a atividade, mostre o vídeo elaborado por você das experiências executadas por eles na 2ª atividade. Eles vão amar!

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor, ao avaliar seu aluno verifique se ele consegue identificar as características do gênero textual que trabalhamos “texto instrucional” e se consegue se orientar por meio dele para realizar uma experiência, com isto você estará avaliando se seu aluno lê com compreensão. Identifique também se o conceito sobre materialidade do ar foi bem entendido, ampliando a noção de matéria para os estados: sólido, líquido e gasoso, importante conteúdo curricular.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.